Projeto de Pesquisa Clínica oferta onze cursos gratuitos até 30 de dezembro

Projeto de Pesquisa Clínica oferta onze cursos gratuitos até 30 de dezembro Projeto de Pesquisa Clínica oferta onze cursos gratuitos até 30 de dezembro

O Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde e pelo #ProadiSUS, oferta diversos cursos gratuitos e à distância pelo projeto Pesquisa Clínica até o final do mês de dezembro.

As qualificações são voltadas principalmente para profissionais que trabalham com pesquisa e profissionais que desejam iniciar estudos no campo da pesquisa clínica, com cargas horárias que variam entre 4 e 10h.

Conheça mais dos cursos disponíveis:

Protocolo de pesquisa clínica:

O projeto oferta cursos que focam na escrita adequada para o desenvolvimento de protocolo de pesquisa de um Ensaio Clínico Randomizado. Confira abaixo:

ELABORANDO UM PROTOCOLO DE ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO: RACIONAL, OBJETIVOS E DELINEAMENTO DO ESTUDO (ECR-I) – 3ª EDIÇÃO

Neste curso é abordada a estrutura inicial de um protocolo, com orientação para a escrita da introdução e justificativa até a elaboração da questão de pesquisa e dos objetivos, entre outros tópicos relevantes.

Acesse aqui.

ELABORANDO UM PROTOCOLO DE ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO: POPULAÇÃO, INTERVENÇÕES/EXPOSIÇÕES, RANDOMIZAÇÃO, DESFECHOS E CEGAMENTO (ECR II) - 3ª EDIÇÃO

O foco é a estrutura de metodologia de um protocolo, com orientação para a definição da população, particularidades da descrição de intervenções ou exposições e possibilidades de randomização.

Acesse mais informações aqui.

ELABORANDO UM PROTOCOLO DE ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO: CONSIDERAÇÕES ESTATÍSTICAS, ÉTICAS E OPERACIONAIS (ECR III) - 3ª EDIÇÃO

Neste curso é abordada a estrutura final de um protocolo, abordando a definição das variáveis, testes e plano estatístico, a redação e entendimento dos princípios éticos, entre outros temas pertinentes.

Acesse aqui e saiba mais.

Aspectos operacionais em pesquisa clínica:

As principais temáticas operacionais do estudo clínico são ofertadas nos cursos a seguir:

ASPECTOS OPERACIONAIS I: ORGANIZAÇÃO DE DOCUMENTOS E DADOS DE PESQUISA

Esta iniciativa apresenta princípios para a elaboração de um termo de consentimento e conteúdos sobre a estruturação dos instrumentos de coleta de dados e do banco de dados.

Saiba mais aqui.

ASPECTOS OPERACIONAIS II: ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE E TÓPICOS REGULATÓRIOS EM PESQUISA

Esta qualificação apresenta submissões e acompanhamentos ético e sanitário de um estudo clínico, responsabilidade civil em pesquisa clínica, seguros, estruturação de comitê diretivo e comitê de segurança e monitoramento de dados e muito mais.

Clique aqui e saiba mais.

ASPECTOS OPERACIONAIS III: IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO ESTUDO

Este curso apresenta os processos necessários para treinamento de equipe, recrutamento e retenção de voluntários para estudos clínicos.

Para mais informações, acesse este link

ASPECTOS OPERACIONAIS IV: GERENCIAMENTO E CONCLUSÃO DO ESTUDO

O curso apresenta os processos envolvidos na condução e finalização de estudos clínicos, como gerenciamento de qualidade de estudo, análise interina, encerramento do estudo e interrupção precoce.

Clique aqui e confira.

 Outros temas da área de pesquisa clínica:

PRÁTICA CLÍNICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS E O CONTEXTO DA PESQUISA CLÍNICA - 3ª EDIÇÃO

Nesta qualificação, as ferramentas e princípios para a realização de busca de evidência em bases de dados serão apresentados. Além disso, são abordadas as estratégias para elaboração de perguntas de pesquisa e para a avaliação do nível das evidências.

Saiba mais neste link.

ÉTICA EM PESQUISA CLÍNICA: ASPECTOS PRÁTICOS - 3ª EDIÇÃO

Esta qualificação apresenta os procedimentos éticos e regulatórios que permeiam pesquisas envolvendo seres humanos para a condução adequada de pesquisas clínicas, relacionando aspectos éticos e regulatórios.

Clique neste link para mais informações.

ESTRUTURA E GERENCIAMENTO DE CENTRO DE PESQUISA

Aprenda mais sobre a regulamentação necessária para a estruturação de centro de pesquisa. Tópicos relacionados aos aspectos contratuais, infraestrutura e recursos humanos necessários, planejamento estratégico e as boas práticas clínicas são abordados neste curso.

Inscreva-se aqui.

DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO: PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS E DIVULGAÇÃO DO ESTUDO

Este curso apresenta técnicas para redação de artigos científicos, peculiaridades para publicação, critérios de autoria, como escolher o periódico alvo e responder aos revisores, entre outros pontos relevantes ao tema.

Acesse aqui e saiba mais. 

 



Assine a Newsletter