Mais de 45 cursos EaD do PROADI-SUS estão com inscrições abertas para profissionais do SUS até o final de dezembro de 2020

Mais de 45 cursos EaD do PROADI-SUS estão com inscrições abertas para profissionais do SUS até o final de dezembro de 2020 Mais de 45 cursos EaD do PROADI-SUS estão com inscrições abertas para profissionais do SUS até o final de dezembro de 2020

A qualificação de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma das frentes de atuação do PROADI-SUS, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. Seja com cursos específicos, como residências, cursos práticos de manejo de pacientes ou EaDs, são inúmeros os benefícios que essas iniciativas trazem para fortalecer a saúde brasileira.   

 

Atualmente, vários projetos do Hospital Moinhos de Vento, realizados por meio do PROADI-SUS e em parceria com o Ministério da Saúde, estão com dezenas de cursos com inscrições abertas até o final de dezembro, com opções voltadas para profissionais da área da saúde ou interessados nos temas. Os cursos são disponibilizados gratuitamente, de forma remota e podem ser acessados a qualquer momento. 

 

Confira algumas das opções: 

 

O projeto Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica desenvolve cursos de extensão que englobam desde o planejamento da pesquisa até a divulgação dos resultados, além dos procedimentos necessários para conduzir um centro de pesquisa. 

 

São oferecidos 14 cursos gratuitos, de curta duração, por meio de educação a distância, visando habilitar profissionais que já trabalham ou pretendem iniciar sua carreira na área de pesquisa clínica. 

 

O projeto Qualificação dos Comitês de Ética em Pesquisa que compõem o Sistema CEP/Conep foi elaborado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde, e desenvolvido em parceria com o Hospital Moinhos de Vento pelo PROADI-SUS. 

 

O projeto é uma ação de formação que visa educar e promover o reconhecimento do sistema de acompanhamento das pesquisas, composto por CEPs e Conep. O intuito é melhorar o trabalho administrativo e a celeridade da análise ética dos CEPs para, no final, fortalecer a proteção dos participantes da pesquisa. 

 

O projeto disponibiliza um curso autoinstrucional e gratuito na modalidade EAD , composto por 13 módulos. O público-alvo contempla coordenadores, membros, funcionários administrativos dos CEPs e demais usuários do Sistema CEP/Conep. 

 

O projeto DONORS – Estratégias para otimizar a assistência aos potenciais doadores tem o objetivo de contribuir com estratégias para melhorar o manejo clínico de potenciais doadores e reduzir a recusa familiar para doação de órgãos no Brasil. Por meio do DONORS, um estudo em Unidades de Terapia Intensiva de 63 hospitais brasileiros, o projeto avalia se o uso de um checklist à beira leito reduz perdas de potenciais doadores por parada cardíaca.  

 

Adicionalmente, os profissionais são capacitados por meio de cursos presenciais e a distância sobre acolhimento e esclarecimento da família em cada etapa do processo de diagnóstico da morte encefálica e de doação de órgãos. O curso online “Entrevista familiar para doação de órgãos”  tem duração de 2 horas, é autoinstrutivo e emite certificado para o aluno que atingir 70% de aproveitamento na avaliação final. O público-alvo contempla profissionais de saúde que atuam em Serviços de Terapia Intensiva, em Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), Organização de Procura de Órgãos (OPO) e interessados no tema de entrevista familiar relacionada a doação de órgãos, como acadêmicos da área da saúde.  

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) tem em seu escopo a orientação de como deve ser o funcionamento dos serviços de saúde e de interesse para a saúde. Sendo assim, é constante a preocupação deste órgão regulador que seus mais de 45 mil profissionais tenham total domínio da aplicabilidade padronizada das normas, portarias e resoluções que norteiam as inspeções sanitárias nos diversos estabelecimentos de saúde do país. Para atualizar e qualificar esses profissionais, a ANVISA, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, através do Projeto EAD Anvisa/PROADI-SUS, oferta cursos, vídeos e podcasts, de forma gratuita. 

 

O público-alvo é de profissionais assistenciais e não-assistenciais que atuam no controle de infecções ou controle do uso de antimicrobianos ou profissionais que atuem no processo de inspeção de serviços de saúde, públicos e privados.  

 

O projeto Paciente Seguro tem por objetivo implantar e qualificar o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em instituições de saúde do Brasil. Como parte da estratégia, os cursos EAD foram desenvolvidos abordando as metas de segurança do paciente, o Plano de Segurança do Paciente e Gestão de Riscos. 

 

Também são apresentados cursos relacionados à ciência da melhoria, liderança, entre outras áreas afins. Os cursos apresentam formato atrativo e apoiam ações de educação nas instituições, contribuindo para o suporte contínuo e fortalecendo a estruturação de projetos de segurança do paciente conforme a realidade brasileira. O público-alvo contempla profissionais clínicos e não-clínicos que atuam na área de saúde, graduados em nível superior que desenvolvem ações de melhoria contínua na promoção da segurança do paciente.  

 

Para mais informações, acesse https://edx.hospitalmoinhos.org.br/  

 



Assine a Newsletter