Dia do Cardiologista: Iniciativa do PROADI-SUS acompanha pacientes com Insuficiência Cardíaca remotamente

Dia do Cardiologista: Iniciativa do PROADI-SUS acompanha pacientes com Insuficiência Cardíaca remotamente Dia do Cardiologista: Iniciativa do PROADI-SUS acompanha pacientes com Insuficiência Cardíaca remotamente

O dia 14 de agosto é marcado pelo Dia do Cardiologista a fim de valorizar este profissional e relembrar a importância da saúde do coração. Só no Brasil, estima-se que exista, aproximadamente, entre três e quatro milhões de brasileiros com Insuficiência Cardíaca (IC), além de cerca de 250 mil novos casos por ano. Nesse contexto, o PROADI-SUS lança vídeo nas redes sociais alertando a prevenção dessa doença crônica, em que o coração não bombeia o sangue na quantidade que deveria ou somente o faz quando a pressão do sangue dentro do coração atinge valores muito elevados. 

No vídeo, os gestores do projeto Coração Bem Cuidado, Dr. Félix Alvarez Ramires e o Dr. Luis Eduardo Rohde alertam sobre a importância do autocuidado e acompanhamento remoto para pacientes internados por IC em alta hospitalar recente via envio de mensagens por SMS. O projeto é coordenado pelas equipes do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e do HCor, em São Paulo.

Mas como o projeto funciona na prática?

Até o momento, 400 pacientes internados recentemente por insuficiência cardíaca, que estariam em um período extremamente vulnerável e crítico e que estão inscritos no projeto, são randomizados para receber mensagens de SMS ao longo de 6 meses

As perguntas são enviadas por uma central que dispara perguntas simples, mas imprescindíveis para o monitoramento dos pacientes. Caso o sistema identifique alguma resposta que necessite de atenção, o centro médico é avisado e um especialista entra em contato com o paciente fazendo as orientações e modificações necessárias em seu tratamento. 

Para ter acesso ao vídeo, acesse: https://youtu.be/iBPOfnEN_qs



Assine a Newsletter