Projeto do Hospital Moinhos de Vento acompanha pacientes com insuficiência cardíaca por SMS

Projeto do Hospital Moinhos de Vento acompanha pacientes com insuficiência cardíaca por SMS Projeto do Hospital Moinhos de Vento acompanha pacientes com insuficiência cardíaca por SMS

Pesquisadores acreditam que intervenções contínuas podem diminuir o número de reinternações no SUS

Cerca de 50% das pessoas que sofrem com insuficiência cardíaca voltam a ser internadas até seis meses depois de terem tido alta hospitalar, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). No sistema de saúde público brasileiro, por ano, mais de 230 mil hospitalizações são realizadas em decorrência da condição. Na população idosa, essa chega a ser a principal causa de internações. O projeto Coração Bem Cuidado busca avaliar a eficiência do telemonitoramento em pacientes que tiveram alta hospitalar recente no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

A pesquisa - realizada pelo Hospital Moinhos de Vento e HCor por meio do PROADI-SUS - está avaliando 700 pessoas com insuficiência cardíaca pós-alta hospitalar, em 12 estados brasileiros. Para isso, cada paciente recebe uma balança e um aparelho de medir a pressão. Diariamente, um SMS é enviado ao celular dos integrantes com solicitações de peso e pressão arterial. As mensagens de retorno não são cobradas do paciente. Ao constatar qualquer alteração, o sistema de telemonitoramento dispara um alarme ao profissional da saúde, alocado em uma central, que imediatamente entra em contato para orientações. 

 

Além disso, o sistema envia informações de autocuidado, educação e dicas aos pacientes. “Com esse acompanhamento, o paciente passa a compreender melhor o seu corpo, a desenvolver um sistema de cuidados com a sua alimentação e ingestão dos medicamentos, enfim, ele passa a estar mais engajado com o tratamento”, explica a líder do projeto, Mariana Blacher. 

 

A sensação que a dona de casa Maria Isabel Machado, 67 anos, tem é de um cuidado personalizado. “A pessoa doente precisa de uma assistência constante do hospital. Agora essa programação está fazendo a diferença na vida da gente”, comemora.

 

Todos os integrantes do estudo receberão monitoramento ao longo de 12 meses, período em que serão avaliados os desfechos laboratoriais e clínicos e as reinternações hospitalares nesta população. O projeto também irá avaliar a possibilidade de implementação do sistema em todos os hospitais do SUS. Os pesquisadores acreditam que, com o monitoramento e as intervenções no momento certo, as reinternações devem diminuir e a qualidade de vida dos pacientes com insuficiência cardíaca melhorar.

Clique aqui para assistir à reportagem sobre o projeto.





Assine a Newsletter