Resumo

A Pesquisa Clínica envolve a avaliação de intervenções em saúde (medicamentos, exames, procedimentos, equipamentos, entre outros) utilizando metodologia científica adequada que resulte na produção da evidência científica de alto nível. Ela é imprescindível para responder a questões sobre promoção da saúde, causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e impacto das doenças nos serviços de saúde e na sociedade. Para tanto, é essencial a formação continuada e qualificada dos profissionais envolvidos. 

Assim, o Ministério da Saúde lançou o Plano de Ação de Pesquisa Clínica do Brasil, no qual descreve o diagnóstico das atuais necessidades desta área no país e estabelece objetivos a serem alcançados, dentre eles “promover a formação continuada de recursos humanos em pesquisa clínica”.

.

Introdução

O objetivo do projeto é desenvolver atividades que auxiliem na formação qualificada de profissionais em pesquisa clínica, contribuindo para o avanço técnico-científico, a criação de redes de colaboração e a qualificação da pesquisa clínica no Brasil. O projeto oferece capacitação através de 14 cursos de curta duração (totalizando 158h), na modalidade Educação à Distância (EaD). Os cursos são gratuitos e destinados a profissionais de todo o Brasil que trabalham com pesquisa ou que desejam desenvolver iniciativas nesse campo.

Também são oferecidas oficinas presenciais/remotas em tópicos avançados em pesquisa clínica, para profissionais que já tenham expertise na área. Cada oficina possui carga horária de 36h, e é ofertada a 35 profissionais selecionados através de edital público elaborado em parceria com  o Ministério da Saúde.  

Benefícios para o SUS:

Espera-se que a capacitação e a formação de profissionais em pesquisa clínica viabilizem o aumento na quantidade e na qualidade da produção científica nacional na área da saúde, possibilitando também o aumento do número de colaborações nacionais e internacionais. Com isso, a expectativa é garantir aumento da quantidade, da qualidade e da eficiência de estudos clínicos que possam responder a questões de pesquisa relevantes para o SUS, contribuindo para o aumento de práticas baseadas em evidências, facilitando o acesso a terapias efetivas e minimizando a utilização de tratamentos sem benefícios ou potencialmente danosos. 

Com o projeto, também existe potencial para aumentar esse número de colaborações nacionais, proporcionando estudos com uma abrangência maior, potencializando o índice da produção brasileira em nível mundial.


Métodos

O projeto oferece 14 cursos de curta duração na modalidade EAD. A carga horária de cada curso varia entre 4 e 20h, totalizando 158 horas de capacitação. Os cursos são gratuitos e destinados a profissionais que trabalham com pesquisa ou que desejam desenvolver iniciativas nesse campo. Os cursos são ofertados na plataforma de educação à distância do Hospital Moinhos de Vento (EdX), utilizando metodologias ativas de aprendizagem e autoinstrucionais.

Também são realizadas oficinas presenciais ou remotas em tópicos avançados ou emergentes, destinadas a profissionais que trabalham com pesquisa clínica com expertise na área (profissionais sêniores) e que desejam aprofundar seus conhecimentos em tópicos específicos. São priorizados profissionais que atuam em instituições públicas. A carga horária de cada oficina é de 36h. As turmas são formadas por 35 profissionais selecionados através de edital público elaborado em parceria com o Ministério da Saúde.  


Resultados

Através da oferta de cursos presenciais e on-line, o Projeto Pesquisa Clínica qualificou 25.459 profissionais atuantes em Pesquisa Clínica.

O Curso Gestão da Qualidade em Pesquisa Clínica, com duração de 36 horas, qualificou 98 profissionais, em três turmas distintas:

- 1ª edição (presencial): 35 alunos inscritos - 35 concluintes - 2ª edição  Turma 1 (on-line): 35 alunos inscritos - 31 concluintes - 2ª edição Turma 2 (on-line): 35 alunos inscritos - 32 concluintes

O projeto capacitou, ainda, profissionais através de cursos de cursta duração, na modalidade on-line (EaD) e autoinstrucionais. Através destes cursos, o projeto alcançou 25.361 matrículas, sendo emitidos 10.953 certificados, em 11 diferentes cursos: 

- Prática clínica baseada em evidências e o contexto da pesquisa clínica (ofertado em três edições) - Elaborando um protocolo de ensaio clínico I: racional, objetivos e delineamento do estudo (ofertado em três edições) - Elaborando um protocolo de ensaio clínico II: população, intervenções/exposições, randomização, desfecho e cegamento (ofertado em três edições) - Elaborando um protocolo de ensaio clínico III: considerações estatísticas, éticas e operacionais (ofertado em três edições) - Ética em pesquisa clínica: aspectos práticos (ofertado em três edições) - Aspectos operacionais I:  Organização de documentos e dados de pesquisa - Aspectos operacionais II: Estruturação da equipe e tópicos regulatórios em pesquisa - Aspectos operacionais III: Implementação e acompanhamento do estudo - Aspectos operacionais IV: Gerenciamento e conclusão do estudo - Estrutura e gerenciamento de centro de pesquisa clínica - Disseminação do conhecimento: publicações científicas e divulgação do estudo

Equipe

  • Hospital Moinhos de Vento

    Liderança

    Renata Kochhann – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS – Lattes


    Equipe

    Adriana Raquel Binsfeld Hess - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS -Lattes Carolina Travi Canabarro - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS -Lattes Cláudio da Silva Zachia Alan - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS - Lattes Gabriela Soares Rech - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS - Lattes Maria Eugênia Bresolin Pinto – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS - Lattes Paulo Márcio Condessa Pitrez – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS -Lattes Regis Goulart Rosa – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS – Lattes


    Colaboração
    Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC)
    Área Técnica
    Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT)   Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE)

Indicadores

5542
Profissionais
capacitados

Conheça outros Projetos_