Capacitação em preceptoria de residência médica
Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Capacitação em preceptoria de residência médica
Preceptoria RM
2018-2020

Capacitação em preceptoria de residência médica
Resumo

CAPACITAÇÃO EM PRECEPTORIA DE RESIDÊNCIA MÉDICA

 

Introdução

 

A Residência Médica (RM) constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu considerada fundamental para a consolidação da formação profissional e da especialização médica. O preceptor participa integralmente da formação do residente como supervisor, professor e tutor. No entanto, na maioria dos programas de RM, o profissional de saúde assume as funções de preceptor sem ter sido preparado para tal. Assim, para transformar essa realidade, o Curso de Capacitação em Preceptoria de RM se baseará nas estratégias de ensino-aprendizagem organizadas para apoiar a construção de um diagnóstico situacional e na elaboração de um projeto de estratégia de RM.

Adicionalmente, o projeto visa apoiar a Lei 12.871, de 22 de outubro de 2013, que prevê a oferta anual de vagas equivalente ao número de egressos da graduação de medicina. Além da Portaria Interministerial MEC/MS n° 1.618, de 01 de outubro de 2015, que instituiu o Plano Nacional de Formação de Preceptores para Programas de Residência na Modalidade Medicina Geral da Família e Comunidade.

 

Objetivo

Capacitar médicos que atuam como supervisores, preceptores ou participam da implantação de programas de RM, vidando o desenvolvimento pedagógico e de gestão, em especial, nas áreas de Medicina Geral de Família e Comunidade, bem como áreas de atendimento da Atenção Básica, no sentido de aprimorar os programas e contribuir para a melhoria dos processos de ensino e cuidado à saúde, fortalecendo as políticas públicas de expansão e qualificação da RM no Brasil.

 

 

Objetivos Específicos

  • Desenvolver e implementar curso de extensão na modalidade híbrida, de 80 horas, sendo 16 horas de encontro presencial e 64 horas online com tutoria e mediação pedagógica contínua.

 

  • Promover  três edições do curso de extensão, híbrido em uma plataforma de Educação a Distância.

 

  • Promover o encontro Presencial, em dois dias, em cada uma das 3 edições do curso, reunindo 400 preceptores de RM, tutores e especialistas.

 

 

Metodologia

O curso de Capacitação de Preceptores de RM que utilizará o método da problematização com a análise do diagnóstico situacional do programa de RM e elaboração de um projeto de estágio. O curso se caracteriza por uma estrutura híbrida: um encontro presencial e atividades de ensino online, por meio de ambiente virtual de aprendizagem (AVA), com carga horária total de 80 horas.

Resultados

Em 2018 tivemos 594 inscritos, 468 selecionados, 421 matriculados. Destes 337  foram aprovados, o que representa 80% dos alunos.  
Na edição de 2019 tivemos 720 inscritos, 502 aprovados no processo seletivo. Nos dias 16 e 17 de agosto tivemos o encontro presencial com a participação de 449 alunos de todas as regioes do brasil. O curso esta em andamento com o encerramento  previsto para 18/12/2019.

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Introdução

A Residência Médica (RM) constitui uma modalidade de ensino de Pós-graduação Lato sensu considerada fundamental para a consolidação da formação profissional e da especialização médica.

No Brasil, a RM foi iniciada na década de 1940, em 1967 foi criada a Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e, em 1977, a RM foi regulamentada pelo Decreto nº. 80.281, que implantou a Comissão Nacional da Residência Médica. A partir do Decreto a formação em RM, quando cumprida integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista.

O preceptor participa integralmente da formação do residente como supervisor, professor e modelo. No entanto, o profissional da saúde assume as funções de preceptor na maioria das vezes sem ter sido preparado para tal. Embora, espera-se que o Programa de RM tenha um projeto pedagógico que expresse seus objetivos educacionais, conteúdos e métodos de ensino e de avaliação do aprendizado do residente e do próprio programa.

Adicionalmente, o projeto visa apoiar a Lei 12.871, de 22 de outubro de 2013, que visa a oferta anual de vagas equivalente ao número de egressos da graduação de medicina. Além da Portaria Interministerial MEC/MS n° 1.618, de 01 de outubro de 2015, que instituiu o Plano Nacional de Formação de Preceptores para Programas de Residência na Modalidade Medicina Geral da Família e Comunidade.
 
Desta forma, o curso de Capacitação em Preceptoria de RM, se destina a capacitar preceptores de RM. Para tanto, define como perfil do preceptor: profissional competente na sua área de atuação, ético, crítico, reflexivo, humanista, capacitado a formar profissionais em serviço, com visão crítica do seu papel social como educador. Além de apto a elaborar e coordenar um programa ou estágio de RM de acordo com as normas e leis vigentes, reconhecendo as necessidades de saúde da população brasileira.



Métodos

O projeto se propõe a ofertar 03 edições de Curso de Capacitação em Preceptoria de RM, composto por 80 horas e ofertado a 1.200 alunos, sendo 400 participantes em cada edição.

O curso se caracteriza como híbrido: um encontro presencial e atividades de ensino online, por meio de ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os participantes são organizados em turmas acompanhados por tutores. O encontro presencial -  compreende atividades teóricas e práticas mediadas pelos tutores, tem duração de 2 dias.
O AVA está estruturado com diferentes recursos que viabilizam os objetivos educacionais propostos. Nele, os alunos têm acesso ao material didático, distribuídas em 03 módulos e realizam as tarefas, interagem entre si nas respectivas turmas  com o tutor responsável, além disso realizam as avaliações de aprendizagem. 

O Módulo I tem por objetivo que o preceptor faça o diagnóstico situacional do seu programa de RM. O Módulo II visa à aquisição e o desenvolvimento de competências pedagógicas exigidas de um preceptor. O Módulo III tem o foco na gestão do programa e na aquisição de competências que permitam ao preceptor elaborar um planejamento educacional de um estágio, ou mesmo de um programa de RM.

Este projeto se fundamenta nos conceitos da aprendizagem significativa e da aprendizagem de adultos.

O curso considera a avaliação parte integrante do processo de ensino-aprendizagem. Ela se realiza continuamente (avaliação formativa), sob a forma de diálogo com o tutor e dos instrumentos do AVA, ao final de cada módulo e de cada curso. Além dessas, são realizadas Avaliações de Desempenho do aluno (frequência e aproveitamento), a Avaliação de Reação e a Avaliação de Comportamento, que objetiva saber como o aluno emprega os conceitos aprendidos em seu dia-a-dia no acompnhamento de seus residentes.



Resultados

Durante toda a execução do projeto cerca de 1000 médicos preceptores foram capacitados.
O curso teve como resultado o aprimoramento pedagógico e de gestão dos Preceptores dos Programas de Residência Médica, principalmente, em Medicina Geral de Família e Comunidade.
Além do aprimoramento dos Programas de Residência Médica, por meio do desenvolvimento destes profissionais, espera-se promover uma melhor distribuição e alocação regional de profissionais de saúde em áreas estratégicas do SUS, já que a capacitação tem abrangência nacional e com capilaridade em todas as regiões do país.

Em 2018 tivemos 594 inscritos, 468 selecionados, 421 matriculados. Destes 337  foram aprovados, o que representa 80% dos alunos.  
Na edição de 2019 tivemos 720 inscritos, 502 aprovados no processo seletivo. Nos dias 16 e 17 de agosto tivemos o encontro presencial com a participação de 449 alunos de todas as regioes do brasil. O curso esta em andamento com o encerramento  previsto para 18/12/2019.



Liderança
Nídia Cristina de Souza 
Camila Araujo da Silva-  http://lattes.cnpq.br/0526137049758517

Equipe

Gustavo Faibischew Prado http://lattes.cnpq.br/4633019225952599
Jocimara Rodrigues de Souza- 
Débora Schuskel- http://lattes.cnpq.br/9752545029808262



Colaboração
Milton de Arruda Martins
Patrícia Tempsky
(TEMA PROJETOS EDUCACIONAIS E ASSISTENCIAIS EM SAUDE LTDA.)

Área Técnica
Secretaria de Gestão do trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)
Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde (DEPREPS)

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