PROADI-SUS promove cursos de capacitação para fiscais sanitários em parceria com a Anvisa

PROADI-SUS promove cursos de capacitação para fiscais sanitários em parceria com a Anvisa PROADI-SUS promove cursos de capacitação para fiscais sanitários em parceria com a Anvisa

O projeto Capacitação para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária em Boas Práticas de Inspeção em Serviços de Saúde iniciou nesta semana a primeira turma do novo triênio. Conduzida pelo Hcor por meio do PROADI-SUS, a iniciativa conta com a parceria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com o objetivo de capacitar 200 fiscais da Vigilância Sanitária de todo o Brasil até o final de 2023.

A nova turma conta com 40 profissionais da região centro-oeste participantes do módulo Inspeção dos serviços de saúde, com atuação focada na qualidade, gestão de risco e segurança do paciente. A primeira etapa, à distância, ocorre até o dia 27 de agosto, enquanto a segunda contará com visitas presenciais ao Instituto de Ensino do Hcor nos dias 13 e 14, 22 e 23 de setembro, em turmas de 20 pessoas cada. 

As aulas são ministradas por profissionais da Anvisa, especialistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do estado da Bahia, além de profissionais do Hcor. A iniciativa prevê, que os profissionais capacitados se tornem multiplicadores do conhecimento das aulas e treinamentos entre seus pares, visando o aprendizado mútuo e contínuo.  

Nas ações voltadas à segurança dos pacientes, propomos neste projeto que os fiscais da vigilância sanitária atuem como educadores. Na avaliação dos serviços de saúde,  os fiscais da vigilância sanitária serão as referências para nortear os passos que cada instituição deve seguir  para  uma assistência ao paciente de qualidade e segura”, afirma Dechen.

A parceria entre o projeto e a Anvisa acontece desde 2014 e é responsável por incentivar as boas práticas na inspeção dos serviços de saúde por meio do processo educativo com enfoque na assistência segura ao paciente, nos protocolos de segurança, na avaliação dos riscos e monitoramento de indicadores relacionados. As Vigilâncias Sanitárias Estaduais de todo o país participam em cada triênio e direcionam para as Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais (VISAS). Guilherme Antônio Marques Buss, gerente-geral de Tecnologia em Serviços para a Saúde da Anvisa, ressalta o papel da instituição no processo de aprimoramento dos agentes sanitários dos estados.

A participação da Anvisa é fundamental para o aprimoramento e padronização dos instrumentos de inspeção dos serviços de saúde em todo o Brasil. O projeto atua diretamente no incentivo das boas práticas de fiscalização das VISAS nos municípios e estados, o que impacta diretamente no comportamento e atuação dos profissionais dos hospitais, resultando, assim, em um melhor atendimento à população das cidades e municípios dependentes do SUS”, afirma.

A gestão da qualidade em autoridades sanitárias é essencial para garantir a aplicação de práticas seguras nos serviços de Assistência à Saúde, fornecendo, além de auxílio a pacientes e profissionais dos hospitais, o monitoramento e controle de riscos sanitários a toda a população na prevenção e promoção da saúde, assim como previsto pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).



Assine a Newsletter