Resumo

O Projeto de Capacitação em Pesquisa Clínica vem sendo desenvolvido desde 2009 em parceria com o Ministério da Saúde com o compromisso de desenvolver uma capacitação atualizada que contemple as legislações vigentes e possibilite a condução de projetos de pesquisa de forma adequada e com rigor metodológico necessário. Propiciando a promoção de novas pesquisas genuinamente brasileiras, colaborando para a autonomia e autossuficiência nessa área, visando a construção de uma política de inovação nacional. Por meio da oferta de 3 cursos em educação em Pesquisa Clínica. Espera-se com isso, contruibir para a criação de subsídios para a formulação de políticas públicas e para o constante aperfeiçoamento do SUS.


Introdução

O projeto de Capacitação em Pesquisa Clínica vem sendo desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde desde 2009. A responsabilidade de desenvolver uma capacitação atualizada que contemple as legislações mais recentes e a condução adequada de projetos de pesquisa sempre foi constante. O projeto contempla tanto a atuação dos profissionais que executam quanto dos que determinam as etapas para a condução do protocolo de pesquisa. Assim, é primordial que o projeto ofereça conhecimento e instrumentos de qualidade tornando esses profissionais capazes de buscar informações confiáveis e, em locais adequados o que contribui direta e/ou indiretamente com a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS) visto que, muitas pesquisas tem como público alvo os usuários desse Sistema. A capacitação e formação de profissionais em pesquisa clínica contribui com o Plano de Ação de Pesquisa Clínica no Brasil, do Ministério da Saúde (MS) por meio de seu Departamento de Ciência e Tecnologias (DECIT), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), que visa aproximar o Sistema de Ciências Tecnologias e Inovação em Saúde e SUS, para que os esforços em pesquisa científica e tecnológica sejam melhor aproveitados contribuindo para o aprimoramento do SUS e, consequentemente da saúde da população brasileira. O projeto contribuirá diretamente com o eixo: “Formação e Capacitação de Recursos Humanos” que tem por objetivo: “Promover a formação e capacitação de profissionais de saúde em Pesquisa Clínica”.

A colaboração para esses dois planos, será realizada por meio do oferecimento de 3 cursos: Curso Introdutório de Pesquisa Clínica, Curso de Capacitação em Pesquisa Clínica e Curso de Especialização Lato Sensu em Pesquisa Clínica.


Métodos

Serão oferecidos 3 cursos: Curso Introdutório de Pesquisa Clínica objetiva disseminar conceitos básicos de Pesquisa Clínica para e estudantes e profissionais da área da saúde. Auto instrucional com 16 horas de duração. Serão ofertadas 3.000 vagas. Curso de Capacitação em Pesquisa Clínica objetiva capacitar profissionais da área da saúde, atuantes ou que desejam ingressar na área de Pesquisa Clínica. O curso aborda as diversas etapas que compõem os estudos clínicos: fase regulatória, desenvolvimento, execução e término dos estudos. Serão ofertadas 1.800 vagas.  Temas abordados: Bioética e ética em pesquisa clínica, fases da pesquisa, sistema regulatório, TCLE, profissionais da pesquisa, metodologia de pesquisa, noções de epidemiologia e meta-análise, particularidades de estudos, elaboração de protocolos e farmacovigilância. É reconhecido por sua qualidade e seriedade.  

Curso de Especialização em Pesquisa Clínica objetiva capacitar profissionais da saúde, em nível de especialização em Pesquisa Clínica, já atuantes na área, seja conduzindo estudos seja no gerenciamento de projetos e/ou de centros de pesquisa. Serão abordados os temas: regulamentação em pesquisa clínica; aspectos éticos e bioéticos das pesquisas com seres humanos; organizações envolvidas na pesquisa: Organizações Representativas de Pesquisa Clínica (ORPCs), conhecidas pela sigla CRO (do inglês Contract Research Organization), centros públicos e privados, indústria farmacêutica e universidades; TCLE; epidemiologia; metodologias de pesquisa; farmacoeconomia; farmacovigilância; desenvolvimento de fármacos, fases de pesquisa; bioestatística;  gestão de centros de pesquisa (orçamento, aspectos legais);  ferramentas para o gerenciamento de projetos; execução da pesquisa clínica; ferramentas de qualidade; particularidades de estudos como: oncologia, vacinas, pediatria; auditorias e inspeções. Serão ofertadas 70 vagas.

Resultados

Curso de Capacitação e Especialização em Pesquisa Clínica, beneficiaram mais de 200 instituições no Brasil e mais de 800 profissionais certificados. Com isso, o Projeto favoreceu a melhoria da gestão de centros e projetos de Pesquisa Clínica; contribuiu diretamente para o fortalecimento das diversas redes de Pesquisa Clínica no Brasil; o adensamento e a qualificação da rede de ciência e tecnologia; e proporcionou ao HAOC o reconhecimento do papel de principal centro formador no Plano de Ação de Pesquisa Clínica Nacional pelo Ministério da Saúde.Durante este trienio o projeto ja beneficiou

  • 2009 alunos aprovados no Curso introdutorio em Pesquisa Clínica.
  • 1345 alunos aprovados no curso intermediário 
  • 69 alunos aprovados no Curso de Especialização em Pesquisa Clínica.
  • 21 tutores capacitados, com a realização de reuniões periódicas de acompanhamento e orientação. Os tutores que se destacaram foram convidados a reintegrar o grupo nas edições posteriores, o que possibilitou um aprimoramento da tutoria.
  • 190 instituições foram beneficiadas pelo curso de Capacitação em Pesquisa Clínica.
  • 20 instituições foram beneficiadas pelo Curso de Especialização em Pesquisa Clínica.
  • • Melhorias nos centros de pesquisa clínica, por meio da implementação da ferramenta de qualidade Six Sigma, a qual promove melhorias nos processos internos de produção e nos serviços. • O HAOC também é considerado o principal centro formador de profissionais em Pesquisa Clínica pelo Ministério da Saúde, pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) da SCTIE/MS.


    Equipe


    Indicadores

    8336
    Profissionais
    capacitados

    Conheça outros Projetos_