O PROADI-SUS atua de Norte a Sul do País! Conheça mais dos projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em todo o território nacional

O PROADI-SUS atua de Norte a Sul do País! Conheça mais dos projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em todo o território nacional O PROADI-SUS atua de Norte a Sul do País! Conheça mais dos projetos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz em todo o território nacional

O Hospital Alemão Oswaldo Cruz, por meio do PROADI-SUS, executa diversos projetos organizados por macrotemas de saúde – Organização das Redes de Atenção à Saúde nas macrorregiões, Telessaúde, Gestão Operacional/ Clínica, Pesquisa, Ensino em Saúde, Vigilância em Saúde e Judicialização – e vem, ao longo de cada triênio, expandindo e capilarizando cada vez mais suas ações pelo Brasil, alcançando todos os estados e contribuindo com o fortalecimento e qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os projetos são planejados e aprovados por um comitê composto pelo Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS – os conselhos de saúde que representam os estados e municípios, assegurando a sua relevância e priorizando as necessidades de cada região. 

Como exemplo, podemos citar o projeto Fortalecimento da Gestão Estadual, que ofereceu ferramentas para apoiar o planejamento estratégico das Secretarias Estaduais de Saúde no triênio 2018-2020. Com a mesma abrangência, foi executado o projeto Rede Colaborativa, que atuou em apoio ao COSEMS – o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde -, fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde por meio do aperfeiçoamento do protagonismo municipal nos processos de governança, atuando em todos os municípios do país. 

Além destes, foram executados projetos de capacitação em diversos temas voltados ao SUS, tais como a formação de preceptores de residência médica, desenvolvimento de avaliação de tecnologias em saúde, pesquisa clínica, dentre outros que abrangeram profissionais de saúde de todas as regiões do país. 

Alguns dos projetos foram realizados em parceria com a Anvisa, visando à institucionalização de práticas avaliativas nas Visas, bem como à implantação de Sistema de Gestão da Qualidade nas Visas participantes dos projetos.

Atuação na pandemia da covid-19

A pandemia levou os hospitais membros do Programa - a apoiar os estados e municípios nesse momento desafiador. Foram estruturadas ações de telemedicina, suporte clínico e manejo de estratégias de prevenção e contenção do avanço da doença no Brasil, envolvendo mais de 30 projetos que já estavam em execução pelo PROADI-SUS, além de ações estruturadas para o combate do novo coronavírus, como o Tele-UTI e TeleHAOC, com impacto potencial em mais de 2.900 instituições de saúde em todos os estados brasileiros.

Um exemplo de iniciativa neste contexto também é o Regula Mais Brasil, que de forma colaborativa com os demais hospitais do PROADI-SUS,  oferta  teleconsultas com especialistas diretamente com pacientes do SUS em regiões como Recife, Porto Alegre, Amazonas e Distrito Federal, dando apoio para que  pacientes crônicos recebam assistência enquanto os hospitais ainda estão sobrecarregados com suspeitos e diagnosticados com a covid-19.  

A iniciativa atua com a regulação da fila de espera de consultas para que casos urgentes possam ser devidamente priorizados, em um sistema funcional, nas regiões já mencionadas, além de Belo Horizonte. No triênio 2018-2020 foram realizados 2.032 teleconsultorias, 5.278 teleconsultas e mais de 529 mil casos de encaminhamentos regulados. 



Assine a Newsletter