Fortalecimento da gestão estadual do sistema único de saúde
Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fortalecimento da gestão estadual do sistema único de saúde
Fortalecimento Gestão Estadual
2018-2020

Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Resumo
O Projeto Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Ministério da Saúde e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para apoiar o planejamento estratégico das Secretarias Estaduais de Saúde para o próximo quadriênio de governo.  O projeto tem como objetivos apoiar a construção de mapas estratégicos a partir da análise do cenário atual e futuro do SUS nas Secretarias Estaduais de Saúde aderentes ao projeto; apoiar a integração entre os instrumentos de planejamento do SUS e de planejamento físico orçamentário, com destaque para o PPA e LDO, por meio de capacitação e apoio para a construção dos produtos esperados, considerando as diferentes realidades regionais e as necessidades de saúde da população; e apoiar o desdobramento do planejamento estratégico das SES em Programações Anuais de Saúde (PAS), integradas à Lei Orçamentária Anual (LOA). Como produtos, pretende-se construir o Mapa Estratégico das SES, o Plano de Ação, o Painel de Bordo e o Relatório de Coerência entre os instrumentos de planejamento e gestão.

Introdução

    O Plano de Saúde norteia a elaboração do planejamento e o orçamento do governo no tocante à saúde. Para tanto, é pressuposto que os gestores do SUS, nos diversos âmbitos: Federal, Estaduais e municipais, elaborem os planos de saúde considerando a compatibilização e alinhamento entre os instrumentos específicos do planejamento em saúde (Plano de Saúde e respectivas Programações Anuais e Relatórios de Gestão) e os instrumentos de planejamento e orçamento de governo, o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA), de forma que estes se interliguem, sequencialmente, compondo um processo cíclico de planejamento para operacionalização integrada, solidária e sistêmica do SUS.

            Frente aos crescentes desafios da gestão estadual do SUS, que demandam uma agenda de inovação e eficiência para o seu enfrentamento, o CONASS propôs ao Ministério da Saúde, no âmbito do PROADI-SUS, o desenvolvimento do Projeto: Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS. Neste projeto as Secretarias Estaduais de Saúde serão apoiadas na realização do seu planejamento estratégico para o próximo quadriênio de governo, instrumentalizando a gestão para a elaboração do Plano Estadual de Saúde e apoiando para que os mesmos estejam em conformidade com os demais instrumentos do governo, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a Lei Orçamentária Anual (LOA) e deem ênfase às necessidades de saúde regionais.

Métodos

O apoio às SES ocorrerá por meio da disponibilização de consultores para integrar e facilitar o desenvolvimento das oficinas de trabalho para construção do Plano Estadual de Saúde. 

A metodologia para a construção dos produtos esperados do projeto (Mapas Estratégicos, Planos de Ação, Tábua de Indicadores e Relatório de coerência dos instrumentos de gestão)  utilizará as ferramentas do Balanced Scorecard (BSC) e do Planejamento Estratégico Situacional (PES), lançando mão também de outras ferramentas, como por exemplo, a matriz SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities e Threats).



Resultados
De forma geral, espera-se que o projeto resulte no fortalecimento da cultura de gestão estratégica do planejamento estadual do SUS por meio do apoio na construção do planejamento estratégico integrado aos instrumentos de gestão, do desenvolvimento da tábua de indicadores, do mapa estratégico e do plano de ação das secretarias que realizarem a adesão ao projeto.
No ano de 2018 selecionamos os facilitadores do projeto mediante Edital de Chamamento do Processo Seletivo nº 005,  contratamos os consultores do projeto,  realizamos uma oficina de Alinhamento Metodológico e Conceitual com toda equipe do projeto,  e elaboramos um Guia de Diretrizes Metodológicas (a ser publicado no término do projeto) e um material explicativo do projeto.

Liderança

 

Hospital Alemão Hoswaldo Cruz:
Ana Paula de Pinho - Superintendente de Responsabilidade Social
Nídia de Souza - Gerente de Sustentabilidade
Tathiana S. Machado Velasco- Supervisora de Projetos
CONASS
Ministério da Saúde-Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa DGIP

 



Equipe

Hospital Alemão Hoswaldo Cruz: Tathiana S. Machado Velasco (Supervisora de Projetos),  Paula Campos Dell Omo (Analista de Projetos), Julia Victória Maximino (assitente administrativa) consultores técnicos Lena Carneiro, Wilma Madeira e Clara Sete.

Coordenador Técnico pelo CONASS, junto com as assessoras técnicas Lourdes Lemos Almeida e Tereza Cristina Lins Amaral.

Atuam no projeto pelo Ministério da Saúde os Analistas Técnicos de Políticas Sociais Dorian Chim Smarzaro e Mariana das Neves Sant’Anna Tunala.



Colaboração


Área Técnica


INDICADORES

1010
Profissionais envolvidos
com projetos de gestão
CONHEÇA OUTROS PROJETOS
Processando