Conheça a iniciativa do PROADI-SUS que fornece auxílio na reabilitação de pacientes pós-críticos em todo o Brasil. Confira o vídeo!

Conheça a iniciativa do PROADI-SUS que fornece auxílio na reabilitação de pacientes pós-críticos em todo o Brasil. Confira o vídeo! Conheça a iniciativa do PROADI-SUS que fornece auxílio na reabilitação de pacientes pós-críticos em todo o Brasil. Confira o vídeo!

Por meio de um projeto do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, o Hospital Sírio-Libanês conduz o projeto de Reabilitação de pacientes pós-críticos que, durante os anos de 2020 e 2021, focou especificamente na recuperação de indivíduos infectados por COVID-19. Atualmente, a iniciativa teve sua atuação ampliada e agora realiza as terapias de pacientes diagnosticados com diversas comorbidades, como HIV/AIDS, pneumonia, Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outras. 

Hospitais do SUS em todo o Brasil receberam a capacitação multidisciplinar oferecida pelas equipes do projeto Reab, com o intuito de aprimorar os cuidados relacionados à reabilitação de pacientes. A qualificação dos profissionais é realizada in loco, onde também são aplicados protocolos de alta segura, ferramentas de gestão que visam reduzir o tempo médio de permanência em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e reinternação, com foco na independência dos pacientes. 

Além do MS, a iniciativa também é apoiada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS) e pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Conheça, no vídeo abaixo, a história de Edgar Travassos, paciente reabilitado no Hospital Ronaldo Gazolla, no Rio de Janeiro; e confira os depoimentos de Rafael Rangel, diretor da instituição, Jardênia Marçal, responsável técnica do Ministério da Saúde e da Dra. Amanda Pereira, líder do projeto no Hospital Sírio-Libanês. 

No atual triênio, com a expansão da iniciativa, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz também passa a atuar no projeto Reab em todo o Brasil.  

 

Vídeo: Reabilitação de pacientes pós-críticos: Reab. Pós-COVID-19 - YouTube.



Assine a Newsletter