Atividades Assistenciais: Ambulatoriais e Hospitalares - para atendimento de crianças com cardiopatias complexas, e Tratamento de Tumores do Sistema Nervoso Central e Malformação Arteriovenosa por radiocirurgia com Gamma Knife de pacientes SUS
Hospital do Coração

Atividades Assistenciais: Ambulatoriais e Hospitalares - para atendimento de crianças com cardiopatias complexas, e Tratamento de Tumores do Sistema Nervoso Central e Malformação Arteriovenosa por radiocirurgia com Gamma Knife de pacientes SUS
Assistência em Cardiologia e Radiocirurgia
2018-2020

Hospital do Coração
Resumo

Este Projeto visa tratar dois tipos de pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo:

- Crianças que nascem com cardiopatias congênitas;

- Adultos que desenvolvem tumores cerebrais.

Há carência de atendimento ambulatorial especializado em cardiologia para pacientes SUS. Assim, através do atendimento ambulatorial realizado no complexo hospitalar do Hospital do Coração - HCor, são realizados acompanhamento da evolução da doença da criança e seguimento clínico para respeitar os intervalos cirúrgicos em situações que demandam cirurgias estadiadas. Essa situação ocorre quando a cardiopatia complexa é tratada através de duas ou mais intervenções cirúrgicas.

 

O número de tratamentos de cirurgias cardíacas complexas para crianças cardiopatas é inferior à necessidade atual. Para o SUS, é fundamental e relevante oferecer esse tratamento com o intuito de redução da fila de espera para esse tipo de cirurgia e também a queda dos índices de mortalidade dessa população.

 

Evidências mostram que o tratamento focal radiocirúrgico de lesões cerebrais é efetivo, e minimiza os efeitos tardios do tratamento radioterápico tradicional. Para o SUS, tratar os pacientes de forma efetiva com baixa morbidade e prover boa qualidade de vida pelo maior tempo possível resultam em economia saudável para a família do paciente e para o sistema de saúde de maneira geral.

Este projeto tem como objetivo aumento da qualidade de vida, menor número de reinternações dos portadores de cardiopatia congênita e oncológicos através da execução do tratamento preconizado de forma efetiva.

Para os pacientes portadores de cardiopatias complexa, são realizadas consultas ambulatoriais onde o diagnóstico, tratamento clínico e acompanhamento das malformações cardíacas são discutidos e as condutas médicas definidas.

No Hospital do Coração - HCor os tratamentos cirúrgicos e/ou hemodinâmicos anteriormente definidos são executados.


O tratamento radiocirúrgico com Gamma Knife (GK) é prestado para pacientes adultos portadores de Neoplasias de Sistema Nervoso Central (SNC) e Malformação Arteriovenosa (MAV).



Introdução

O tratamento precoce das Cardiopatias Congênitas evita substancialmente as internações sequenciadas por complicações da doença. Sabe-se que 50% dos portadores de Cardiopatias Congênitas devem ser operados no primeiro ano de vida, o que totaliza uma necessidade de 11.539 novos procedimentos/ano no Brasil.

 

Uma vez identificada a necessidade de realizar tratamentos cirúrgicos e/ou hemodinâmicos o paciente terá acesso a toda a tecnologia de ponta disponível no HCor. A criança cardiopata será assistida por uma equipe multidisciplinar especializada em cardiologia composta de: equipe cirúrgica e ambulatorial de médicos cardiopediatras, equipe de médicos ecografistas, equipe de médicos da hemodinâmica, equipe de anestesistas, médicos nutrólogos, enfermagem, entre outras.

 

Para os pacientes adultos oncológicos, portadores de Neoplasia de Sistema Nervoso Central (SNC) e Malformação Arteriovenosa (MAV), este projeto prevê a realização de tratamento radiocirúrgico com Gamma Knife (GK). O tratamento convencional para metástases cerebrais causa vários efeitos tardios no paciente e é pouco efetivo no controle da doença em longo prazo.

Com o objetivo de oferecer a usuários SUS o que há de mais moderno no tratamento de cardiopatias complexas e de tumores cerebrais, o projeto propõe auxiliar na diminuição do déficit na demanda para esses tratamentos, proporcionando melhor qualidade de vida a essa população.



Métodos

As consultas de avaliação dos pacientes são realizadas no Ambulatório de Cardiopediatria do HCor, que é composto por três consultórios, sala de enfermagem, sala de serviço social, sala de estudo, recepção e sala de espera. Os exames de eletrocardiograma são normalmente realizados no próprio ambulatório como forma de subsidiar a consulta ambulatorial.

 

Uma vez decidida a internação do paciente, ele terá à sua disposição todo o complexo hospitalar do HCor, principalmente as áreas de: UTI neonatal, UTI pediátrica, Laboratório Clínico, Centro de Diagnóstico, Banco de Sangue, Sala Híbrida. Profissionais treinados e equipamentos estão disponíveis para a realização deste projeto assistencial que atende pacientes SUS de São Paulo.

 

A Unidade onde os pacientes oncológicos são assistidos conta com dois andares de Oncologia Clínica, uma Unidade Neurocirúrgica e sala de operação. Essa sala conta com uma ressonância magnética acoplada para serviço ambulatorial e cirúrgico. Também como parte desse complexo, há um andar para o tratamento Gamma Knife, onde se situam um aparelho de Tomografia Computadorizada e sala de observação ambulatorial para pacientes cujas metástases tiverem indicação de tratamento pela cirurgia Gamma Knife. Esse conjunto de equipamentos está instalado no complexo HCor Neuro/Onco, onde o Gamma Knife e a Unidade Oncológica para quimioterapia também se localizam.


Resultados

Projeto de continuidade do triênio 2015/2017. No ano de 2018, a continuidade do projeto foi aprovada até a data de 1º de março de 2018. Os resultados apresentados a seguir são exclusivos desses dois meses de projeto.

 

- Consultas Ambulatoriais:

Realizadas 110 tratamentos ambulatoriais de pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo.

 

- Tratamento através de cateterismo intervencionista e/ou abordagem cirúrgica:

Os tipos de intervenções (cirúrgica, hemodinâmica ou internação clínica) são decorrentes da patologia e do estado clínico do paciente. Nesse período foram realizadas:

  • 17 internações para Tratamento Cirúrgico;
  • uma internação para Tratamento Hemodinâmico;
  • cinco internações para Tratamento Clínico Hospitalar.

 

- Tratamento Gamma Knife:

15 procedimentos realizados. 14 pacientes originários de São Paulo e um paciente originário do Piauí.

 



Liderança
Bernardete Weber - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/0961819677749530

Equipe

 

 

Antonio Afonso Ferreira de Salles - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/2029492059503356


Ieda Biscegli Jatene - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/1514038285125809


João Victor Salvajoli - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/2082716851205027


Marcelo Biscegli Jatene - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/9756837144363884



Colaboração

Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

Secretaria de Estado da Saúde do Piauí



Área Técnica
Secretaria de Atenção à Saúde / Ministério da Saúde (SAS/MS)

INDICADORES

CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando