Formação e qualificação de técnicos para o SUS.
Hospital Moinhos de Vento

Formação e qualificação de técnicos para o SUS.
Técnico e Pós-Técnico
2018-2020

Formação e qualificação de técnicos para o SUS.
Resumo
O profissional técnico em enfermagem tem papel fundamental na qualidade da assistência prestada ao paciente. O avanço na magnitude tecnológica e a complexidade exigida nos atendimentos aos usuários do SUS evidenciam a necessidade de fortalecer e qualificar essa força de trabalho.

A formação e o aperfeiçoamento profissional, voltados para a atuação sintonizada com as condições e realidades atuais do SUS, impactam diretamente em melhorias na qualidade dos serviços prestados à população.

O projeto tem como objetivos qualificar a assistência no âmbito do SUS por meio da formação de técnicos em enfermagem e da avaliação do impacto do curso de especialização técnica, e ainda disseminar o conhecimento gerado em sua edição anterior por meio da elaboração de livro, manual e artigos científicos.

Considerando a formação de técnicos em enfermagem, a execução do curso ocorre de acordo com as metodologias de ensino da Escola Técnica do Hospital Moinhos de Vento.

Para a avaliação do impacto do curso de especialização técnica, foi construído um instrumento com foco na avaliação das competências adquiridas pelos egressos durante a formação. O instrumento considerou aspectos quantitativos e qualitativos, com vistas a obter subsídios importantes para o processo de mudanças proposto na formação dos especialistas.

Na elaboração do livro sobre construção de currículo baseado em competências, o objetivo é apresentar de maneira sistematizada como um currículo pode ser construído para desenvolver as competências necessárias para a atuação profissional. No livro serão registradas as experiências do projeto no triênio 2015-2017 e os conteúdos serão complementados com revisão da literatura.

O manual sobre a implementação de cursos de especialização para técnicos em enfermagem consiste nas instruções sobre o que é necessário para que um curso de especialização seja viabilizado. Para o desenvolvimento do manual será realizada revisão da literatura, legislação e demais documentos correlatos ao tema.

Também serão elaborados artigos como forma de disseminar e replicar as metodologias utilizadas na elaboração do currículo do curso de especialização e para a avaliação do impacto do curso.

O projeto está em execução. Espera-se que a formação de técnicos em enfermagem qualifique o atendimento junto às instituições de saúde e proporcione a geração de emprego e renda aos egressos do curso.

Os resultados preliminares da avaliação do impacto do curso de especialização apontam para o efetivo desenvolvimento das competências requeridas para os atendimentos em áreas altamente especializadas, transformando o egresso em um profissional capaz de atuar de forma crítica e propositiva.

Com a elaboração do livro, manual e artigos espera-se sistematizar e disseminar o modelo desenvolvido pelo projeto e servir como referencial para a construção de currículo, implementação e avaliação de cursos.


Introdução
No âmbito do setor saúde, a qualidade dos serviços está intrinsecamente relacionada à sua força de trabalho, tanto nos aspectos quantitativos quanto qualitativos, cuja repercussão manifesta-se no atendimento prestado à população em todos os níveis de complexidade.

Dentre os profissionais de enfermagem, estima-se que o quadro seja formado por mais de 80% de auxiliares e técnicos, número expressivo para o segmento da saúde. Os dados epidemiológicos de saúde evidenciam quanto a necessidade de fortalecer e qualificar esta força de trabalho.

O projeto Técnico e Pós-Técnico tem como objetivos transformar socialmente a população de uma região intramunicipal de Porto Alegre, por meio da formação de técnicos em enfermagem; avaliar a qualificação do conhecimento e das ações dos profissionais técnicos em enfermagem egressos do curso de especialização técnica, mediante instrumento de avaliação; elaborar um livro conceitual que abordará as metodologias para construção de currículos de cursos; elaborar um manual em formato de cartilha sobre como implementar cursos de especialização técnica voltados para o SUS e elaborar artigos científicos sobre os temas abordados na execução do projeto.

Métodos

Para a formação de técnicos em enfermagem o processo de seleção ocorreu mediante edital. Foram ofertadas 44 vagas. A formação está em andamento.

Para a avaliação do curso de especialização técnica, foi elaborado um instrumento quali-quantitativo. O mesmo foi aplicado de forma virtual aos 204 alunos de 33 instituições do SUS do Rio Grande do Sul, egressos do curso. As lideranças imediatas destes profissionais também receberam o convite para a participação na pesquisa. A avaliação pelos gestores se deu de forma presencial, em formato de entrevista iniciando com uma questão norteadora. Para a validação do instrumento a análise ocorreu por meio da psicometria. Também foram realizadas análises estatísticas descritivas, assim como testes de hipóteses. A análise qualitativa ocorreu por meio da análise de conteúdo.

Para a elaboração do livro sobre metodologias de construção de currículo baseado em competências, serão registradas as experiências do projeto no triênio anterior. Estas informações serão complementadas com revisão da literatura. O objetivo é apresentar de maneira sistematizada como um currículo pode ser desenvolvido visando as competências profissionais previstas no perfil do egresso.

Para a elaboração do manual sobre implementação de cursos de especialização para técnicos em enfermagem, será realizada revisão da literatura e demais documentos correlatos acerca do tema. O manual em formato de cartilha servirá como referencial para subsidiar o planejamento e a implementação de cursos de especialização técnica voltados para o SUS.

Para a elaboração dos artigos serão registradas as experiências do projeto no triênio anterior, bem como os resultados obtidos na avaliação do impacto do curso de especialização técnica. Os artigos serão uma forma de disseminar a metodologia utilizada no projeto, para possíveis replicações.



Resultados

O projeto está em execução. Espera-se formar técnicos em enfermagem e transformar socialmente, pela geração de emprego e renda, a população de uma Região Intramunicipal de Porto Alegre - Distrito de Saúde Restinga e Extremo-Sul, contribuindo para a qualidade na assistência do SUS.

Com os resultados obtidos na avaliação do curso de especialização técnica, espera-se contribuir com a disponibilização de um instrumento com foco em identificar o grau de competências adquiridas pelos alunos egressos de cursos que tenham a organização curricular baseada em competências.

Espera-se disponibilizar materiais científicos sobre as temáticas de elaboração de currículos mediante metodologias inovadoras e o desenvolvimento de competências em profissionais técnicos em enfermagem para que outras instituições possam replicar o modelo adotado.

O livro abordará o processo de implantação e desenvolvimento de currículo baseado em competências na saúde, bem como o efeito do curso na prática profissional. Já o manual constará o passo-a-passo do que é necessário para que um curso de especialização seja implementado. Ainda, serão desenvolvidos dois artigos: o primeiro apresentará a metodologia de construção de currículo baseado em competências. O segundo, apresentará o resultado da avaliação dos cursos de especialização técnica ofertados no triênio anterior.



Liderança

Liderança(s)

Patricia Raquel Bohn - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS -  Lattes



Equipe

Equipe

Cassia Simeão Vilanova - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS - Lattes

Marcela Pasetto - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS – Lattes

Maria Eugênia Bresolin Pinto – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS – Lattes



Colaboração


Área Técnica


INDICADORES

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Curso gratuito já formou mais de 270 técnicos de enfermagem no Rio Grande do Sul
14.11.2019
Curso gratuito já formou mais de 270 técnicos de enfermagem no Rio Grande do Sul
“Essa é a realização de um sonho que talvez eu não conseguisse alcançar sozinha." As p...
CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando