Projetos do PROADI-SUS baseiam livro digital "Repensando a saúde com a presença da Covid-19"

Projetos do PROADI-SUS baseiam livro digital "Repensando a saúde com a presença da Covid-19" Projetos do PROADI-SUS baseiam livro digital "Repensando a saúde com a presença da Covid-19"

Há quase um ano e meio o enfrentamento à pandemia da COVID-19 tem exigido ações coordenadas e organizadas para garantir respostas efetivas, seguras e ágeis. A crise excedeu a capacidade de atendimento de muitos hospitais e unidades de terapia intensiva em nível global, revelando o desafio de se estabelecer o equilíbrio entre a capacidade e a demanda. Com a crise sanitária somam-se, ainda, fatores que comprometem a saúde mental dos profissionais que estão na linha de frente neste combate, como a exaustão das equipes assistenciais, o risco de se infectar ou transmitir a entes queridos, as diversas perdas, tanto de pacientes quanto de colegas, amigos e familiares.

Com o objetivo de apoiar os hospitais para um retorno seguro das atividades hospitalares e ambulatoriais, o Hospital Sírio-Libanês elaborou um livro digital que aborda lições aprendidas durante o enfrentamento da crise, os desafios e as estratégias para planejar a reativação ou retomada dos serviços de forma segura tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes e seus acompanhantes. 

O e-book "Repensando a saúde com a presença da COVID-19" integra estratégias de três Projetos PROADI-SUS (Lean nas Emergências, Reab pós-COVID-19 e Cuidados Paliativos) e expõe temas relacionados à necessidade de retorno seguro de atividades hospitalares, em paralelo à crise que a pandemia ainda impõe a todos os serviços de saúde. O material aborda estratégias para a reativação ou retomada de serviços hospitalares levando em consideração a presença do SARS-CoV-2, isto é, propõe um plano focado na segurança dos pacientes, acompanhantes e colaboradores das instituições. 

Delimitar e implantar fluxos diferenciados para pacientes com e sem COVID-19, permite um tratamento mais resolutivo e maior controle na prevenção da transmissão cruzada.

O livro apresenta, ainda, ferramentas e estratégias a serem aplicadas em várias etapas do processo de assistência hospitalar, que também envolve táticas de gestão de pessoas e clima organizacional, com o foco na ampliação da capacidade de resposta dos hospitais na fase “endêmica” da infecção pelo novo coronavírus no país.

O material é gratuito e pode ser acessado por meio da plataforma Lean nas Emergências.



Assine a Newsletter