Nova fase de estudo do PROADI-SUS avalia a eficácia da vacinação contra HPV no Brasil

Nova fase de estudo do PROADI-SUS avalia a eficácia da vacinação contra HPV no Brasil Nova fase de estudo do PROADI-SUS avalia a eficácia da vacinação contra HPV no Brasil

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível (IST), que pode provocar lesões genitais de alto risco e que podem ser precursoras de alguns tipos de câncer, como o de colo de útero¹.  Desde 2014, o Ministério da Saúde promove, por meio do Sistema Único de Saúde, a vacinação contra o vírus HPV em crianças de nove a 14 anos e pacientes com imunidade baixa, como portadores de HIV e transplantados².

E para avaliar a eficácia da vacinação contra o HPV nas diferentes regiões brasileiras, o estudo POP-Brasil está iniciando uma nova fase de coleta, que começa em dezembro de 2020, no municípios de Campo Grande (MS) e São Luiz (MA), com o treinamento de profissionais da saúde das unidades que participarão da coleta de dados.

O estudo é promovido pelo Hospital Moinhos de Vento e executado no âmbito do PROADI-SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde dentro do escopo do projeto “Estudo Epidemiológico sobre a Prevalência Nacional de Infecção pelo HPV”. A iniciativa avaliou, em sua primeira fase, a prevalência do vírus entre jovens de 16 a 25 anos. Neste novo momento, o estudo irá verificar se houve diminuição da prevalência e da persistência da infecção após a vacinação dos pacientes.

Ao todo, serão coletadas amostras de cerca de 15 mil pacientes, entre 16 e 25 anos, de todas das capitais brasileiras. Junto à coleta de material genital e sanguíneo, serão realizadas entrevistas para investigar possíveis padrões nas infecções.

Além de trazer informações importantes para novas políticas de vacinação, o estudo também é imprescindível para o combate ao câncer de colo do útero relacionado ao vírus HPV, um dos objetivos da Organização Mundial da Saúde (OMS)³.


Referências: 

  1. https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/hpv-papilomavirus-humano/
  2. http://www.blog.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas/53917-eficacia-da-vacina-contra-hpv-e-maior-quando-aplicada-entre-9-e-14-anos
  3. https://vencerocancer.org.br/noticias-colo-uterino/oms-propoe-metas-para-controle-do-cancer-de-colo-de-utero-em-10-anos/


Assine a Newsletter