Resumo

O projeto Desenvolvimento da Gestão de Programas de Residência e da Preceptoria no SUS (DGPSUS) é uma iniciativa que objetiva contribuir com a capacitação de profissionais inseridos no processo ensino-trabalho em saúde, no processo de expansão e qualificação dos programas de residência e na qualificação do cuidado. Concretiza-se por meio da oferta de programas de especialização, que visam à capacitação de gestores de residência e de preceptores de graduação e pós-graduação. A iniciativa é conduzida pelo Hospital Sírio-Libanês, por meio do PROADI-SUS.

Introdução

As iniciativas educacionais propostas pela iniciativa são orientadas para o apoio àimplementação de políticas de saúde, à articulação ensino-trabalho, ao fortalecimento de instâncias regionais e de redes de atenção e educação comprometidas com a transformação da realidade. 

O destaque do projeto são as intervenções na realidade dos participantes das iniciativas educacionais com foco na transformação da realidade. No triênio 2021-2023, serão ofertados três cursos de pós-graduação desenvolvidos de maneira articulada nacionalmente pelo Hospital Sírio-Libanês: (i) Especialização em Gestão de Programas de Residência em Saúde do SUS (GPRS); (ii) Especialização em Preceptoria no SUS (PSUS) e (iii) Especialização em Qualidade e Segurança do Cuidado em Saúde para Preceptores no SUS (QSUS). No total, serão disponibilizadas 1.200 vagas: sendo 800 para o PSUS; 200 para o GPRS; e 200 para o QSUS.  As iniciativas educacionais estão ocorrendo nas 5 regiões do país, em 40 localidades.

Justificativa e relevância do projeto para o SUS

Este projeto visa apoiar mudanças no contexto de formação de profissionais de saúde para o SUS, ofertando qualificação e apoio aos responsáveis pelas ações educacionais. Na realidade atual, os preceptores e tutores de residência e de graduação e os gestores de programas de residência (coordenadores e supervisores) são, em geral, profissionais com especialização na área de saúde, formados no modelo biomédico e num currículo tradicional, com pouco ou quase nenhuma capacitação na área de educação. O modelo tradicional de ensino e de organização do trabalho em saúde está relacionado à excessiva fragmentação dos saberes, à compartimentalização do trabalho dos diferentes profissionais e à verticalização dos processos de gestão.

Nesse sentido, a construção de ações educacionais sinérgicas às propostas que induzem mudanças na formação de profissionais de saúde foi pactuada com o Ministério da Saúde para os projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) do HSL nos triênios 2015-2017, 2018-2020 e, mais recentemente, 2021-2023. As propostas educacionais do HSL para a capacitação de profissionais de saúde articulam o desenvolvimento de capacidades nas áreas de atenção à saúde, gestão do trabalho em saúde e educação na saúde e conformam um novo perfil de competência. Por meio desse novo perfil, são apontados modelos alternativos de formação, focados na melhoria da qualidade da atenção à saúde e no comprometimento do educando com seu processo de aprendizagem e com as necessidades da sociedade.


Métodos

Metodologicamente, o projeto se concentra no apoio à construção e implementação de intervenções que transformem os contextos reais, onde estão inseridos os participantes, ancoradas em iniciativas educacionais que as alimentam e as suportam. 

A intervenção, no âmbito do DGPSUS, se relaciona à gestão social, cujos eixos centrais são a participação, o diálogo, a deliberação e a emancipação. Nesse sentido, a intervenção será entendida como a realização de atividades, propostas de alternativas, mediações e oferta de referências libertadoras, dentre outros aspectos, não tendo o sentido de interdição, invasão, imposição ou interrupção. Um dos possíveis caminhos a serem tomados é o de elaboração do modelo lógico da intervenção adaptado, o que possibilita a construção de novos conceitos e paradigmas, levando-se em conta as oportunidades e ameaças que estão fora do controle e as potenciais fortalezas a serem utilizadas para lidar com as situações que desafiam os profissionais de saúde no cotidiano do seu trabalho. Os projetos de intervenção terão como ponto de partida seleção, pactuação local e caracterização de um problema do contexto real do trabalho, dialogado com os macroproblemas/desafios, identificados para a construção de uma proposta de mudança. 

Junto ao planejamento e a implementação das intervenções ao longo do triênio, pretende-se avaliar possíveis efeitos de intervenções do triênio anterior (2018-2020) que tiveram resultados positivos, contemplando cinco experiências, sendo, em princípio, uma por região brasileira. 

As regiões onde deve ocorrer o Projeto, bem como a seleção dos serviços e participantes envolvidos nas iniciativas educacionais tem como eixo a escolha de programas de residência e preceptoria indicados pelo Ministério da Saúde e pelos parceiros Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e de uma comissão gestora estruturada em cada região com a participação dos parceiros e da gestão local. 

O DGPSUS utiliza metodologias ativas e de ensino-aprendizagem.


Equipe

  • Hospital Sírio-Libanês

    Liderança

    Vania Rodrigues Bezerra

    Diretora de Compromisso Social/HSL

     

    Luiz Fernando Lima Reis

    Diretor de Ensino e Pesquisa/IEP/HSL

    http://lattes.cnpq.br/8296739883987900

     

    Rodrigo Wilson de Souza

    Gerente de projeto 

    https://br.linkedin.com/in/rodrigo-wilson-de-souza-0a36b4191

     

    Candida Rosa Alves

    Coordenadora de Projetos/Hospital Sírio Libanês 

    https://br.linkedin.com/in/candida-rosa-alves-40190a104

     

    Everton Soeiro

    Coordenador do Projeto DGPSUS/HSL

    http://lattes.cnpq.br/0512926084072811

     

    José Maurício de Oliveira

    Coordenador do Projeto DGPSUS/HSL

    http://lattes.cnpq.br/5941324590706207

     


    Equipe
  • Equipe Hospital Sírio Libanês
  • Grupo Autoria
  • Laura Maria César Schiesari

    Coordenadora QSUS

    http://lattes.cnpq.br/4204606946216103

    Roseli Ferreira da Silva

    Coordenadora PSUS

    http://lattes.cnpq.br/8525638483100858

    Vera Lúcia Garcia

    Coordenadora GPRS

    http://lattes.cnpq.br/7127525909953707

  • Equipe de apoio do Grupo Autoria
  • Ana Clara Lopes Costa

    http://lattes.cnpq.br/2140918293527948

    Edson Malvezzi

    http://lattes.cnpq.br/8828325395421877

    Juliana Delalibera Mendes Marcolini

    http://lattes.cnpq.br/5964651998638948

    Luzia Sandra de Paula

    http://lattes.cnpq.br/2274965383941562

    Márcia Niituma Ogata

    http://lattes.cnpq.br/3274294833403570

    Sueli Fátima Sampaio

    http://lattes.cnpq.br/0737750473446351

    Romeu Gomes

    Especialista/Hospital Sírio-Libanês 

    http://lattes.cnpq.br/6215183415501835  

  • Apoiadores de Intervenção/Facilitadores de Aprendizagem
  • Adriana Elias , Akemi Fuonke,  Alcindo José Rosa, Alexandre Souza Morais, Aline Arcanjo, Aline Moura, Ana Júlia Duarte, André Ribeiro, Anna Lavínia Gullo, Carla Vieira, Carlos Mourthé, Célia Bicher, Célia Gusson, Cibele Salles, Clarice Reis, Cláudia Ribeiro, Cristina Magnabosco, Daniela Almeida, Daniela Estange, Daniela Monaco, Danielle Albernaz, Dayse Santana, Deise Cunha, Edenice Silveira, Edmilson Oliveira, Eleonora Padilha Soares, Érika Fonseca, Evelise Gonçalves, Fabiana Swain Muller, Flávia Vernaschi, Glauciane Resende, Glória Walker, Hilcides Fernanda Allucci, Inahiá Pinhel, Izabelle Pinto, Jaciela Leopoldino, Janaína Cairus, José Carlos de Oliveira, Joselito Pedrosa, Juliana Braga de Paula,  Karina Lara, Kássia Janara, Katia Ricci, Katiuscia Pereira, Klauren Arantes,Leila Saad, Leonardo Guirão, Lígia Santos, Luciana Barros, Luciana Lopes, Márcia Cristine Carvalho Cruz ,Marcos Fabiano Monteiro da Costa, Maria  de Fátima de Rezende, Maria Elizabeth Kleba, Maria Hercília Valadares, Maria Lia Zerbini, Mariana Lisboa, Mariza Borges de Souza, Marta Orofino, Nára Gaertner Azevedo, Neide Abreu, Patrícia Leal, Regimarina Soares Reis ,Regina Cabral Souza, Renata Gigante, Renata Petta, Robianca Munaretti, Rosa Bueno, Rosana Fachini De Divitiis, Rosângela Franzese, Rubens Fichelli Jr, Ruth Bernardes, Salma Balista, Sérgio Beltrão, Sinara Almeida, Sofia Helena Mariante Massaro, Sonia Batista, Thais Souza, Thalyne Yuri, Tiago Afonso Carvalho Celestino Teixeira.


    Colaboração

    Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

    Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS)


    Área Técnica

     

    Departamento de Gestao do Trabalho em Saude -DEGTS

    Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde –SGTES


Indicadores

1117
Profissionais
capacitados

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