Melhoria dos Sistemas de Gestão dos Hospitais SUS - Monitoramento de Informações Gerenciais e Desenvolvimento de Consultorias de Gestão
PROADI SUS

Melhoria dos Sistemas de Gestão dos Hospitais SUS - Monitoramento de Informações Gerenciais e Desenvolvimento de Consultorias de Gestão
Gestão Hospitalar
2018-2020

Resumo
Devido a lacunas crescentes entre os recursos financeiros disponíveis e a demanda por serviços de saúde, somadas a investimento em tecnologia e alto custo de medicamentos e materiais, é preciso eliminar desperdícios e atender o paciente de forma coordenada, integral e compartilhada. Tais desafios da atualidade requerem posicionamento estratégico e inovações organizacionais, o que exige das organizações de saúde (públicas e privadas) ferramentas e metodologias gerenciais para cumprir suas agendas de maneira satisfatória. Este projeto visa desenvolver e implantar um planejamento estratégico eficiente para cada instituição envolvida, balizado na metodologia do BSC – Balanced Scorecard de Kaplan e Norton, com ênfase em criar processos assertivos para todas essas questões levantadas.
Seus benefícios ao Sistema Único de Saúde consistem em: internalizar um modelo coeso sistematizado de gestão; melhorar os processos internos da assistência, reduzindo-se desperdícios e aumentando a eficiência do sistema; maximizar a capacidade de organização e a articulação dos recursos internos e externos; além de aprimorar a qualidade assistencial e a experiência do usuário do SUS.
O projeto foi concebido com uma série de objetivos, dentre os quais: definir e implantar ações iniciais de melhoria de gestão e assistenciais, por meio do desenvolvimento da ferramenta BSC, a fim de criar planejamentos estratégicos para cada instituição participante; limitar o foco das ações, deixando claros os planos de ações e metas a serem atingidas por cada organização, a fim de que possam seguir com sua missão, visão, valores e propósito. Além disso objetiva-se realizar um macro diagnóstico sobre a instituição apoiada; identificar e priorizar necessidades de gestão dos hospitais e capacitar gestores e lideranças dos hospitais por meio de consultorias específicas, de acordo com as necessidades priorizadas.
A equipe de consultores do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) utiliza expertise clínica, de gerenciamento em saúde e boas práticas de gestão para criar as etapas metodológicas para a concretização do planejamento estratégico. Entre elas estão: estabelecer a governança do projeto, definir critérios de seleção dos hospitais filantrópicos, detalhar plano de trabalho, gestão dos riscos do projeto e preparação de todo o material de apoio para a atuação junto aos participantes. Serão apoiados 200 hospitais em todo o País, sendo necessária a presença de, pelo menos, um representante de cada estado. A lista de hospitais e instituições participantes será elaborada conjuntamente com o Ministério da Saúde. Todo o desenvolvimento e implantação, além de treinamento, acompanhamento e ajustes serão capitaneados pelo HIAE.


Introdução


Métodos


Resultados


Liderança


Equipe


Colaboração


Área Técnica


CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando