A proposta do projeto DiAna APS é fornecer infraestrutura tecnológica e digital para aperfeiçoar a estrutura do Prontuário Eletrônico do Cidadão para Atenção Primária à Saúde (PEC ESUS-APS), desenvolver estratégias de uso e de gestão de dados e monitorar rotinas e agendas presenciais.
O PEC ESUS-APS é uma ferramenta digital desenvolvida para apoiar os profissionais de saúde na gestão e no registro das informações dos pacientes atendidos na Atenção Primária à Saúde (APS). Esta plataforma permite o registro de dados clínicos, histórico médico, exames laboratoriais, medicamentos prescritos, entre outras informações relevantes para o acompanhamento da saúde do paciente usuário do sistema público de saúde.
As ações propostas pelo projeto DIAna APS dentro do triênio 2024-2026 terão como foco três áreas específicas:
O objetivo do projeto DIAna APS é fornecer à Atenção Primária à Saúde (APS) municipal a infraestrutura para informatização, interoperabilidade entre sistemas e estabelecimentos de saúde - permitindo que diversos sistemas de prontuários eletrônicos, laboratórios, hospitais e clínicas compartilhem informações de forma segura e eficiente, facilitando o atendimento ao paciente e a gestão dos dados - e qualificação dos dados, com foco em teletriagem e ferramentas digitais para agendamento de consultas de rotina.
O projeto ainda tem entre seus objetivos específicos:
O projeto enfrenta desafios importantes para o desenvolvimento do SUS, incluindo a necessidade de aprimorar a estrutura do PEC e-SUS APS através da interoperabilidade e da gestão eficaz dos dados. Além disso, visa desenvolver tecnologias digitais para teletriagem e teleatendimento, criar estratégias para o uso e a gestão de dados, e implementar rotinas e agendas para serviços presenciais. Também se propõe fomentar a implantação de mecanismos para a monitorização padronizada de dados e rotinas, e capacitar profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) com as tecnologias desenvolvidas.
Os benefícios para o SUS incluem uma maior interoperabilidade e integração de dados na gestão da APS, o que resulta em melhor capacidade para execução de teletriagem e teleatendimento. O projeto também aprimora a gestão de dados para agendamentos de serviços presenciais, padroniza dados e rotinas e melhora a capacidade de monitoramento. Por fim, contribui para a capacitação de profissionais, tornando-os mais aptos na gestão e uso de dados na prática da APS.
Para atingir os objetivos do projeto, serão adotados frameworks Scrum - metodologia ágil que ajudará na gestão e organização do projeto - para gerenciamento de equipe e desenvolvimento e o DAMA-DMBOK (Data Management Body of Knowledge) para governança de dados. O DAMA-DMBOK é um conjunto de boas práticas e diretrizes para a gestão de dados, criado pela Data Management Association (DAMA), que visa garantir a eficiência, segurança e integridade dos dados nas organizações. Além disso, serão aplicadas boas práticas de levantamento e especificação de requisitos com ferramentas de gestão de projetos e provisionamento de infraestrutura através de código, visando maior visibilidade, segurança e agilidade.
O projeto também avaliará boas práticas internacionais para melhorar a comunicação entre serviços de saúde e ambientes analíticos. As reuniões mensais do comitê gestor, que inclui o time técnico do projeto e o time técnico da Coordenação Geral de Projetos/Sistema de Atenção à Saúde (CGPROJ/SAPS), garantirão o acompanhamento dinâmico e os alinhamentos contínuos das atividades.
O projeto tem o intuito de propiciar à APS na esfera municipal, os alicerces necessários para promover informatização, a interoperabilidade entre sistemas e estabelecimentos de saúde e qualificação de dados, a fim de facilitar a comunicação e capacitação entre gestores e equipes multidisciplinares no que tange à teletriagem e ferramentais digitais de agendamento/rotina.