Capacitação e formação em Pesquisa Clínica
Hospital Moinhos de Vento

Capacitação e formação em Pesquisa Clínica
Pesquisa Clínica
2018-2020

Capacitação e formação em Pesquisa Clínica
Resumo
A Pesquisa Clínica envolve a avaliação de intervenções em saúde (medicamentos, exames, procedimentos, equipamentos, entre outros) utilizando metodologia científica adequada que resulte na produção da evidência científica de alto nível. Para tanto, é essencial a formação continuada e qualificada dos profissionais envolvidos.
Assim, o Ministério da Saúde lançou o Plano de Ação de Pesquisa Clínica do Brasil, no qual descreve o diagnóstico das atuais necessidades desta área no país e estabelece objetivos a serem alcançados, dentre eles “promover a formação continuada de recursos humanos em pesquisa clínica”. 
O objetivo do projeto é desenvolver atividades que auxiliem na formação qualificada de profissionais em pesquisa clínica, contribuindo para o avanço técnico-científico, a criação de redes de colaboração e a qualificação da pesquisa clínica no Brasil.
O projeto oferece capacitação através de 14 cursos de curta duração (totalizando 158h), na modalidade educação a distância (EAD). Os cursos são gratuitos e  destinados a profissionais de todo o Brasil que trabalham com pesquisa ou que desejam desenvolver iniciativas nesse campo.
Também são oferecidas oficinas presenciais/remotas em tópicos avançados em pesquisa clínica, para profissionais que já tenham expertise na área. Cada oficina possui carga horária variada, entre 16-40h, e é ofertada a 35 profissionais selecionados pelo Ministério da Saúde.
 
O projeto está em execução, em atividades de planejamento. 
Espera-se que a capacitação e a formação de profissionais em pesquisa clínica viabilize o aumento na quantidade e na qualidade da produção científica nacional na área da saúde, possibilitando também o aumento do número de 
colaborações nacionais e internacionais. Entende-se que este não é um objetivo a ser alcançado imediatamente, mas que, com o acúmulo de iniciativas como o presente projeto, é possível alcançá-lo a médio e longo prazo.


Introdução
A Pesquisa Clínica envolve a avaliação de intervenções em saúde (medicamentos, exames, procedimentos, equipamentos, entre outros) utilizando metodologia científica adequada que resulte na produção da evidência científica de alto nível. Para isso, é essencial a formação continuada e qualificada dos profissionais envolvidos.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde, por meio da Portaria Nº 559, de 9 de março de 2018, instituiu o Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil, que descreve o diagnóstico das atuais necessidades da área de pesquisa clínica no país. Entre as necessidades apontadas, destacam-se a formação de profissionais para qualificação da produção científica e a redução da dependência produtiva do país.

O Plano de Ação em Pesquisa Clínica apresenta seis eixos estratégicos. Um deles trata especificamente da formação profissional em pesquisa clínica e tem como objetivo promover a formação continuada de recursos humanos. Esse eixo descreve ações que incluem: apoiar propostas de mestrado profissional e doutorado na área; capacitar profissionais em pesquisa clínica no âmbito do PROADI-SUS, por meio de cursos de capacitação presenciais, EAD e de especialização; e ampliar parcerias internacionais.

Nesse sentido, o projeto de Capacitação e Formação em Pesquisa Clínica tem o objetivo de qualificar profissionais que já trabalham com pesquisa clínica e também profissionais que desejam iniciar projetos nesta área do conhecimento por meio de  cursos de capacitação em EAD e realização de oficinas presenciais/remotas de tópicos avançados.


Métodos
O projeto oferece 14 cursos de curta duração na modalidade EAD. A carga horária de cada curso varia entre 4 e 20h, totalizando 158 horas de capacitação. Os cursos são gratuitos e destinados a profissionais que trabalham com pesquisa ou que desejam desenvolver iniciativas nesse campo. Os cursos são ofertados na plataforma de educação a distância do Hospital Moinhos de Vento (EdX), utilizando metodologias ativas de aprendizagem e auto-instrucionais.

Também são realizadas oficinas presenciais ou remotas em tópicos avançados ou emergentes, destinadas a profissionais que trabalham com pesquisa clínica com expertise na área (profissionais sêniores) e que desejam aprofundar seus conhecimentos em tópicos específicos. São priorizados profissionais que atuam em instituições públicas. A carga horária de cada oficina varia entre 16 e 40h. As turmas são formadas por 35 profissionais selecionados pelo Ministério da Saúde.  


Resultados

Através da oferta de cursos presenciais e on-line, o Projeto Pesquisa Clínica qualificou 25.459 profissionais atuantes em Pesquisa Clínica.


O Curso Gestão da Qualidade em Pesquisa Clínica, com duração de 36 horas, qualificou 98 profissionais, em três turmas distintas:

- 1ª edição (presencial): 35 alunos inscritos - 35 concluintes
- 2ª edição  Turma 1 (on-line): 35 alunos inscritos - 31 concluintes
- 2ª edição Turma 2 (on-line): 35 alunos inscritos - 32 concluintes



O projeto capacitou, ainda, profissionais através de cursos de cursta duração, na modalidade on-line (EaD) e autoinstrucionais.
Através destes cursos, o projeto alcançou 25.361 matrículas, sendo emitidos 10.953 certificados, em 11 diferentes cursos: 

- Prática clínica baseada em evidências e o contexto da pesquisa clínica (ofertado em três edições)
- Elaborando um protocolo de ensaio clínico I: racional, objetivos e delineamento do estudo (ofertado em três edições)
- Elaborando um protocolo de ensaio clínico II: população, intervenções/exposições, randomização, desfecho e cegamento (ofertado em três edições)
- Elaborando um protocolo de ensaio clínico III: considerações estatísticas, éticas e operacionais (ofertado em três edições)
- Ética em pesquisa clínica: aspectos práticos (ofertado em três edições)
- Aspectos operacionais I:  Organização de documentos e dados de pesquisa
- Aspectos operacionais II: Estruturação da equipe e tópicos regulatórios em pesquisa
- Aspectos operacionais III: Implementação e acompanhamento do estudo
- Aspectos operacionais IV: Gerenciamento e conclusão do estudo
- Estrutura e gerenciamento de centro de pesquisa clínica
- Disseminação do conhecimento: publicações científicas e divulgação do estudo


Liderança
Renata Kochhann – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS – Lattes

Equipe
Adriana Raquel Binsfeld Hess - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS -Lattes

Carolina Travi Canabarro - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS -Lattes

Cláudio da Silva Zachia Alan - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS - Lattes

Gabriela Soares Rech - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS - Lattes

Maria Eugênia Bresolin Pinto – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS - Lattes

Paulo Márcio Condessa Pitrez – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS -Lattes


Regis Goulart Rosa – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS – Lattes


Colaboração
Rede Nacional de Pesquisa Clínica (RNPC)


Área Técnica
Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT)

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE)


INDICADORES

EDITAIS

Seleção para participantes do curso de Gestão da Qualidade em Pesquisa Clínica
Associação Hospitalar Moinhos de Vento (AHMV), entidade privada sem fins lucrativos, inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda sob o n.º 92.685.833/0001-51, com sede a Rua Ramiro Barcelos, 910 - Floresta - CEP: 90.035-001 - Porto Alegre/RS, torna público, para o conhecimento dos interessados, que estão abertas as inscrições do processo seletivo para participantes do curso Gestão da Qualidade em Pesquisa Clínica, tendo como objetivo viabilizar aos participantes momentos de discussão e interação entre os pares sobre os procedimentos necessários para uma gestão eficiente de Centros de Pesquisa e Estudos Clínicos, desenvolvido pelo Projeto "CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO EM PESQUISA CLÍNICA" Processo NUP n.º 25000.007820/2018-91, do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS - PROADI-SUS, desenvolvido em parceria entre a AHMV e o Ministério da Saúde.


Para inscrições, acesse este link. 
Edital e cronograma no anexo. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Inscrições abertas para curso de Gestão da Qualidade em Pesquisa Clínica. Participe!
17.05.2021
Inscrições abertas para curso de Gestão da Qualidade em Pesquisa Clínica. Participe!
                                  &nbs...
Projeto de Pesquisa Clínica oferta onze cursos gratuitos até 30 de dezembro
15.12.2020
Projeto de Pesquisa Clínica oferta onze cursos gratuitos até 30 de dezembro

O Hospital Moinhos de Vento, em parceria com o Ministério da Saúde e pelo #ProadiSUS, oferta diversos cursos g...

CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando