Resumo

Mesmo com inúmeros avanços da Saúde no Brasil nos últimos anos, principalmente com relação à ampliação da cobertura nos diferentes níveis de atenção, são notórias as dificuldades das diferentes regiões do país no que se refere à gestão dos serviços de urgência e emergência. Dentre estas dificuldades, destacam-se a questão orçamentária, estrutura, desafios na atração e qualificação profissional, necessidade de fortalecimento dos processos de regulação e, principalmente, de gestão, pontos estes importantes a serem melhorados visando eficiência e qualidade nos serviços ofertados à população.

Uma análise realizada pelo World Bank Group (WBG) aponta que o Brasil poderia aumentar os resultados de saúde em 10% mantendo os gastos, ou poderia reduzir em 34% os seus gastos para atingir os resultados atuais. A baixa qualidade dos serviços de saúde e a necessidade de uma gestão mais efetiva dos recursos fizeram com que alguns métodos e ferramentas comumente adotados na manufatura fossem adaptados para a área de saúde. Dentre eles, destacam-se os princípios da produção enxuta, também sendo conhecida como Lean Healthcare.  Na literatura, o processo que tem apresentado maior número de aplicações da metodologia é o de emergência, pois é considerado altamente ineficiente, apresentando problemas como superlotação, erros, giro ineficiente de leitos, atrasos, alto custo, baixa qualidade e risco elevado para o paciente. 

O Lean é uma filosofia de gestão que utiliza princípios e técnicas para melhoria de processos baseado em tempo e valor, desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar tanto desperdícios quanto atividades de baixo valor agregado.

Todas essas melhorias levam a uma maior qualidade com redução de desperdícios – em outras palavras, maior geração de valor para o paciente. As atividades desenvolvidas promovem a autonomia dos profissionais de saúde beneficiados pelo projeto, resultando em melhora na passagem do paciente pelo serviço de urgência e emergência, até sua chegada ao local correto, com recurso correto e no tempo correto.

Cada Pronto Socorro (PS) tem a oportunidade de oferecer excelência para cada paciente, a cada instante, a cada encontro. O projeto pode ser resumido a: salvar vidas, restaurar a saúde e criar esperança.


Introdução

O Lean nas Emergências tem como objetivo reduzir os riscos à saúde de pacientes e profissionais do setor em unidades hospitalares acometidas pelo problema da superlotação e aumentar a oferta de serviços através da otimização dos fluxos de atendimento utilizando a metodologia Lean Healthcare.

Com a participação dos hospitais Moinhos de Vento e BP - A Beneficência Portuguesa de SP no triênio 2021-2023, busca-se sua capilaridade no país e seu impacto na saúde pública brasileira, beneficiando mais 50 hospitais com a equipe da BP e 36 hospitais com o apoio do HMV. Além do desafio da ampliação da abrangência, soma-se o de garantir a manutenção e sustentabilidade dos resultados obtidos nos ciclos anteriores do projeto.

Entre as metas da iniciativa estão: 

  • Redução dos níveis de superlotação nos serviços de urgência dos hospitais participantes entre o momento de diagnóstico inicial e período de monitoramento do projeto (para esta avaliação será utilizado o Indicador sintético de superlotação NEDOCS - National Emergency Department Overcrowding Score);
  • Redução do tempo de passagem do paciente entre o momento de admissão e a alta, demonstrado como uma variação entre o momento de diagnóstico inicial e o período de monitoramento do projeto (Indicador: tempo de permanência, inclusive internação);
  • E a redução do tempo de passagem do paciente no serviço de urgência, considerando o intervalo de tempo entre a admissão e a chegada a um leito em unidade de internação, demonstrado como uma variação entre o momento de diagnóstico inicial e o período de monitoramento do projeto (Indicador: tempo de permanência, exceto internação). 
  •  

    Objetivos do Plano Nacional de Saúde aos quais o projeto se vincula:

  • Objetivo 02: Promover a ampliação da oferta de serviços da atenção especializada com vista à qualificação do acesso e redução das desigualdades regionais;
  • Objetivo 07: Aperfeiçoar a gestão do SUS visando a garantia do acesso a bens e serviços de saúde e de qualidade.
  •  

    Políticas Públicas vinculadas:

  • Política Nacional de Urgência e Emergência;
  • Política Nacional de Gestão Estratégica e Participativa.
  •  

    Triênio anterior:

    No triênio 2018-2020, o Lean nas Emergências atuou em 102 hospitais de 24 Unidades da Federação de todas as regiões do país. Mais de 1.600 profissionais de saúde de diferentes categorias profissionais foram capacitados em treinamentos presenciais e/ou realizados à distância. Em atividades consultivas in loco, mais de 1.400 profissionais de saúde foram envolvidos.

    De maneira geral, os hospitais beneficiados tiveram, em média, redução de 38% no índice de superlotação (Nedocs), queda de 41% no tempo médio de permanência daqueles pacientes que entraram no serviço de urgência e demandaram internação e diminuição de 21% no tempo médio entre a chegada do paciente ao serviço e primeiro contato com equipe médica.


    Métodos

    A Metodologia Lean utiliza alguns princípios e técnicas operacionais buscando sempre reduzir o desperdício de recursos, a melhoria da qualidade e a maximização do valor entregue ao cliente. As ações se baseiam principalmente na redução de sete desperdícios:

  • Falta de Qualidade;
  • Espera;
  • Estoques;
  • Movimentação;
  • Transporte;
  • Processos desnecessários;
  • Superprodução. 
  • Além de identificar tais desperdícios de uma forma mais clara, oferece ferramentas para reduzi-los. O Pensamento Enxuto é o responsável por guiar a metodologia e ele se baseia em cinco princípios: 

  • Valor: especificar valor sob a ótica do cliente;
  • Fluxo de valor: a melhor sequência as atividades que criam valor;
  • Fluxo contínuo: realizar essas atividades sem interrupção; 
  • Produção puxada: realizar as atividades sempre que alguém as solicita;
  • Perfeição: de maneira cada vez melhor e mais eficaz, com melhoria contínua. 
  • Além das ferramentas próprias, outras teorias são utilizadas na execução, como teoria de filas, teoria das restrições, protocolo de capacidade plena, teoria da variabilidade, estratégias de fluxo entre outros. 

     

    Diagnóstico e Capacitação

    Os hospitais que desejarem aderir ao projeto serão selecionados conforme critérios de elegibilidade. Cada unidade passará inicialmente por um diagnóstico que avaliará o desempenho de seus principais processos assistenciais e de apoio. Em paralelo, um grupo de profissionais de saúde passará por capacitação, a qual envolverá conceitos básicos e ferramentas práticas para aplicação nos hospitais.

     

    Implementação de melhorias

    Concluído o diagnóstico, é iniciada a fase de implementação de melhorias. Nesta etapa, uma dupla de consultores (um médico e um especialista de processos) realizará visitas aos hospitais para capacitar in loco as equipes, identificar oportunidades e apoiar a implementação de melhorias, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean. Essa fase durará, em média, seis meses e, após o término desse período, a equipe da unidade de saúde poderá permanecer vinculada ao projeto por mais 12 meses, submetendo indicadores de monitoramento que permitirão aferir os resultados das ações em um intervalo de tempo maior. Esta plataforma será operada em colaboração com o Hospital Sírio-Libanês (Comunidade Lean nas Emergências).

    Para os hospitais que já tenham recebido o projeto anteriormente, “Lean Fase II”, a principal diferença é que os ciclos de visitas transcorrem durante quatro meses, com foco em temas como: Giro de Leito e Eficiência no Centro Cirúrgico - a cada visita é realizado mapeamento de processos, que, após priorização via matriz de esforço e impacto, elaboram-se planos de ação e monitoramento de indicadores de performance.

     

    Comunicação

    Além das melhorias para redução de desperdícios proporcionadas pelo Lean, são utilizadas algumas ferramentas para melhoria da comunicação entre os profissionais das diversas áreas, em especial os “daily huddles” (encontros diários de troca de informação e tomada de decisão). Também será desenvolvido um Plano de Capacidade Plena para enfrentamento da superlotação, o qual é customizado de acordo com as características de cada hospital. 

     

    Gestão de indicadores

    Além disso, o projeto também orienta as equipes do hospital para que possam estabelecer um método de gestão de processos orientado a indicadores, facilitando o monitoramento dos principais tempos de espera e permanência. Poderão ser incluídas no projeto tanto unidades hospitalares públicas, sob gestão da Administração direta quanto indireta. Também podem ser contempladas unidades privadas filantrópicas que realizam atendimento exclusivo para o Sistema Único de Saúde.

     

    O projeto tem ações focadas em três frentes:

  • Melhoria dos fluxos de trabalho nas emergências dos hospitais e nos fluxos “à montante” (centro cirúrgico, centro diagnóstico, unidades de internação e unidades críticas), podendo eventualmente atuar sobre outros fluxos relacionados a processos de apoio e que porventura possam impactar diretamente na jornada dos pacientes;
  • Desenvolvimento e implantação de um Plano de Capacidade Plena para situações de superlotação dos hospitais;
  • Disponibilização de acesso à plataforma “Comunidade Lean nas Emergências” para compartilhamento de experiências e oferta de conteúdos adicionais de qualificação.

  • Equipe

    • BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

      Liderança

      Rafael Saad Fernandez - Coordenador de Projetos Rodrigo Olyntho De Almeida - Gerente Médico


      Equipe

      Maria Beatriz Germano Pereira - Analista de BI Sonia Maria da Silva Pereira – Assistente  Beatriz Paroli de Miranda - Especialista de processos Bruna Andrade Coghi     - Especialista de processos Daniel Alberto Pereira -Especialista de processos Emerson Pereira Matos -Especialista de processos Joao do Amaral Junior - Especialista de processos Salua Ilza de Andrade     - Especialista de processos Suzan Alves de Oliveira - Especialista de processos Abner Moreira de Araujo  -Médico Consultor Andre Luiz Fernandes -Médico Consultor Lara Ribeiro Santiago Freitas - Médico Consultor Marcos Roberto Martins Vasquez -Médico Consultor Michel Lyra Lucena- Médico Consultor Ruan de Andrade Fernandes - Médico Consultor Sarah Pontes de Barros Leal- Médico Consultor Vinicius Barbosa Cavalcanti- Médico Consultor  


      Colaboração

      Área Técnica
    • Hospital Moinhos de Vento

      Liderança

      Coordenador do Projeto:

      Arthur Felipe Feuchard Linhares Ceraso

      Coordenador Médico:

      Dr. Welfane Cordeiro Júnior


      Equipe

      Especialistas na Metodologia Lean:

      Adriane Lima

      Lauriane Debiasi

      Michele da Rosa Gossling

      Michelli Milleto Lorenzi

      Patricia Friedrich

      Médicos Consultores Lean:

      Amanda Santos Pereira

      Lara Gonçalves Lozada

      Lucas Viana Coimbra

      Luis Fernando Colla da Silva

      Rafael Nicolaidis

      Raphael Zuanazzi

      Equipe Técnica:

      Vanessa Iara Godoi dos Santos

       

       


      Colaboração

      Área Técnica

      Departamento de Assistência Hospitalar e Urgência - DAHU

      Secretaria de Atenção à Saúde - SAS

      Ministério da Saúde

    • Hospital Sírio-Libanês

      Liderança

      Gerente do Projeto:

      Carina Tischler Pires

       

       

       


      Equipe

      Médicos:

      Alexandra Daniel

      Cristiano Valerio Ribeiro | http://lattes.cnpq.br/7598209374019291

      Emerson Oliveira de Medeiros

      Guillermo Socrates Pinheiro de Lemos

      Gustavo Justo Schulz

      Gutemberg Lavoisier Da Cruz | http://lattes.cnpq.br/9600698149657598

      Leonardo de Lima Leite

      Lilian Mesquita Gomes

      Marcello Creado Pedreira

      Marcos Tadeu Parron Fernandes

      Marcus Vinicius Melo de Andrade

      Raimundo Nonato Diniz Rodrigues Filho | http://lattes.cnpq.br/3642799865004483

      Rodrigo Sanches Garcia

      Paulo Roberto Cavallaro Azevedo

      Especialistas na Metodologia Lean:

      Denis Francis Dias

      Jackeline de Carvalho

      Jean Kleber Chini

      Jose Roberto Alves Rogerio

      Gilberto Gaspar da Silva

      Lucas Cezar Sotana

      Luciana Gimenez Barboza Sanches

      Luiz Augusto de Oliveira Rodrigues

      Maria Claudia Piccolo Barbosa

      Rodolfo Gabriel Durante

      Wendell Guilherme Ribeiro do Prado

      Equipe Técnica:

      Caroline da Silva Souza

      Jean Michel Monteiro Mussumeci

      Lucas Dhiego Ferreira da Silva Soares

      Renata Paula Costa dos Santos

       


      Colaboração

      Área Técnica

      Departamento de Assistência Hospitalar e Urgência - DAHU

      Secretaria de Atenção à Saúde - SAS

      Ministério da Saúde


    Indicadores

    9044
    Quantidade de profissionais
    envolvidos em atividades de gestão
    762
    Profissionais
    capacitados

    Instituições

    • Recife

      imip
      hospital pelopidas silveira
      hospital getulio vargas
      hospital otavio de freitas
    • Cabo de Santo Agostinho

      hospital dom helder camara
    • Macapá

      ses ap hospital de emergencia
      ses ap hospital estadual de santana
    • Tubarão

      hospital nossa senhora da conceicao
    • Praia Grande

      complexo hospitalar irma dulce o s s
    • São Paulo

      hcfamema hemocentro da faculdade de medicina de marilia
      hospital katia de souza rodrigues taipassp sao paulo
      hospital geral jesus teixeira da costa guaianases sao paulo
      hosp mun dr benedicto montenegro
      hosp mun fernando mauro pires da rocha
    • Boa Vista

      hospital geral de roraima hgr
    • Santa Cruz do Sul

      hospital santa cruz
    • Jequié

      hospital geral prado valadares
    • Itabuna

      hospital de base luis eduardo magalhaes
    • Brasília

      hrs
      hran
      hrl
    • Manaus

      instituto da mulher dona lindu
      hospital pronto socorro 28 de agosto
      hospital eladio lasserre
      hospital e pronto socorro dr aristoteles platao b de araujo
    • Patos

      complexo hospitalar dep janduhy carneiro
    • Cruzeiro do Sul

      hospital regional do jurua
    • Rio de Janeiro

      sms rio hospital municipal salgado filho
      sms hospital municipal albert schweitzer ap 51
      sms hospital municipal souza aguiar ap 10
      sms hospital municipal miguel couto ap 21
    • Caxias do Sul

      hospital geral
      hospital pompeia
    • Porto Velho

      hospital joao paulo ii porto velho
    • Presidente Dutra

      hospital de urgencia e emergencia de presidente dutra
    • Xanxerê

      hospital regional sao paulo assec
    • Gurupi

      hospital regional de gurupi
    • São Mateus

      hospital dr roberto arnizaut silvares
    • Porto Alegre

      hospital moinhos de vento
      ses rj hospital estadual azevedo lima
      hospital materno infantil presidente vargas
      uaa hospital de clinicas de porto alegre
    • São José do Rio Preto

      hospital de base de sao jose do rio preto
    • Araraquara

      santa casa de araraquara
    • Cachoeira do Sul

      hospital de caridade e beneficencia
    • Itajaí

      hospital e maternidade marieta konder bornhausen
    • São Miguel dos Campos

      santa casa de misericordia de sao miguel dos campos
    • Arapiraca

      unidade de emergencia dr daniel houly
    • Barretos

      santa casa de misericórdia de barretos
    • Rio do Sul

      hospital regional alto vale
    • Aragarças

      hospital municipal getulio vargas
    • Marília

      caps ad do hcfamema
    • Araguaína

      hospital regional de araguaina
    • Salvador

      hospital geral roberto santos
    • Crateús

      hospital sao lucas
    • Caxias

      complexo hospitalar gentil filho
    • Caruaru

      hospital regional do agreste dr waldemiro ferreira
      hospital mestre vitalino
    • Ji-Paraná

      hospital dr claudionor couto roriz
    • Cachoeiro de Itapemirim

      santa casa de misericordia de cachoeiro de itapemirim
    • Pouso Alegre

      hospital das clin samuel libanio pouso alegre
    • Mossoró

      hospital regional dr tarcisio de vasconcelos maia
    • Diadema

      hospital municipal de diadema hmd
    • Botucatu

      hospital das clinicas da faculdade de medicina de botucatu
    • Volta Redonda

      hospital municipal sao joao batista
    • São Leopoldo

      hospital centenario
    • Codó

      hgm hospital geral municipal dr marcolino jr
    • Imperatriz

      hmi hospital municipal de imperatriz
    • Açailândia

      hospital municipal de acailandia
    • Erechim

      fundacao hospitalar santa terezinha de erechim
    • Guarulhos

      hospital municipal pimentas bonsucesso manuel de paiva
    • Macaé

      hospital publico municipal de macae hpm
    • Londrina

      hospital infantil dr jeser amarante faria
    • Santo Antônio de Jesus

      hospital regional de santo antonio de jesus
    • Ribeirão Preto

      santa casa saude de ribeirao preto
      santa casa de misericordia de sao jose do rio preto
    • Feira de Santana

      hospital geral cleriston andrade
    • Aparecida de Goiânia

      huapa hospital de urgencias de aparecida de goiania
    • Chapecó

      hospital regional do oeste
    • Campo Grande

      santa casa de campo grande
    • Bragança Paulista

      santa casa de misericordia de braganca paulista
    • Natal

      hospital monsenhor walfredo gurgel
    • Aracaju

      hospital governador joao alves filho
    • Colatina

      hospital e maternidade silvio avidos
    • Governador Valadares

      hospital municipal
    • Curitiba

      hospital santa casa de curitiba
      complexo hospitalar do trabalhador
    • Sete Lagoas

      hospital municipal monsenhor flavio damato
    • Santarém

      hospital municipal de santarem
    • Uberaba

      hospital de clinicas da uftm
    • União dos Palmares

      hrm - hospital regional da mata
    • Vitória da Conquista

      hospital geral de vitoria da conquista
    • Sobral

      hospital regional norte
      hospital geral de palmas dr francisco ayres
    • Fortaleza

      maternidade escola assis chateaubriand
      sopai hospital infantil
      hgf hospital geral de fortaleza
    • Uruaçu

      hospital estadual do centro norte goiano
    • Belém

      hpsm dr humberto maradei pereira
      hospital ophir loyola
    • Parnaíba

      hospital estadual dirceu arcoverde
    • Rio Grande

      santa casa do rio grande
    • Blumenau

      hospital santa isabel
    • Itabaiana

      hospital dr pedro garcia moreno
    • Campinas

      hospital e maternidade celso pierro
    • Mauá

      hospital de clinicas dr radames nardini
    • Ponta Porã

      hospital regional dr jose de simone netto
    • Paranaguá

      hospital regional do litoral
    • Jaú

      santa casa de jau
    • Cuiabá

      hospital municipal de cuiaba e p s dr leony palma carvalho
    • Floriano

      hospital regional tiberio nunes
    • Picos

      hospital regional justino luz
    • Ipatinga

      hospital marcio cunha
    • Várzea Grande

      hospital e pronto socorro municipal de varzea grande
    • Ananindeua

      hospital metropolitano de urgencia e emergencia
    • Formosa

      hospital estadual de formosa dr cesar saad fayad
    • Vitória

      sesdec rj hospital estadual getulio vargas
    • São Bernardo do Campo

      hospital e pronto socorro central
      hospital padre albino catanduva
    • Barbalha

      hospital maternidade sao vicente de paulo
    • Francisco Beltrão

      hospital regional do sudoeste walter alberto pecoits f b
    • Santo André

      hospital estadual mario covas de santo andre
    • Caucaia

      hosp mun abelardo gadelha da rocha
    • Praia Grande

      honpar hospital norte paranaense
    • Barbacena

      hospital regional de barbacena dr jose americo
    • Estância

      hospital regional de estância
    • Rio Branco

      hospital geral de clinicas de rio branco
      hoesp
    • Parintins

      hospital regional dr jofre de matos cohen
    • Brasília de Minas

      hospital municipal senhora santana
    • Alfenas

      hospital universitario alzira velano
    • Bragança

      hospital santo antonio maria zaccaria
    • Campos dos Goytacazes

      hospital ferreira machado
    • Viamão

      instituto de cardiologia hospital viamao
    • Uruguaiana

      santa casa de uruguaiana
    • Pariquera-Açu

      hospital dr leopoldo bevilacqua
    • Maringá

      santa casa de aracatuba hospital sagrado coracao de jesus
    • Paulínia

      hospital municipal de paulinia
    • Cascavel

      hosp mun ver jose storopolli
    • Juazeiro do Norte

      hospital regional do cariri
    • Goiânia

      hospital estadual de urgencias gov otavio lag siqueira hugol
    • São Luís

      socorrao ii
    • Pelotas

      santa casa de sao paulo hospital central sao paulo
    • Passo Fundo

      hospital de clinicas de passo fundo
    • Jundiaí

      hcsvp hospital sao vicente
    • Belo Horizonte

      hospital joao xxiii
    • Cotia

      hospital regional de cotia
    • Itapecerica da Serra

      hospital geral de itapecerica da serra
    • Joinville

      hospital regional hans dieter schmidt

    Conheça outros Projetos_