Projeto Saúde em Nossas Mãos do PROADI-SUS abre inscrições para hospitais do SUS participarem do novo triênio

Projeto Saúde em Nossas Mãos do PROADI-SUS abre inscrições para hospitais do SUS participarem do novo triênio Projeto Saúde em Nossas Mãos do PROADI-SUS abre inscrições para hospitais do SUS participarem do novo triênio

Expectativa é selecionar 204 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do SUS para participarem do projeto.  


O projeto Saúde em Nossas Mãos – Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, que busca a redução de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do SUS, acaba de abrir o processo de inscrições para hospitais públicos ou filantrópicos de todo o Brasil que queiram participar do projeto.
 


Para o triênio 2021-2023, serão selecionadas 204 UTIs adultas ou pediátricas de hospitais do SUS, que participarão de um ciclo de 24 meses ao longo do triênio. O projeto Saúde em Nossas Mãos
 é uma iniciativa do Ministério da Saúde, realizada por meio do PROADI-SUS conduzida de maneira Colaborativa entre os seis hospitais (Hospital Alemão Oswaldo Cruz; BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo; HCor - Hospital do Coração; Hospital Moinhos de Vento; Hospital Albert Einstein; e Hospital Sírio-Libanês).  

Como se inscrever:  
Para inscrever uma instituição, o gestor do hospital público deve acessar este link para preencher o formulário de candidatura.
 


O hospital deve corresponder aos seguintes critérios de seleção do Ministério da Saúde: 
 

 

A inscrição deve ser realizada entre os dias 16 e 30 de junho de 2021.   

Resultados esperados:
 
A expectativa para o triênio de 2021-2023 é que o projeto reduza em 30% as Infecções Relacionadas à Assistência em Saúde em 204 UTIs de Hospitais do SUS, como explica Claudia Garcia de Barros, coordenadora do projeto. 
“Para alcançarmos essa meta, o engajamento dos profissionais do SUS é fundamental. Serão compostas equipes multidisciplinares nas diferentes áreas de interesse em torno da UTI, e vamos identificar líderes de projeto em cada hospital que serão responsáveis por motivar as equipes e estimular a implementação de práticas seguras ao utilizar as metodologias e ferramentas específicas de qualidade e segurança do paciente”. 


Para Adriana Teixeira, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar e de Urgência (DAHU/SAES) do Ministério da Saúde, a ampliação do projeto para mais UTIs é uma conquista do empenho de todos os times envolvidos. 
“Esse projeto promove uma verdadeira mudança de cultura nas UTIs do SUS, e quase dobramos o número de hospitais participantes no novo triênio. Isso mostra que o empenho de cada profissional fez e faz a diferença na transformação da rotina das UTIs, colocando em primeiro lugar a segurança do paciente”. 


Além dessas frentes, o projeto prevê a incorporação de uma rotina de coleta de dados e indicadores relacionados aos protocolos utilizados pela iniciativa, para que seja possível uma análise dos resultados atingidos ao longo do tempo, dentre esses, o número de vidas salvas e a economia gerada para o SUS. Ao final do projeto, espera-se ter profissionais que utilizem o método, as ferramentas e técnicas necessárias para disseminar o aprendizado de protocolos de segurança em outras áreas dos hospitais. 
 



Assine a Newsletter