Qualificação em Assistência Farmacêutica para profissionais do Sistema Único de Saúde com o uso da simulação realística
Hospital Israelita Albert Einstein

Qualificação em Assistência Farmacêutica para profissionais do Sistema Único de Saúde com o uso da simulação realística
Assistência Farmacêutica
2018-2020

Qualificação em Assistência Farmacêutica para profissionais do Sistema Único de Saúde com o uso da simulação realística
Resumo
O projeto visa qualificar profissionais farmacêuticos do Sistema Único de Saúde (SUS) em processos de gerenciamento e fornecimento dos fármacos, assim como nas análises dos processos e segurança da terapia medicamentosa. À medida que esses profissionais estiverem sensibilizados para atuar com temas de qualidade e segurança do paciente, poderão contribuir para a criação e/ou manutenção de um cuidado assistencial mais eficiente.
No início do milênio, cerca de 98 mil pessoas morriam, anualmente, em decorrência de erros ocorridos durante a hospitalização do paciente Institute of Medicine (IOM), dos Estados Unidos da América (EUA), na publicação “To Error is Human Building a Safer Health System” (1999). No Brasil, pesquisadores utilizaram um método semelhante ao clássico relatório, confirmando a alta incidência de eventos adversos. Apesar de avanços na cultura de segurança desde então, 1 em cada 10 pacientes desenvolvem uma condição adquirida devido a assistência à saúde durante a hospitalização. Nas últimas décadas, portanto, muitas atenções estão voltadas para o alcance de resultados positivos, no que diz respeito à qualidade da assistência e à segurança do paciente, justificando, inclusive, investimentos significativos nessas áreas.
O objetivo do projeto é qualificar farmacêuticos do SUS para o exercício da farmácia clínica, por meio da análise dos processos de qualidade e segurança do paciente. Essa intenção considera a importância e o potencial de desempenho do profissional farmacêutico, como um elemento relevante para o bem-estar do paciente, da família e da comunidade, na prevenção dos eventos adversos e redução da morbi-mortalidade relacionada à terapêutica medicamentosa. A capacitação “Qualificação em Assistência Farmacêutica para Profissionais do Sistema Único de Saúde com Simulação Realística” tem a intenção de elevar o conhecimento dos profissionais, minimizando, dessa forma, possibilidades de cometer de erros e maximizando sua capacidade de prestar uma assistência com mais qualidade, o que agrega ainda mais benefícios aos usuários do SUS.
A metodologia empregada inclui, além das aulas teóricas, o importante recurso da Simulação Realística, forma de treinamento inovadora, que estimula o processo de ensino-aprendizagem, integrando a teoria à prática. O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de realidade virtual, simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais, em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital-virtual ou a ambientes pré-hospitalares, favorecendo treinamentos práticos.
O treinamento é direcionado a profissionais farmacêuticos de instituições públicas e filantrópicas indicados pelo Ministério da Saúde. A abrangência geográfica do projeto é nacional. O curso será realizado no Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein.


Introdução


Métodos


Resultados


Liderança


Equipe


Colaboração


Área Técnica


INDICADORES

1649
Profissionais
capacitados
CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando