Qualificação em Assistência Farmacêutica para profissionais do Sistema Único de Saúde com o uso da simulação realística
Hospital Israelita Albert Einstein

Qualificação em Assistência Farmacêutica para profissionais do Sistema Único de Saúde com o uso da simulação realística
Assistência Farmacêutica
2018-2020

Qualificação em Assistência Farmacêutica para profissionais do Sistema Único de Saúde com o uso da simulação realística
Resumo

O projeto visa qualificar os farmacêuticos para a análise dos processos de qualidade e segurança do paciente no processo da administração de medicamentos.

Segue abaixo os temas, estações e cenários.

  1. Aula teórica:
  • Segurança do Paciente – Farmácia Clínica e indicadores, PNSP e Programa de Monitoramento do Uso de Antimicrobianos;
  • Organização, gerenciamento e armazenagem de medicamento (leis e regulamentos);
  • Preparo dispensação e administração de medicamento (políticas de segurança – administração, identificação, dose e via de administração);
  • Segurança na prescrição - Interações – análises das prescrições;
  • Prática Segura (NR32; EPI; Descarte; Colaborador e ambiente);
  • Dispensação de medicamento oncológico (Portaria 420 – 2010);
  • Manuais e procedimentos padrões;
  • Padronização de Pacotes;
  • Dose unitária/ individual.

 

  1. Cenários:
  • Evento Adverso Grave (EAG);
  • Segurança na Prescrição;
  • Prática Segura;
  • Processo de Segurança;
  • Terapêutica;
  • Comportamental;
  • Conciliação Medicamentosa;
  • Dispensação de medicamentos oncológicos.

 

  1. Vídeo discussão:
  • O vídeo realizará um tour pela Farmácia Central a fim de demonstrar o processo da assistência farmacêutica hospitalar, com o foco na segurança do paciente, gerenciamento do risco e qualidade dos processos. Abordaremos as etapas de: seleção e padronização de medicamentos; recebimento, armazenamento e distribuição; Farmácia Clínica: prescrição e análise da prescrição médica, rotina gerenciada e preparo; dispensação: manipulação de injetáveis e automação de medicamentos no Hospital Israelita Albert Einstein.


Introdução

O projeto “Qualificação em Assistência Farmacêutica para profissionais do Sistema Único de Saúde com Simulação Realística” é realizado através da parceria com o Ministério da Saúde e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE).

O programa do curso foi desenvolvido baseado no método de simulação localizado no Centro de Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein, o qual possui moderna estrutura  e equipamentos para desenvolver tal atividade.

O objetivo do projeto é qualificar os profissionais farmacêuticos do Sistema Único de Saúde em processos de gerenciamento e fornecimento dos fármacos e nas análises dos processos e segurança da terapia medicamentosa e está em acordo com o Plano Nacional de Saúde 2016-2019, conforme mencionado na Portaria 3.362, Seção I , “Art. 17 – Os projetos de apoio deverão ser classificados em, pelo menos, um dos objetivos do Plano Nacional de Saúde e em uma das seguintes áreas de atuação, destacando-se a relevância e o potencial de contribuição do projeto para a governança do SUS”.



Métodos

O relatório do Institute of Medicine (IOM), To Error is Human, de 1999, apresentou dados alarmantes sobre a segurança do paciente mostrando que cerca de 98.000 pacientes morrem por erros ocorridos durante a hospitalização nos Estados Unidos, anualmente. O relatório traz recomendações sobre programas de treinamento para equipe interdisciplinar com a incorporação da “simulação” como método de treinamento. Esse cenário reforça a importância da inovação e do investimento nas metodologias de treinamento com foco no aprendizado e na aplicação prática do conhecimento adquirido pelo profissional da saúde.

A Simulação Realística é uma metodologia de treinamento inovadora, que estimula o processo de ensino-aprendizagem, integrando a teoria à prática.  Apoiada pelo o uso de tecnologia de alta complexidade, permite constantes reflexões dos participantes, quanto às suas ações e planejamento baseados na realidade. Além disso, favorece um ambiente participativo e de interatividade, onde os profissionais vivenciam uma situação-problema de forma individual e em grupo.

O Centro de Simulação Realística (CSR) do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE) oferece treinamentos que simulam condições reais no qual um determinado procedimento ou comportamento deverão ser empregados, propiciando melhor retenção da informação.

O treinamento por simulação realística utiliza simuladores de realidade virtual, simuladores de pacientes (robôs), manequins estáticos e atores profissionais em instalações que criam um ambiente semelhante a um hospital-virtual ou a ambientes pré-hospitalares favorecendo treinamentos práticos (hands on).

O CSR possui ambientes reversíveis e adaptáveis a cada situação proposta, salas de feedback (debriefing),  salas de controle e comando central. Conta com uma estrutura de alta complexidade que favorece a captação e a organização das imagens e do som, em tempo real, permitindo que os vários ambientes e cenários do CSR sejam monitorados. 

 



Resultados
  • Taxa de aquisição de conhecimento: é a média entre o pré e pós teste realizada pelo profissional. O resultado é expresso em porcentagem. Espera-se que esta média seja acima de 15%.
  • Taxa de aproveitamento de vagas: é o resultado de aproveitamento das vagas, levando em consideração a quantidade de inscritos e a quantidade de presentes. É desejável que este valor seja acima de 90% de vagas ocupadas.
  • Avaliação de reação do curso: questionário preenchido pelo participante para avaliar a qualidade do curso. A meta será obtermos 90% de bom/excelente no item geral do treinamento.


Liderança

Joyce Kelly Barreto - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
Fábio Teixeira Ferracini - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin



Equipe
Priscilla Cerullo Hashimoto - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
Analuiza Ribeiro da Silva - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
Midia Martinez Matias - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP
Veronica Borsaro Rosa - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP
Glayce do Nascimento Lopes de Paula, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP
Elisabeth Cristina Araujo, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP
Olivia Cristiane Nascimento Silva, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP
Alex Anastacio Aquino,Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP
Tatiane Evangelista Oliveira, Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

Colaboração
Beatriz Bonadio Aoki - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP
Dourival Sabino Gomes Filho - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
Fernanda Pahim Santos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
Renato Tanjoni - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
Silvia Lefone Milan - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin
Kauê Kamia de Menezes - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP - Linkedin


Área Técnica
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE).

INDICADORES

CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando