PROADI-SUS utiliza telessimulação para treinar profissionais de saúde do SUS

PROADI-SUS utiliza telessimulação para treinar profissionais de saúde do SUS PROADI-SUS utiliza telessimulação para treinar profissionais de saúde do SUS

A Simulação Realística é uma metodologia de treinamento inovadora, que dá apoio na qualificação de estudantes e profissionais de diversas áreas. Por utilizar equipamentos de alta tecnologia, essas simulações ainda não são tão comuns no Brasil, fazendo com que profissionais pratiquem técnicas já no cotidiano da profissão.

Para diminuir a probabilidade de erros, garantir a segurança do paciente e uma maior qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do PROADI-SUS, tem promovido treinamentos por Simulação Realística, que possibilitam uma interação em termo real e colocam profissionais da saúde em situações próximas à realidade, permitindo uma aprendizagem que integra a teoria à prática.

No mercado, normalmente essa dinâmica acontece de forma gravada para o aluno assistir. A modalidade em tempo real possibilita treinamentos mais direcionados, possibilitando o esclarecimentos de dúvidas de acordo com as necessidades de cada aluno.  

Com a utilização de realidade virtual, robôs simuladores de pacientes, manequins estáticos e atores profissionais, o Centro de Simulação Realística (CSR) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), contempla quatro diferentes projetos – urgências e emergências adulto, terapia, segurança e assistência farmacêutica. 

São realizadas simulações de procedimentos manuais, como manobras de reanimação cardiorrespiratórias e intubação oro traqueal e simulações teóricas, que abordam temas como segurança do paciente e assistência farmacêutica, por meio de situações que permitem a reflexão dos participantes, o planejamento de tratamentos e discussões clínicas.

Para mensurar a eficácia e o aproveitamento dos participantes, são feitos testes teóricos pré e pós curso, além de questionários de avaliação do próprio treinamento. Desde 2018, as quatro iniciativas somam quase seis mil profissionais da saúde qualificados, em cursos de 16 horas de duração, ministrados em dois dias. 

COVID-19

Para dar apoio ao combate da  COVID-19, as simulações também trouxeram treinamentos para o atendimento de pacientes suspeitos ou infectados pelo novo coronavírus. 

Devido à pandemia, as simulações têm ocorrido pelo ambiente virtual, permitindo a interação entre os profissionais, atores e especialistas, mantendo o processo que era feito de forma presencial, mas a distância.

Para o próximo ano, a iniciativa prevê que o curso seja feito de forma híbrida, permitindo as práticas manuais nos robôs, e trazendo as discussões e as simulações com atores para o virtual, dando mais capilaridade ao alcance do projeto.



Assine a Newsletter