Projeto Regula Mais Brasil chega a Recife com escopo ampliado durante a pandemia do novo coronavírus

Projeto Regula Mais Brasil chega a Recife com escopo ampliado durante a pandemia do novo coronavírus Projeto Regula Mais Brasil chega a Recife com escopo ampliado durante a pandemia do novo coronavírus

Iniciativa do PROADI-SUS usa a telemedicina para aliviar a fila de espera de consultas com especialistas na região

Recife é a quinta localidade a receber o projeto Regula Mais Brasil, que passa a ser executado no município de forma colaborativa entre os Hospitais PROADI-SUS com um escopo ampliado. Além da regulação das filas de espera para consulta com especialistas e teleconsultoria para profissionais de saúde, a capital pernambucana passa a contar também com o serviço de teleconsulta durante o enfrentamento do novo coronavírus.


Como funciona?

Por meio de uma videochamada, o paciente tem contato direto com o médico especialista. Durante o atendimento, quando necessário, o médico pode ajustar o tratamento do paciente realizando uma prescrição eletrônica que é aceita nas farmácias das próprias unidades básicas de saúde do Recife.
Caso seja identificado que o paciente precisa da consulta presencial, os teleconsultores direcionam o caso, com todo o cuidado, para entender se isso é imprescindível naquele momento.   


Benefícios da telemedicina

No momento de pandemia, a telemedicina ajuda a desafogar o sistema de saúde, sem deixar de atender outros pacientes. Recife está em lockdown e não quer deixar os pacientes que têm outras enfermidades desassistidos. Nesse contexto, a telemedicina vem para aliviar o sistema, que está sobrecarregado com casos suspeitos e confirmados da COVID-19; atender pacientes com outras enfermidades, além de impedir que esses pacientes, que compõem grupos de risco para o novo coronavírus, busquem uma consulta presencial e se exponham a situações de contágio.


Atuação em outras praças

A iniciativa também está presente em outras quatro regiões com foco em telerregulação. Desde 2018, sob a execução do Hospital Sírio-Libanês, cerca de 395 mil casos foram regulados no Distrito Federal, Belo Horizonte, Porto Alegre e todo o estado do Amazonas. Além disso, com o desafio da pandemia a partir de março, o time agora apoia o SUS com atendimento sobre a COVID-19: em todos os estados brasileiros, o Regula Mais Brasil está oferecendo teleconsultoria a médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O profissional de saúde pode ligar para 0800 644 6543, opção 0, e falar imediatamente com um médico ou enfermeiro.


Assine a Newsletter