Centro de Apoio e Capacitação para Atenção Especializada da Rede Básica - Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis- PECP
Hospital Israelita Albert Einstein

Centro de Apoio e Capacitação para Atenção Especializada da Rede Básica - Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis- PECP
Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis
2018-2020

Hospital Israelita Albert Einstein
Resumo
O Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP) atua na prevenção e promoção da saúde da população local, além de desenvolver ações socioeducativas. O PECP - também definido como Centro de Apoio e Capacitação para a Atenção Especializada da Rede Básica - traz soluções inovadoras, com eficiência, qualidade e segurança em suas áreas de atuação, no subdistrito do Campo Limpo. Juntamente com o PECP, o Ambulatório do Paraisópolis (AMPA) atende crianças, de zero a 14 anos, com serviço médico especializado e multiprofissional (assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, nutrição, terapia ocupacional), exames complementares de laboratório e imagem, além de proporcionar apoio social com atividades educativas, campanhas e entrega de medicamentos, sem ônus a seus beneficiários, em parceria com o Serviço Público e sociedades médicas. Como parte dessas iniciativas, este projeto busca capacitar profissionais da saúde, identificar modelos de assistência a serem reproduzidos na rede pública, incrementar o sistema de referência e contra referência, contribuir com a produção de conhecimentos e com a cultura de prevenção e educação, minimizando riscos e gastos públicos. O Programa propõe atendimento pediátrico especializado, contando com outras especializações.
A condução clínica do paciente pediátrico exige conhecimentos específicos relacionados ao diagnóstico e tratamento, fator muitas vezes limitante para o profissional que atua na saúde da família. As atividades desenvolvidas pelo PECP propiciam complementaridade, consistência e segurança para a assistência à criança e ao adolescente. Dessa forma, o Programa atende às reais necessidades das Unidades Básicas de Saúde (UBS), podendo cumprir seu papel no vínculo estabelecido entre o governo e o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).
O PECP proporciona às redes primária e secundária pediátricas do SUS a integralidade da assistência, reduzindo tempo de espera, de morbidade, de sequelas e mortalidade, além de ampliar a capacidade de atendimento. Esta iniciativa foi desligada da plataforma PROADI-SUS em 31 de janeiro de 2018 e segue hoje por meio de convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (SMS-SP)
O Programa utiliza-se de profissionais altamente qualificados, que participam de programa de educação continuada e que se pautam em protocolos institucionais pré-estabelecidos para prestar um atendimento pautado nas melhores práticas em pediatria.
Liderado pelo HIAE, o programa recebe a demanda das UBS’s do subdistrito do Campo Limpo, que solicitam consultas para pacientes integrantes da população local. Tem a SMS-SP como órgão regulador.


Introdução


Métodos


Resultados


Liderança


Equipe


Colaboração


Área Técnica


INDICADORES

CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando