Quatro macroações serão desenvolvidas neste projeto:
1) Mapeamento dos Programas de Residências em Área Profissional da Saúde no país.
2) Apoio pedagógico às instituições proponentes dos Programas de Residência, por meio de Ambiente Virtual de Apoio Pedagógico e Educação Permanente – AVAEP.
3) Construção de uma rede de apoio entre os programas das diferentes regiões do país, por meio de AVAEP, um espaço de compartilhamento de vivências.
4) Elaboração do Manual de Apoio às Instituições Proponentes de Novos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Projeto aprovado em dezembro de 2018, e envolve o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Espera-se como resultado deste projeto impactar os os programas de Residência Multiprofissionais em Saúde, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde, tornando-os qualificados, munidos de processos, estratégias e ferramentas pedagógicas; com potencial para expansão ou aumento e otimização de vagas; e articulados ente si e a Rede de Atenção à Saúde nas diferentes regiões do país.Quatro macroações serão desenvolvidas neste projeto:
1) Mapeamento dos Programas de Residências em Área Profissional da Saúde no país:
- avaliação normativa dos projetos pedagógicos dos programas, utilizando o referencial de currículo de Sacristán e as diretrizes do Ministério da Educação;
- construção e aplicação de um instrumento, a fim de identificar os macroproblemas enfrentados pelas instituições proponentes de programas;
- realização de grupo focal e visita técnica para uma amostragem dos programas cuja avaliação foi satisfatória e para uma amostragem para os que precisam melhorar/insatisfatórios. A técnica do “grupo focal” tem o potencial de captar a visão do processo na perspectiva dos diferentes atores que mais diretamente acompanham o programa de residência.
2) Apoio pedagógico efetivo e resolutivo às instituições proponentes dos Programas de Residência. Serão utilizadas duas estratégias:
- Consultoria realizada por especialista com expertise na temática “residência em área profissional da saúde”, por meio de Ambiente Virtual de Apoio Pedagógico e Educação Permanente – AVAEP, onde serão disponibilizadas tecnologias com potencial para um apoio resolutivo como bibliografias, vídeos, fóruns, entre outros.
- Videoconferências com os especialistas segundo dimensões do currículo em processo (planejado, desenvolvido e avaliado) para os programas com necessidades singulares afins.
3) Promoção da interlocução dos Programas de Residência com a Rede de Atenção a Saúde e entre eles, por meio de AVAEP, um espaço de compartilhamento de vivências, visando a construção de uma rede de apoio e matriciamento entre os programas das diferentes regiões do país.
4) Elaboração do Manual de Apoio às Instituições Proponentes de Novos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. O Manual fará um convite para adesão à Política de Formação Pós-Graduada, modalidade residência, e orientará o passo a passo do processo de implantação.Projeto aprovado em dezembro de 2018, e envolve o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação. Espera-se como resultado deste projeto impactar os os programas de Residência Multiprofissionais em Saúde, com bolsas financiadas pelo Ministério da Saúde, tornando-os qualificados, munidos de processos, estratégias e ferramentas pedagógicas; com potencial para expansão ou aumento e otimização de vagas; e articulados ente si e a Rede de Atenção à Saúde nas diferentes regiões do país.
Em médio prazo, se pretende disseminar as metodologias ativas como uma ferramenta de educação que possibilita a ampliação das capacidades dos residentes de negociação, busca por evidências científicas, além do desenvolvimento dos raciocínios clínico-epidemiológico, crítico-reflexivo e estratégico-situacional, aplicado às situações-problema do cotidiano de trabalho e da formação em saúde.
Em longo prazo, espera-se contribuir com mudança na formação de profissionais de saúde, na cultura das organizações de saúde, principalmente quanto à relevância de ordenar a formação de profissionais de saúde, orientada às necessidades do Sistema Único de Saúde, que busca promover a ênfase na promoção, preservação e recuperação da saúde, com a consideração de questões subjetivas e histórico-sociais, numa perspectiva interdisciplinar, que atenda às necessidades de saúde das pessoas e da população, em suas singularidades, considerando o perfil epidemiológico e o modo de viver a vida das pessoas e da comunidade.Joslene Menezes Rodrigues - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP
Cynthia Helena Merlin - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/7659040257112544
Flávia Saraiva Leão Fernandes - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/4532319203997720
Consultoria pedagógica:
Marilda Siriani de Oliveira - Associação Beneficente Síria - Hcor, São Paulo, SP, http://lattes.cnpq.br/9577302545049118
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde / Ministério da Saúde (SGTES/MS)