Residências
Hospital Sírio-Libanês

Residências
Residências
2018-2020

Residências
Resumo
A implementação das políticas públicas no âmbito do SUS tem o compromisso da instituição que, pela sua vocação para Ensino e Pesquisa, contribui para o processo de expansão e qualificação da formação de profissionais na saúde. Essa formação, na modalidade Residência, orientada pelas necessidades do SUS, investe na qualificação destes profissionais para um cuidado integral, humanizado, orientado às necessidades das pessoas, famílias e comunidade.
O Sírio-Libanês tem aprofundado a produção de conhecimentos e a elaboração de iniciativas educacionais voltadas à capacitação nas áreas de saúde, gestão e educação na saúde.
Por meio do PROADI-SUS, tem proporcionado a disponibilização desses saberes também na modalidade residência, em estreita relação às áreas estratégicas identificadas pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES), utilizando estratégias metodológicas para a construção de programas em áreas básicas, áreas profissionais em saúde bem como em especialidades médicas com carência no cenário da saúde.
O principal objetivo do projeto envolve a oferta de profissionais de saúde qualificados com uma bagagem técnico-científica atualizada voltada ao aprimoramento da prática profissional, das habilidades práticas e atitudinais.
Na formação do profissional, há articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes, valorizando a excelência técnica e a humanização nas relações com pacientes, familiares e profissionais, destacando-se ainda o cuidado centrado/focado nas necessidades das pessoas, o trabalho em equipe, a responsabilidade pela integralidade do cuidado e a agregação de valor à saúde. O acompanhamento do processo educativo é intenso, tanto por parte da coordenação e corpo docente quanto do educando em relação ao seu próprio deslocamento, ganhos e pontos de melhoria. Utilizam-se técnicas de aprendizagem inovadoras, ricos cenários de prática e processos avaliativos permanentes e crítico-reflexivos. 
Os programas seguem as legislações vigentes segundo a Comissão Nacional de Residência Médica e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde e Ministério da Educação e Cultura, além de atores locorregionais, tais como a Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM-SP) e as sociedades de especialidade. Estes órgãos congregam estratégias para formação dos profissionais conforme competências. O conjunto de programas de residência oferecidos pelo Sírio-Libanês vem contribuindo para a política de formar profissionais médicos e de outras profissões para o SUS, com resultados expressivos ao longo do tempo. Temos ampliado o número de programas oferecidos, mantendo, no momento, 37 programas (Residência Médica, Residência em Área Profissional da Saúde, Residência Multiprofissional em Saúde e Especialização Médica). De 2015 a 2018, tivemos 725 vagas ofertadas nestes programas com duração de 1, 2 e 3 anos. Este contingente se reflete nos 365 formandos no mesmo período, bem como dos atuais 357 residentes/especializandos ativos. 


Introdução
Nosso compromisso para a implementação das políticas públicas no âmbito do SUS visa contribuir para a expansão e qualificação na formação de profissionais na saúde. Os Programas de Residência nas áreas Médica e Profissional da Saúde (Uni e Multi) constituem uma formação em serviço, considerada padrão-ouro na qualificação profissional para o cuidado integral, humanizado, orientado às necessidades das pessoas, famílias e comunidade. Os programas recebem profissionais de todo o Brasil pois oferece um processo seletivo de abrangência nacional, a fim de dar oportunidade aos profissionais de realizar a sua formação conosco - conhecer e compartilhar.
Uma atenção à saúde orientada pelos princípios do SUS, com destaque à integralidade e à equidade do acesso, pode conformar redes de atenção que qualifiquem o cuidado à população. O desenvolvimento deste projeto responde a uma demanda da SGTES/MS para expansão dos programas de residência em consonância com a Lei do “Mais Médicos”. São oferecidos programas que se relacionam às áreas estratégicas identificadas pela SGTES, utilizando estratégias metodológicas para a construção de programas de residência em áreas básicas, áreas profissionais em saúde bem como em especialidades médicas com carência no cenário da saúde.
O principal objetivo do projeto é a oferta de profissionais de saúde qualificados com uma bagagem técnico-científica atualizada voltada ao aprimoramento da prática profissional, das habilidades práticas e atitudinais; com pensamento crítico-reflexivo para enfrentar situações da prática clínica e profissional; com excelência no cuidado ao paciente, garantindo segurança na prestação da assistência; que promovam atuação em equipe, do trabalho ético, participativo, corresponsável e multiprofissional; e que contribuam para o fortalecimento da Gestão do SUS, apoiando suas necessidades locorregionais, favorecendo a gestão dos serviços e redes de atenção à saúde.


Métodos
As nossas iniciativas educacionais para capacitação em saúde, gestão e educação na saúde voltadas para o SUS e a parceria com o Ministério de Saúde, por meio do PROADI-SUS, tem disponibilizado esses saberes em projetos de capacitação profissional, incluindo a residência, em áreas estratégicas para o sistema de saúde. Com a presença de residentes, a rede de atenção ganha dimensão de rede escola, na perspectiva de transformar o trabalho em saúde, uma vez que as organizações também aprendem.
Na formação do profissional, há articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes, valorizando a excelência técnica e a humanização nas relações com pacientes, familiares e profissionais, destacando-se ainda o cuidado centrado/focado nas necessidades das pessoas, o trabalho em equipe, a responsabilidade pela integralidade do cuidado e a agregação de valor à saúde. Os programas seguem as legislações vigentes segundo a Comissão Nacional de Residência Médica e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde e Ministério da Educação e Cultura. É realizado um processo seletivo público em 8 capitais brasileiras com vistas a capacitar profissionais de todo o país para aplicação dos conhecimentos adquiridos na instituição e junto aos parceiros, de volta nas regiões de origem. O acompanhamento do processo educativo é intenso, tanto por parte da coordenação e corpo docente quanto do educando em relação ao seu próprio deslocamento, ganhos e pontos de melhoria. Utilizam-se técnicas de aprendizagem inovadoras, ricos cenários de prática e processos avaliativos permanentes e crítico-reflexivos. A capacitação do corpo docente dos programas é contínua, por meio de investimentos na formação de coordenadores, preceptores e tutores.


Resultados
Os programas de residência oferecidos pelo HSL vem contribuindo para a política de formar profissionais médicos e de outras profissões para o SUS, com resultados expressivos. Temos ampliado o número de programas, mantendo um total de 37 programas (Residência Médica, Residência em Área Profissional da Saúde, Residência Multiprofissional em Saúde e Especialização Médica). De 2015 a 2018, tivemos 725 vagas ofertadas. Este contingente se reflete nos 365 formandos e nos atuais 357 residentes/especializandos ativos.
O reconhecimento dos programas por entidades de referência na área corrobora a importância da capacitação destes profissionais para o aprimoramento do sistema de saúde. Ex.: Programa de Residência Médica em Oncologia do HSL é um dos programas reconhecidos pela American Society of Clinical Oncology, entidade ímpar na área; Programa de Residência Médica em Anestesiologia do HSL é classificado entre os melhores do país, conforme publicação dos CET São Paulo Serviços Médicos de Anestesia, chancelado pela Sociedade Brasileira de Anestesiologia. Além disso, os residentes participam de eventos científicos nacionais e internacionais, com publicações, apresentação de temas livres tais como a Revista Brasileira de Anestesiologia e o Manual da Residência do HSL - Radiologia Diagnóstica Prática.
Anualmente, o HSL promove a Jornada dos Programas de Residência Multiprofissional, evento idealizado por Residentes que discute temas que permeiam todas as especialidades incluídas nos programas. Traduz uma oportunidade de intensa troca de experiências: interação entre residentes de diversos serviços, aprimoramento do networking e, para os graduandos, a possibilidade de compartilhar o ambiente de “Residência” em um hospital de alta complexidade, com compromisso de apoio à formação para o SUS. O Simpósio de Qualidade e Segurança para residentes também é voltado para profissionais ingressantes e discute temas essenciais para garantia do melhor cuidado ao paciente e sua família.


Liderança

Andréa Yamaguchi Kurashima - Gerente do Projeto Residências Hospital Sírio-Libanês 
Vânia Rodrigues Bezerra - Superintendente de Responsabilidade Social Hospital Sírio-Libanês 
Luiz Fernando Lima Reis - Diretor de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio-Libanês 
Cláudia Marquez Simões - Coordenadora COREME Hospital Sírio-Libanês
Audry Elizabeth dos Santos - Coordenadora COREMU Hospital Sírio-Libanês



Equipe
Andréa Yamaguchi Kurashima - Gerente do Projeto Residências Hospital Sírio-Libanês
Alessadra Rodrigues de Souza - Assistente Administrativo
Paloma Marques Miguel - Assistente Administrativo
Sophia Elisa Ribeiro Machado - Assistente Administrativo
Preceptores Médicos
Tutores de Área Profissional
Docentes das Disciplinas transversais e de Educação Permanente

Colaboração

CEREM-SP

Secretaria Estadual de Saúde São Paulo e seus equipamentos de saúde

Secretaria Municipal de Saúde São Paulo e seus equipamentos de saúde



Área Técnica

Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)

Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de saúde (DEPREPS)

Coordenação de Projetos de Cooperação Nacional (CPCN)

Coordenação Geral de programas e Projetos de Cooperação (CGPC)

Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID)

Secretaria Executiva (SE)

Ministério da Saúde (MS)

INDICADORES

381
Profissionais
capacitados
65
Profissionais envolvidos
com projetos de gestão
CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando