Resumo

A formação de especialistas é um dos pilares da estrutura de saúde pública e, no Brasil, compete ao Sistema Único de Saúde (SUS) ordenar a formação de recursos humanos. Os Programas de Residência constituem uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu considerada fundamental para a consolidação da formação profissional na área da saúde. Na maioria destes programas, os profissionais que assumem as funções de preceptor não estão devidamente preparados para atuar integralmente na formação dos residentes.

O preceptor, profissional competente na sua área de atuação, precisa ser ético, reflexivo, humanista e capacitado a formar profissionais em serviço, com visão crítica do seu papel social como educador.

Com o objetivo de valorizar e qualificar os residentes, o corpo docente-assistencial e os gestores de programas de residência em saúde, fortalecer o papel do preceptor na formação do residente e apoiar programas de residência em saúde, em julho de 2021, foi lançado pelo Ministério da Saúde o Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde.

 


Introdução

O projeto busca apoiar no desenvolvimento de competências de preceptoria e contribuir para o avanço no processo de formação dos profissionais atuantes no SUS, o que será realizado por meio de um curso de especialização multiprofissional, de abrangência nacional, para preceptores que atuam em programas de residência em saúde.

Objetivos do Plano Nacional de Saúde aos quais o projeto se vincula:

●        Promover a ampliação e a resolutividade das ações e serviços da atenção primária de forma integrada e planejada - por meio da qualificação de preceptores para a formação de futuros profissionais de saúde especializados, favorecendo, desta forma, um sistema de saúde mais resolutivo e com acesso de qualidade, diminuindo iniquidades, nas áreas prioritárias para o SUS.

●        Promover a ampliação da oferta de serviços de atenção especializada com vista à qualificação do acesso e redução das desigualdades regionais - o projeto contribuirá na qualificação de preceptores para formarem futuros profissionais de saúde especializados, favorecendo um sistema de saúde forte, resolutivo e com acesso de qualidade, diminuindo desigualdades e a sobrecarga de atendimentos da atenção especializada.

●        Reduzir ou controlar a ocorrência de doenças e agravos passíveis de prevenção e controle - através da contribuição do Projeto na qualificação de preceptores para formarem futuros profissionais de saúde especializados. Tais ações favorecem a consolidação de um sistema de saúde forte, resolutivo e com maior acesso de qualidade, reduzindo enfermidades passíveis de controle e prevenção, nas áreas prioritárias para o SUS.

Políticas públicas vinculadas

●        Plano Nacional de Fortalecimento das Residências em Saúde - através da contribuição do projeto na qualificação de preceptores, mediante o curso de especialização, que está alinhado com os eixos Ofertas Educacionais e Valorização Ensino-Assistencial do Plano, os quais estão consistidos por um conjunto de ações de formação e qualificação profissional do corpo docente-assistencial de programas de residência em saúde, na modalidade de cursos, apoio à produção científica, à competência técnica e outros processos formativos.

●        Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) - através da oferta dos módulos de Segurança do Paciente para os preceptores que serão formados.

 


Métodos

O projeto oferta curso de especialização lato sensu, com 1.700 vagas, para preceptores que atuam em programas de residência em saúde, na modalidade EaD, tutorado. Para tanto, serão desenvolvidos três módulos de 140 horas cada (total de 420 horas), focados no ensino por competências e na avaliação em serviço, para os profissionais atuarem, de forma qualificada, na formação de residentes dos Programas de Residência Médica, Multiprofissional e Uniprofissional, essencial para a qualificação da Atenção à Saúde.

Conteúdos abordados: Introdução a EaD, Ferramentas de Aprendizagem, Competências em Preceptoria e Profissionalismo, Processo ensino aprendizagem com foco na Abordagem Individual, Ensino Centrado no Residente, Processo ensino aprendizagem com foco em Habilidades de Comunicação, Processo ensino aprendizagem com foco em Segurança do Paciente, Ferramentas de ensino, Ferramentas de avaliação, Planejamento de ação pedagógica, Gestão de Programa de Residência e organização do serviço para o ensino, Processo ensino aprendizagem com foco nas ferramentas de gestão em saúde, Processo ensino aprendizagem com foco na Interdisciplinaridade e no em trabalho em equipe e Processo ensino aprendizagem com foco na Prática baseada em evidências.

 


Equipe

  • Hospital Moinhos de Vento

    Liderança

    .


    Equipe

    .


    Colaboração

    .


    Área Técnica

    .


Indicadores

947
Profissionais
capacitados

Conheça outros Projetos_