Resumo

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde é responsável pelas ações de vigilância, prevenção e controle de doenças transmissíveis, pelo monitoramento dos fatores de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, da saúde ambiental e do trabalhador e pela análise da situação de saúde da população, em âmbito nacional. Em 2019, a SVS completou 16 anos desde a sua criação e passou pela maior e mais profunda reestruturação organizacional, conforme Decreto 9.795 de 17 de maio de 2019, visando aprimorar os processos operacionais e permitir melhor desempenho das ações de sua competência regimental, maior integração com a atenção primária e especializada, além de construir para a implantação da Política Nacional de Vigilância em Saúde, definida na Resolução do Conselho Nacional de Saúde nº 588 de 12 de julho de 2018. 

O fortalecimento da SVS em suas diferentes frentes de atuação perpassa pela sua capacidade de agir preventiva e prospectivamente, além de monitorar e avaliar o perfil epidemiológico de doenças e agravos, desenvolvendo análises da situação de saúde em suas diferentes nuances, prospectando oportunidades de melhoria e propondo soluções. No entanto, diversos são os ferramentais e metodologias que podem contribuir favoravelmente na execução do trabalho da SVS, de forma que a capacitação de seus profissionais com vistas à implementação de estratégias de inovação digital para a vigilância em saúde é de suma importância para concatenar os esforços empreendidos no direcionamento de consolidar e fortalecer a Secretaria de Vigilância em Saúde, no que tange ao aperfeiçoamento, acompanhamento e avaliação das ações e iniciativas. 

O Hcor é uma entidade de saúde de reconhecida excelência habilitada pelo Ministério da Saúde e instituída pela Lei nº 12.101. O Hcor tem apostado na transformação da cultura organizacional, com vistas a englobar a transformação digital e a inovação em seus processos de trabalho e na experiência do cliente. Dessa forma, a parceria entre Hcor e SVS no desenvolvimento do presente projeto é de grande valia para ambas as instituições, no sentido de crescimento e aperfeiçoamento de sua gestão. 

Uma gestão pública orientada para resultados pode convergir o seu conjunto de atividades somadas, no intuito de agregar valor aos serviços prestados e produtos entregues à sociedade. É inegável que governança, compliance e gestão são possíveis a partir de dados e informações acessíveis e de qualidade. Daí a relevância de investir em formação profissional orientada para este fim, com a adoção de métodos ágeis que possam utilizar a prática vivenciada, como meio de uso do conhecimento tácito dos profissionais da SVS, pautada em evidências do dia a dia, aliada às metodologias inovadoras, que possam auxiliar e consolidar o aprendizado para a Secretaria. 


Introdução

O projeto Capacitação da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) para gestão de inovação e cultura disruptiva na Saúde é uma iniciativa do PROADI-SUS, iniciada no triênio 2021-2023 e conduzida pelo Hcor, que busca promover gestão pública orientada para resultados e o desenvolvimento de soluções em inovação relevantes em saúde.  

O projeto visa atender todos os departamentos da SVS por meio de conteúdo ministrado em inovação e metodologias, que podem ser absorvidas por toda a força de trabalho da Secretaria.  As atividades são executadas e acompanhadas por um corpo técnico de especialistas em gestão e projetos em inovação, metodologias ágeis, funil de inovação, design centrado no ser humano, ferramentas de análise de dados, prototipagens de soluções em saúde, ensino e transferência de conhecimento.  

O projeto tem relevância em contribuir com o fortalecimento da SVS, a partir da convergência de esforços para a melhoria contínua dos processos de trabalho e a excelência na gestão, agregando valor aos serviços prestados com entregas efetivas e de qualidade ao cidadão e à sociedade.  

Justificativa e relevância do projeto para o SUS

A proposta é melhorar a eficiência das atividades desempenhadas pela SVS, realizando transferência de metodologias, mudança da cultura institucional e trazendo dinamismo, novas expertises e multidisciplinaridades, a fim de ampliar o alcance das ações desenvolvidas junto ao Sistema Único de Saúde (SUS) pela Secretaria e alavancar melhores resultados e indicadores com o auxílio de ferramentas colaborativas. 


Métodos

Este projeto está estruturado em três eixos/frentes: Gestão técnica em Inovação em Saúde, Melhores Práticas e Capacitação. 

Eixo Gestão Técnica em Inovação em Saúde: consiste no suporte técnico e de gestão em ações de inovação através do laboratório de Inovação Hcor, onde será utilizado como estrutura para apoiar o desenvolvimento e implementação da cultura de inovação na SVS, focada na integração e parcerias das melhores expertises em Open Innovation (academia, setor público e privado), e possibilidade de interfronteiras que proporcionará maior eficiência e agilidade na execução de projetos que apoiem a decisão dos atores públicos. Além do apoio técnico, suporte gerencial e de comunicação, esse eixo também irá desenvolver ou aprimorar soluções em saúde identificadas a partir da realização dos workshops em metodologias aplicáveis a Inovação e demandas do Programa TransformaGov, bem como proporcionar reformulação de processos e melhorias disruptivas.  

Eixo Melhores Práticas: incluir o desenvolvimento de estudo comparativo, sistemático e de viabilidade de produtos, serviços, práticas, soluções, através de pesquisas, cases de sucesso, atores e instituições de referência em Vigilância em Saúde, sejam públicas, privadas, nacionais ou internacionais, realizados remotamente (online). O benchmarking tem o objetivo de melhorar práticas, processos e resultados da SVS e com isso seu desempenho. Também compõem essa iniciativa a realização de “Semanas do Conhecimento” para fomentar novas ideias de incorporação na Secretaria. 

Eixo Capacitação: capacitação de curta (até 4 horas) e média duração (até 40 horas), tendo módulos como estruturas principais em Inovação em saúde, focados na necessidade da SVS, portanto, abordando as questões do cotidiano da Vigilância em Saúde e as principais tendências e funcionalidades, métodos ágeis de gestão e inovação, a fim de direcionar tais iniciativas em soluções públicas em saúde. Os conteúdos produzidos devem estar em consonância e pautados no Programa TransformaGov. 

 


Resultados

No ano de 2021 foram entregues os seguintes produtos: 

  • Realização de 2 lives "O uso da Telemedicina na Saúde Pública" maio/2021;
  • "Estratégias de Enfrentamento Pós-COVID-19 e Vigilância em Saúde" Ago/2021;
  • Elaboração e entrega oficial para SVSA em Nov/2021 do 1° Estudo Institucional Diagnóstico de Inovação em Saúde;
  • Desenvolvido e iniciado em Dez/2021 o 1° curso de capacitação "Introdução em em Saúde".
  • No ano de 2022 foram entregues os seguintes produtos:

  • Realização do Evento “Day off Inovação”, o evento foi realizado nos dias 12 e 13/07/2022, com a participação de 220 pessoas (120 presenciais e 100 online).
  • Realização da oficina de Design Centrado no Humano em Santa Cruz – PE e entrega oficial para SVSA do relatório de Design Centrado no Humano em parceria com Santa Cruz – PE, em JUL/ 2022. As oficinas foram realizadas entre os dias 31/01 e 04/02/2022, durante os eventos foram entrevistadas 59 pessoas em UBSs e no hospital da cidade, e dessas, 7 pessoas foram selecionadas para participar das dinâmicas de avaliação das problemáticas identificadas, ideação de soluções e construção das propostas das 3 soluções elencadas como prioritárias.
  • Realização da oficina de Design Centrado no Humano em Sousa – PB e entrega oficial para SVSA do relatório de Design Centrado no Humano em parceria com Sousa – PB, em NOV/2022. As oficinas foram realizadas entre os dias 20 e 22/09/2022, com a participação de 12 pessoas (representantes: Agente Comunitário de Saúde, médico, enfermeiros, assistentes sociais e dentista) os quais foram envolvidos em dinâmicas de avaliação das problemáticas identificadas, ideação de soluções e construção das propostas das 4 soluções elencadas como prioritárias.
  • Desenvolvimento de dois painéis de monitoramento: TRM – Teste molecular para diagnóstico de Tuberculose e o painel Interativo VIGITEL, para estes painéis durante o ano de 2022 foram realizadas as atividades de levantamento de regras, definição dos layouts, desenvolvimento de todas interfaces e regras de negócios, homologação técnica e das equipes da SVSA e sua entrada em produção em 08/12/2022. O Painel Interativo VIGITEL é um painel analítico que permita ao usuário personalizar os indicadores desejados, extrair gráficos, realizar download das bases de dados já tratadas, inserir linhas de tendências nos gráficos e realizar projeções para 1, 3 e 5 anos.  Por meio de uma interface amigável, a  criação  do  painel  tem  por objetivo  oferecer  ganhos de  informação  para  a  comunidade  e  expandir  a qualidade  do  VIGITEL  como  ferramenta  para  a  tomada  de  decisão  pelos gestores públicos e melhoria da saúde brasileira. O Painel TRM – Teste molecular para diagnóstico de Tuberculose  oferece  uma  ferramenta  inteligente  que permite  a  publicação  mensal  do  monitoramento  de  testagem  rápida  molecular para tuberculose, de modo a garantira expansão do controle e dos impactos da vigilância da doença no Brasil
  • No ano de 2023 foram entregues os seguintes produtos: 

  • Realizado o 2º curso de capacitação “Introdução à Ciência de dados em Saúde” - Cujo público-alvo são os profissionais da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) na qual o objetivo é apresentar a ciência de dados e ferramentas de análise de dados, proporcionado a qualificação desses profissionais para elaboração dos seus próprios dashboards utilizando as ferramentas apresentadas no curso, como o Power BI. O curso foi concluído em abril de 2023, impactando 601 pessoas.
  • Entrega do Painel Gerencial de Orçamento – SVSA - Desenvolvimento de um painel para centralizar informações de despesas e fluxos orçamentários de maneira acessível para registrar históricos e atualizações, sendo possível realizar a análise do valor total por tipo de despesas, valor total por departamentos, percentual por departamento, valor total por coordenação entre outros.
  • Desenvolvimento do Painel de Indicadores de Vigilância do Óbito (VO) – CGTM: Desenvolvido de um painel para facilitar a gestão dos dados coletados pelas   Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo o Brasil. Os dados, obtidos por meio do preenchimento de formulários (Forms), são compilados para oferecer uma visão consolidada e acessível aos responsáveis pela investigação de óbitos por tuberculose, é possível realizar a análise por forma clínica, unidades de saúde, doenças e agravos associados entre outros.
  • Desenvolvimento de um painel de Pesquisa Nacional de Saúde Escolar - PeNSE: Painel para disponibilização de informações relevantes sobre o PeNSE, facilitar a análise dos dados coletados e promover a transparência na divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Os usuários terão acesso a informações atualizadas e confiáveis, permitindo o acompanhamento do progresso e evolução dos indicadores ao longo do tempo, sendo possível aplicar filtros para realização da pesquisa por linha, coluna, ano entre outros.
  • Desenvolvimento da solução para Publicações Saúde Brasil: Soluções de repositório de documentos eletrônicos com objetivo de facilitar a busca de conteúdo em materiais gerados anualmente para a plataforma Saúde Brasil, sendo possível buscar as obras completas desejadas e realizar Downloads.

  • Equipe


    Indicadores

    59
    Profissionais
    capacitados

    Conheça outros Projetos_