Hospitais PROADI-SUS usam a telemedicina e apoiam UTIs no combate à Covid-19

Hospitais PROADI-SUS usam a telemedicina e apoiam UTIs no combate à Covid-19 Hospitais PROADI-SUS usam a telemedicina e apoiam UTIs no combate à Covid-19
Ações aproximam pacientes e equipe médica por meio de visitas virtuais e contato telefônico 24h

No enfrentamento da pandemia da COVID-19, a indústria de saúde teve que se reinventar e explorar todo o potencial proporcionado pela tecnologia em prol da saúde da população.
 
Conheça a seguir algumas iniciativas que estão transformando o dia a dia do profissional de saúde que está na linha de frente do combate à pandemia no SUS:
 
O Tele UTI COVID-19
Oferecendo suporte para quase 2.000 leitos de pacientes, o Tele UTI COVID-19 é um dos projetos que tem aproximado profissionais da saúde e pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva do Sistema Único de Saúde, como parte da força-tarefa dos Hospitais PROADI-SUS.
 
Por meio das visitas virtuais e uma linha telefônica 24 horas, os médicos do SUS têm acessos a protocolos, linhas de cuidado, critérios de admissão e alta, entre outras orientações com base em evidências e nas melhores práticas dos Hospitais PROADI-SUS.
 
No cenário atual de pandemia, a visita médica é feita de maneira diária aos pacientes internados nas UTIs, com ênfase nos casos de insuficiência Respiratória Aguda Grave e suspeita de infecção pela COVID-19. São cerca de 80 casos diários que são discutidos via telemedicina.
 
Tele UTIP
O projeto TeleUTIP, liderado pelo Hospital Moinhos de Vento e focado no suporte à UTIs pediátricas, ampliou sua atuação para UTIs adultas por conta da pandemia. Hoje, nas duas modalidades são atendidos 98 leitos, resultando em um aumento de mais de 270% no número de casos discutidos.
 
Entre os hospitais participantes, estão o Hospital Regional Norte, de Sobral (CE), que já participava do projeto com a UTI pediátrica e passou a receber apoio na UTI adulta, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (Santarém/PA), e o Hospital de Clínicas de Passo Fundo (Passo Fundo/RS).

Como participar?
Os hospitais públicos e filantrópicos que são referência para tratamento da COVID-19 podem participar do projeto e explorar o potencial da telemedicina em suas estratégias de combate à COVID-19.  Para isso, é necessário que o contato seja realizado com o Ministério da Saúde pelo número (61) 3315 3389, para instruções e outras informações sobre como participar.


Assine a Newsletter