Resumo

O DICA Br é um Programa baseado nas diretrizes nutricionais brasileiras, em uma alimentação regionalizada e acessível e em várias estratégias para aumentar a adesão à dieta. Porém, ainda não foi avaliado se o perfil genético dos indivíduos pode modular o efeito do DICA Br, assim como o acréscimo de oleaginosas à dieta cardioprotetora brasileira no tratamento do infarto agudo do miocárdio (IAM). 

Os resultados dos estudos DICA-Genômica e DICA-NUTS, conduzidos pelo Hcor, poderão auxiliar na elaboração de estratégias que aumentem a adesão à terapia não medicamentosa (como a dieta), a partir do conhecimento de fatores genéticos que poderiam influenciar nos resultados do tratamento. O DICA-NUTS pretende adaptar para as diretrizes nacionais os benefícios do consumo de oleaginosas acessíveis para pacientes em muito alto risco cardiovascular. As diretrizes internacionais sugerem a adesão a uma dieta mediterrânea suplementada com nozes para o tratamento do IAM; porém, essa dieta pode ser onerosa, além de não termos amplamente disponível no Brasil uma série de alimentos que a compõem. 

O DICA-Genômica tem como objetivo determinar a interação entre polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs) e o DICA Br sobre níveis de apolipoproteínas e marcadores inflamatórios em pacientes em prevenção cardiovascular secundária. O DICA-NUTS tem como objetivo avaliar o efeito da dieta cardioprotetora brasileira suplementada ou não com 30g/dia de diferentes oleaginosas (amendoim, castanha do Pará ou castanha de caju) nozes sobre parâmetros cardiometabólicos (perfil lipídico, glicêmico e antropométrico) em pacientes com IAM recente. 


Introdução

DICA-Genômica: Serão incluídos cerca de 300 participantes com doença cardiovascular estabelecida que aceitaram armazenar amostra biológica no estudo DICA. A genotipagem em larga escala para avaliação de SNP será realizada, e as concentrações plasmáticas de biomarcadores inflamatórios e de apolipoproteínas serão avaliadas com auxílio de kit específico para detecção de cada analito. 

DICA-NUTS: Neste ensaio clínico randomizado em paralelo multicêntrico, 488 pacientes com diagnóstico recente de IAM (60 até 180 dias) serão alocados para um dos dois grupos de estudo: 1) grupo Dica Br (DCB, grupo controle); ou 2) grupo Dica Br suplementada com nozes (DCBN, grupo intervenção). Todos os pacientes receberão a mesma prescrição dietética, e o grupo DCBN receberá também 30g/dia de nozes (Amendoim; Castanha de caju e castanha do Brasil). Serão avaliados marcadores de perfil lipídico, glicêmico e antropométrico antes e após a intervenção (16 semanas). 

O projeto iniciou em 2018 e está em execução. Espera-se que o DICA-Genômica possa determinar a influência de fatores genéticos sobre os efeitos do DICA Br e, com os resultados do DICA-NUTS, espera-se contribuir com estratégias nutricionais para o tratamento de pacientes de muito alto risco cardiovascular, utilizando alimentos regionalizados e disponíveis para a população. 

Justificativa e relevância do projeto para o SUS

Os resultados dos estudos DICA-Genômica e DICA-NUTS, conduzidos pelo Hcor, poderão auxiliar na elaboração de estratégias que aumentem a adesão à terapia não medicamentosa (como a dieta) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir do conhecimento de fatores genéticos que poderiam influenciar nos resultados do tratamento.


Métodos

DICA-Genômica: Serão incluídos cerca de 300 participantes com doença cardiovascular estabelecida (atual ou nos últimos 10 anos) com 45 anos de idade ou mais e que aceitaram armazenar amostra biológica no estudo DICA Br (Clinical Trials ID NCT01620398) [https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT01620398]. A genotipagem em larga escala para avaliação de SNP será realizada, e as concentrações plasmáticas de biomarcadores inflamatórios e de apolipoproteínas serão avaliadas com auxílio de kit específico para detecção de cada analito. O desfecho primário será a interação entre agrupamentos de polimorfismos e o DICA Br sobre a concentração de apolipoproteína-E em 48 meses de seguimento. 

DICA-NUTS: Neste ensaio clínico randomizado em paralelo multicêntrico, 488 pacientes ≥40 anos com diagnóstico recente de IAM (60 até 180 dias) serão alocados para um dos dois grupos de estudo: 1) grupo DicaBr (DCB, grupo controle); ou 2) grupo DicaBr suplementada com nozes (DCBN, grupo intervenção). Todos os pacientes receberão a mesma prescrição dietética, e o grupo DCBN receberá também 30g/dia de nozes (Amendoim; Castanha de caju e castanha do Brasil), de acordo com as diferentes regiões do país (Região Sul: amendoim; Região Centro-Oeste e Região Nordeste: castanha de caju e castanha do Brasil). O desfecho primário será a concentração de colesterol LDL (LDL-c). Na linha de base e no final do estudo (16 semanas), outros marcadores de perfil lipídico (colesterol total, HDL-c, triglicerídeos séricos), perfil glicêmico (glicemia de jejum, hemoglobina glicada e insulina sérica) e antropométrico (massa corporal, circunferência da cintura e índice de massa corporal) serão avaliados em todos os participantes; em uma subamostra, serão avaliados marcadores inflamatórios, de estresse oxidativo e adipocinas (após 16 semanas). O protocolo está registrado na base de dados Clinical Trials sob nº NCT03728127.  (https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03728127). 

 


Resultados

O projeto foi publicado como aprovado em 30 de maio 2018 no Diário Oficial. As amostras biológicas do estudo DICA-Genômica encontram-se em etapa de análise em laboratório especializado nos EUA. O recrutamento de participantes para o estudo Dicanuts foi finalizado em agosto de 2021 (9 centros e 488 pacientes incluídos). A expectativa é divulgar os resultados do estudo ao final de 2021. Espera-se que o DICA Genômica possa determinar a interação entre SNPs e a intervenção DICA Br sobre a concentração plasmática de apolipoproteínas e marcadores inflamatórios. Esperamos que esses resultados colaborem para o desenvolvimento de estratégias de tratamento não medicamentoso, para ampliar o conhecimento acerca da falha de resposta a diferentes tratamentos dietoterápicos, além de contribuir para o entendimento da relação da genética sobre a fisiopatologia da doença cardiovascular. Dessa forma, os resultados dos estudos DICA-Genômica e DICA-NUTS poderão auxiliar na a adesão à dieta, a partir do conhecimento de fatores genéticos que poderiam influenciar nos resultados do tratamento. O DICA-NUTS pretende adaptar para as diretrizes nacionais os benefícios do consumo de oleaginosas acessíveis para pacientes em muito alto risco cardiovascular. 


Equipe

  • Hcor

    Liderança

    Aline Marcadenti de Oliveira – Hcor - Associação Beneficente Síria, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/1521273831217229 

    Angela Cristine Bersch Ferreira - Hcor - Associação Beneficente Síria, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/2106578666791138 

    Bernardete Weber - Hcor - Associação Beneficente Síria, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/0961819677749530

     

    Comitê diretivo 

    Aline Marcadenti de Oliveira - Hcor - Associação Beneficente Síria, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/1521273831217229 

    Ângela Cristine Bersch Ferreira - Hcor - Associação Beneficente Síria, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/2106578666791138 

    Alexandre Biasi Cavalcanti - Hcor - Associação Beneficente Síria, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/5896571955216852 

    Bernardete Weber - Hcor - Associação Beneficente Síria, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/0961819677749530 

    Enilda Maria de Sousa Lara - Hcor - Associação Beneficente Síria, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/5842018488738530 


    Equipe

    Débora Harumi Kodama Miyada – Hcor, São Paulo, SP  

    Erica Regina Ribeiro Sady – Hcor, São Paulo, SP - (http://lattes.cnpq.br/0002620392903307);  

    Lucas Ribeiro da Silva – Hcor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/9495372625743073 

    Rachel Helena Vieira Machado - Associação Beneficente Síria - Hospital do Coração - HCor, São Paulo, SP - http://lattes.cnpq.br/7582970683395657 


    Colaboração

    Centros aprovados: 

    Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre - RS 

    Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro (INC-RJ) 

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal - RN 

    Universidade Federal de Alagoas, Maceió - AL 

    Universidade Federal de Goiás, Goiânia - GO 

    Universidade Federal do Maranhão, São Luís - MA 

    Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Porto Alegre - RS 

    Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) 


    Área Técnica
    Coordenação-Geral de Fomento à Pesquisa e Avaliação de Tecnologias em Saúde / Departamento de Ciência e Tecnologia / Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos / Ministério da Saúde (CGFPATS/DECIT/ SCTIE/MS) 

Indicadores

516
Quantidade de atendimentos
realizados
15
Quantidade de profissionais
envolvidos em pesquisa
68
Quantidade de participantes
envolvidos na pesquisa

Instituições

  • São Paulo

    hospital do coracao
  • Curitiba

    complexo hospital de clinicas
    universidade federal do paraná
  • Porto Alegre

    hospital de clinicas
    universidade federal do rio grande do sul
    instituto de cardiologia
  • Rio de Janeiro

    ms inc instituto nacional de cardiologia
  • Maceió

    hospital universitario prof alberto antunes
  • Goiânia

    universidade federal de goiás - ufg
  • Anápolis

    universidade federal do maranhão
  • Natal

    huol hospital universitario onofre lopes

Conheça outros Projetos_