HCor fornece suporte a profissionais de saúde da rede pública para o combate ao coronavírus

HCor fornece suporte a profissionais de saúde da rede pública para o combate ao coronavírus HCor fornece suporte a profissionais de saúde da rede pública para o combate ao coronavírus

Por meio do PROADI-SUS, profissionais são qualificados para o uso de ventiladores mecânicos, essenciais para o tratamento de casos graves da COVID-19  

A pandemia da COVID-19 expandiu a produção e uso de diferentes modelos de ventiladores mecânicos. Além disso, muitos profissionais passaram a assumir novas funções para atender o volume de pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS), o que demanda habilidades específicas para garantir que os pacientes sejam atendidos com qualidade. Por isso, o HCor tem qualificado profissionais de saúde para o uso e manejo de ventiladores mecânicos em pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. 

O projeto, que acontece presencialmente e à distância, já beneficiou médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, auxiliares e técnicos de enfermagem em 15 estados nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, além de Santa Catarina. As atividades são realizadas por profissionais enviados pelo HCor, além de equipes locais contratadas pela instituição.  

A iniciativa em números: 

Além das UTIs de hospitais públicos e de campanha, o projeto qualifica profissionais de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Até o momento, a equipe do HCor visitou 1.400 instituições públicas, realizando sessões de orientação presencial para 4.586 profissionais de saúde entre 29 de abril e 16 de junho.  

Suporte aos casos clínicos:  

Além da qualificação em si, as equipes assistidas têm apoio por teleconsultoria. Com visitas virtuais diárias, das 7h às 19h, os médicos intensivistas do HCor discutem casos clínicos de pacientes com síndrome respiratória aguda grave (SARS) junto aos profissionais de saúde, dando todo o suporte no atendimento e tratamento desses pacientes internados nas unidades da rede pública.  

A iniciativa é executada pelo HCor, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Ministério da Saúde, que definem os estados e instituições beneficiárias, por meio do PROADI-SUS.  A qualificação faz parte do projeto Boas Práticas Cardiovasculares, que disponibiliza, via telemedicina, a análise de exames de eletrocardiografia, além de ofertar uma segunda opinião médica para urgências cardiovasculares. 



Assine a Newsletter