Resumo

As infecções pelo HPV atingem cerca de 11,7% da população mundial, podendo chegar a afetar 50% da população em determinadas faixas etárias. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam uma prevalência ainda maior para a região das Américas. A infecção por HPV de alto risco é associada a vários tipos de câncer, tais como o câncer de colo uterino, pênis, vulva, canal anal e orofaringe, estimando-se que cerca de 5% de todos os casos de câncer sejam atribuídos a infecções por HPV. 

No Brasil, o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais incidente, sendo os papilomavírus tipos 16 e 18 responsáveis por, pelo menos, 70% dos cânceres cervicais em todo o mundo. Adicionalmente, o número de casos de câncer de orofaringe associado ao HPV, incluindo base da língua e amígdalas, vem crescendo a níveis epidêmicos, principalmente em países desenvolvidos e em homens jovens, apesar da redução global do consumo de cigarro e álcool.

Assim, tem se observado uma diminuição no número de casos de câncer associados a esses fatores, e um aumento do número de casos de câncer de orofaringe, associado à presença de HPV, com estimativas de que 70-80% dos casos nos Estados Unidos sejam atribuídos ao HPV. O crescimento deste tipo de tumor tem sido de cerca de 5% ao ano nos países desenvolvidos, com estimativas de que em 2020 o câncer associado aos tumores de orofaringe tenha ultrapassados os tumores de colo uterino.

No Brasil, são esperados 11.180 novos casos de tumores de cavidade oral, incluindo orofaringe, amígdala e base da língua, em homens e 4.010 casos em mulheres para cada ano do triênio 2020-2022, quase alcançando o número de casos de câncer de colo uterino (6.540 em mulheres). O aumento da incidência de câncer de orofaringe induzido por HPV tem sido associado a modificações no comportamento sexual, com uma incidência quatro vezes maior em homens. 

Profissionais do sexo, que apresentam um potencial alto para infecção por HPV, apresentam baixa incidência de câncer de orofaringe, evidenciando as inconsistências na literatura e a necessidade de estudos para melhor entendermos o processo de transmissão do vírus do HPV e doenças associadas. O conhecimento dos efeitos causados pelo vírus na saúde humana, o entendimento das suas formas de transmissão e a identificação de fatores associados à sua distribuição são imprescindíveis para o controle da infecção e desfechos associados.

As estratégias de prevenção primárias incluem intervenção comportamental, visando informar, educar e comunicar a importância da modificação e adoção de comportamentos sexuais seguros, e programas de vacinação contra o HPV, enquanto a prevenção secundária inclui o programa de rastreamento de infecção por HPV.

Em 2014 foi iniciado o Programa Nacional de vacinação para o HPV, usando a vacina quadrivalente, que contém os tipos 6, 11, 16 e 18 associados a verrugas genitais e neoplasias cervicais. A vacinação contra o HPV tem sido preconizada como método de prevenção primário do câncer de colo uterino. No entanto, como os dados existentes sobre a associação entre HPV e câncer de orofaringe ainda divergem entre os diferentes países ou são inexistentes em um grande número deles, a prevenção primária ainda não está estabelecida. A avaliação da efetividade da vacinação estabelecida no Brasil é imprescindível para a projeção do seu impacto na incidência de câncer no Brasil e planejamento de ações para o enfrentamento da doença.


Introdução

O projeto irá avaliar diferentes aspectos associados à infecção por HPV, como o impacto da vacinação no Brasil (prevenção primária do câncer de colo uterino associado à infecção), como também o impacto da doença como indutora de outros tipos de câncer, como o de cabeça e pescoço.

Iniciado e desenvolvido no triênio 2015-2017, o estudo POP-Brasil é um painel de estudos transversais, realizados em intervalos regulares, com indivíduos de 16 a 25 anos de idade e vida sexual ativa. O estudo engloba todas as capitais brasileiras e o Distrito Federal, com coleta de dados realizada em Unidades Básicas de Saúde, para avaliar a prevalência de HPV genital e oral e os tipos de vírus mais prevalentes. 

O estudo SMESH é um estudo transversal que avalia a prevalência de HPV e fatores associados, mas com foco em indivíduos com alto risco de infecção (parceiros de pacientes com câncer de orofaringe, profissionais do sexo e gays/homens que fazem sexo com homens).

Já o STOP-HPV investiga a associação entre infecção por HPV e câncer de cabeça e pescoço através da avaliação de indivíduos com câncer de orofaringe, que são comparados com o mesmo número de indivíduos sem câncer.

Objetivos do Plano Nacional de Saúde aos quais o projeto se vincula:

  • Objetivo 3. Reduzir ou controlar a ocorrência de doenças e agravos passíveis de prevenção e controle;
  • Objetivo 4. Fomentar a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e sustentável. 
  • Políticas públicas vinculada:

  • Programa Nacional de Imunizações (PNI);
  • Política Nacional de Vigilância em Saúde.
  • Benefícios aos SUS: 

    O projeto fornecerá importantes informações para o planejamento de ações para o direcionamento da vacinação contra o HPV no país, avaliando o impacto da vacinação em diferentes grupos populacionais e fornecendo subsídios para a política de vacinação contra o HPV no país. As informações acerca da associação entre HPV e câncer de orofaringe permitirão identificar populações de maior risco como também marcadores precoces da doença, avaliando a possibilidade de identificação de indivíduos de maior risco. 

    Os dados gerados são usados pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), do Ministério da Saúde, para a formulação de políticas públicas e para a tomada de decisão, melhorando a eficiência dos serviços, apontando lacunas na assistência, ou mesmo servindo de base para implementação de novas tecnologias que possam diminuir eventos adversos e/ou impactar diretamente na mortalidade por câncer da população brasileira.

    As informações sobre o impacto da vacinação serão usadas pelo PNI para adequação da política de vacinação contra o HPV no Brasil.  Os resultados esperados têm o potencial de causar grande impacto nas políticas públicas e na ciência, tanto no nível nacional como internacional, na medida em que trará respostas inéditas a questões controversas da literatura.


    Métodos

    Estudo STOP:

    Avalia homens e mulheres acima de 18 anos com diagnóstico confirmado de carcinoma escamoso de orofaringe, recrutados em hospitais de referência, durante o período do estudo. Serão incluídos ao menos dois hospitais de cada região do Brasil. Os resultados encontrados proporcionarão um melhor entendimento sobre a associação a infecção por HPV e o câncer de orofaringe, possibilitando a identificação de indivíduos de risco e gerando hipóteses para o uso de medidas preventivas ou de rastreamento em grupos populacionais específicos. Eles também poderão ser comparados a estudos futuros, se constituindo em uma linha de base para estudos de seguimento e sobrevida associados a presença de HPV ou mesmo uso de diferentes terapias.

    Estudo SMESH:

    Avalia companheiros do estudo STOP, além de populações consideradas de alto risco, como profissionais do sexo e homens homossexuais acima de 18 anos, recrutados através de técnicas apropriadas para a investigação de grupos específicos como a RDS (Respondent Driven Sampling) com pontos de partida em cinco diferentes cidades, preferencialmente, uma em cada região do Brasil.

    Os resultados encontrados proporcionarão um dimensionamento da infecção pelo HPV no Brasil, além de gerar hipóteses e resultados que poderão contribuir para a elucidação das vias de transmissão do vírus. Eles também poderão ser comparados a estudos futuros, se constituindo em uma linha de base para o monitoramento da infecção no país e servindo de subsídio para estudos de viabilidade e novas indicações da vacina, atualmente indicada somente para a prevenção de infecção genital.

    Estudo POP 2:

    Durante o triênio 2015-2017 foi realizada a linha de base para a estimativa da efetividade da vacinação contra o HPV no Brasil. Após 3 anos, uma nova coleta, usando a mesma metodologia está sendo realizada para determinar a diminuição da prevalência e persistência da infecção em indivíduos vacinados. Uma amostra de jovens de 16 a 25 anos, de ambos os sexos está sendoinvestigada para determinar a presença do vírus em região genital e anal, e responderão a um questionário sobre fatores sociodemográficos e comportamentais associados a infecção. Uma amostra de sangue também será coletada para a realização de testes de anticorpos específicos contra HPV incluídos na vacina. A pactuação com centros de coleta bem como o estudo piloto foram iniciados no triênio 2018-2020.

    O projeto deverá avaliar todo o território nacional, através de amostragem em capitais do Brasil, contemplando mulheres e homens de 16 a 25 anos que já tenham tido relações sexuais e que procurarem a sua Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para consultas/procedimentos de rotina ou que forem convidados a comparecer a Unidade de Saúde pelos profissionais de saúde locais. Aqueles que forem vacinados não serão excluídos do estudo, mas seu status vacinal será anotado.

     

    Inscrições:

    Para participar dos estudos, entre em contato pelos telefones abaixo. 

    Telefone fixo: (51) 3314-3600 - somente ligação.

    Whatsapp e ligação: (51) 99819-8510 -  ligação e whatsapp.


    Equipe

    • Hospital Moinhos de Vento

      Liderança

      Eliana Marcia Wendland - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes


      Equipe

      Aline Gasparotto - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

      Ana Paula Muterle Varela - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

      Camila Bonalume Dall' Aqua - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

      Carlos Pilz - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

      Fernanda Pereira - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

      Fernando Hayashi - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

       

      Lilian Solera - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

      Natália Luiza Kops  – Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

      Paulo Rocha Dornelles Junior - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

      Rafael Steffens - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

      Tássia Rolim Camargo - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

      Suelen Machado dos Santos - Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre Lattes

      Participaram anteriormente do projeto:

      Antonella Jacobsen Kaul, Bruna Vieira Fernandes, Dérik Midon Martins, Frederico Soares Falcetta, Giovana Petracco de Miranda, Glaucia Fragoso Hohenberger, Isabel Cristina Bandeira da Silva, Jaqueline D. C. Horvath, Juliana Caierão, Juliana Comerlato, Marina Bessel, Michele Novakowski Rocho, Milena Mantelli Dall Soto, Natalia Trindade Cardoso, Silvia Pauli, Thais Baptista, Tiago Diego Fetzner


      Colaboração

      Centers for Disease Control and Prevention (CDC), Estados Unidos Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), São Paulo, SP Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Porto Alegre, RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS Grupo Hospitalar Conceição (GHC) de Porto Alegre, Porto Alegre, RS

       

      Secretarias Municipais envolvidas na coleta de dados: - Secretaria de Saúde do Distrito Federal, DF - Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, SE - Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, MG - Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, RR - Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, MS - Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, MT - Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, PR - Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, SC - Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, CE - Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, GO - Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, PB - Secretaria Municipal de Saúde de Macapá, AP - Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, AL - Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, AM - Secretaria Municipal de Saúde de Natal, RN - Secretaria Municipal de Saúde de Palmas, TO - Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho, RO - Secretaria Municipal de Saúde de Recife, PE - Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, AC - Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, BA - Secretaria Municipal de Saúde de São Luís, MA - Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, SP - Secretaria Municipal de Saúde de Teresina, PI - Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, AE - Secretaria Municipal de Saúde do Pará, PA - Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, RJ

       


      Área Técnica

      Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis Programa Nacional de Imunizações (PNI)


    Indicadores

    561
    Quantidade de profissionais
    envolvidos em pesquisa
    14587
    Quantidade de participantes
    envolvidos na pesquisa

    Instituições

    • Boa Vista

      fundacao cecon
      ebserh hosp univ maria aparecida pedrossian
    • Manaus

      usf megumo kado
      usf morro da liberdade
      usf enfermeira ivone lima dos santos
      usf dr jose figliuolo
      usf bairro da paz
      usf rural pau rosa
      policlinica cardoso fontes
    • Brasília

      ministério da saúde
      upa samambaia
      ubs 02 riacho fundo ii
      ubs 01 estrutural
      ubs 02 estrutural
      ubs 03 riacho fundo ii
      ubs 04 riacho fundo ii caub i
      ubs 05 riacho fundo ii
    • Campo Grande

      cta centro de testagem e aconselhamento
      sesau usf pedro felix de souza paradiso
      sesau usf sao benedito
      sesau usf dra alda guedes garcia oliveira jardim azaleia
      sesau usf dr antonio pereira tiradentes
      sesau usf dr albino coimbra santa carmelia
      sesau ubs dr willian macksoud estrela do sul
      sesau usf dr elizabeth wanderle tobaru botafogo
      sesau usf jardim noroeste
      sesau usf maria aparecida pedrossian
      sesau usf dra maria jose de pauli tres barras
      sesau distrito sanitario regiao do bandeira
      sesau cf dr mauro r barros wanderley iracy coelho
      sesau usf dr fernando de arruda torres jose tavares
      sesau usf mestre jose alberto veronese seminario
      sesau usf manoel secco thome indubrasil
    • Belo Horizonte

      centro de testagem e aconselhamento
      centro de testagem e aconselhamento servico de atendimento
      centro de saude santa ines
      centro de saude pompeia
      centro de saude marco antonio de menezes
      centro de saude horto
      centro de saude mariano de abreu
      centro de saude sao jose operario
    • João Pessoa

      usf integrada varadouro
      sae cta joao pessoa
      usf integrada espaco saude
      usf integrada ipiranga
      usf matinha i
      usf integrada matinha ii e paulo afonso
    • Recife

      us 168 cta centro de testagem e aconselhamento
      fgh
      us 316 usf bernard van leer
      us 177 usf chico mendes
      us 296 usf coqueiral imbiribeira
      us 228 usf upinha dia des jose manoel de freitas ur 4ur 5
    • Rio de Janeiro

      sms cms heitor beltrao ap 22
      universidade federal de ciências da saúde de porto alegre
      sms cms helio pellegrino ap 22
      sms policlinica antonio ribeiro netto ap 10
      sms cms oswaldo cruz ap 10
      sms cms dr albert sabin ap 21
      sms cf klebel de oliveira rocha ap 31
      sms cf joaosinho trinta ap 31
      sms cf jeremias moraes da silva ap 31
      sms cf eidimir thiago de souza ap 31
      sms cf adib jatene ap 31
      sms cms rodolpho rocco ap 32
      sms cms renato rocco ap 32
      sms cf manoel fernandes de araujo ap 33
      sms cf izabel dos santos ap 32
    • Porto Alegre

      hospital moinhos de vento
      hospital nossa senhora da conceicao sa
      hospital de clinicas
      unidade de saude cristal
      unidade de saude mapa
      unidade de saude nossa senhora de belem
      unidade de saude sao carlos
      unidade de saude primeiro de maio
      unidade de saude maria da conceicao marcelo martins moreira
      unidade de saude aparicio borges
      unidade de saude santa helena
      unidade de saude sao pedro
      unidade de saude vila cruzeiro
      unidade de saude ceres
      unidade de saude recreio da divisa
      unidade de saude vila vargas
      unidade de saude osmar freitas
      unidade de saude santa anita
      unidade de saude gloria
      unidade de saude santissima trindade
      unidade de saude parque dos maias
      unidade de saude costa e silva
      unidade de saude sesc
      unidade de saude floresta
      unidade de saude coinma
      unidade de saude nossa senhora aparecida
      unidade de saude conceicao
      hospital divina providencia
    • Boa Vista

      unidade basica de saude liberdade
      unidade basica de saude olenka macellaro thome vieira
      unidade basica de saude ione santiago
      unidade basica de saude pricuma
      unidade basica de saude santa luzia
      unidade basica de saude sayonara maria dantas licariao matos
      unidade basica de saude pastor luciano galdino rabelo
    • Florianópolis

      cs estreito
      policlinica municipal centro
      cs costeira do pirajubae
      cs tapera
      cs monte cristo
      cs trindade
      cs saco grande
      cs itacorubi
      secretaria municipal de saude de florianopolis
      cs prainha
      policlinica municipal continente
      policlinica municipal sul
    • São Paulo

      universidade de são paulo
      farmacia medex hspe iamspe sao paulo
      a c camargo cancer center
      centro universitário faculdade de medicina do abc (fmabc)
    • Campina Grande

      hospital escola da fap
    • São Luís

      centro de saude joao de deus
      unidade de saude da familia olimpica ii
      centro de saude do turu
      centro de saude sao raimundo
      centro de saude vila embratel
      centro de testagem e aconselhamento em dst aih aids
      centro de testagem e aconselhamento em dst hiv aids
      centro de especialidades medicas do filipinho
    • Fortaleza

      uaps irma hercilia
      uaps casemiro filho
      uaps gothardo peixoto
      uaps aida santos
      uaps paulo de melo
    • Rio Branco

      centro de saude doutor mario maia
      usf luiz gonzaga i
      usf luiz gonzaga ii
      usf maria aurea vilela
      usf mariano gonzaga i
    • Cuiabá

      centro de saude grande terceiro
      sae grande terceiro
      usf parque ohara
      usf santa terezinha
      usf nova esperanca
      usf tres barras
    • Natal

      usf cidade praia
      usf felipe camarao ii
      usf parque dos coqueiros
      usf aparecida
      hospital dr luiz antonio
    • Maceió

      unidade de saude denisson menezes 7 ds
      unidade de saude do programa da familia joao sampaio 4 ds
      centro de saude sao jose canaa 3 ds
      unidade de saude da familia village campestre ii 7 ds
    • Santa Cruz do Sul

      hospital ana nery
    • Teresina

      unidade basica de saude bruno rafael r de sousa esplanada
      unidade basica de saude francilio ribeiro de almeida angelim
      unidade basica de saude adelino matos
      unidade basica de saude parque pioneiro santo antonio
      unidade basica de saude maria de jesus carvalho porto alegre
      unidade basica de saude dr helvidio ferraz todos os santos
      unidade basica de saude americo de melo c branco sta isabel
      unidade basica de saude dirceu i quadra 77
      unidade basica de saude boquinha
      unidade basica de saude dr carlos alberto cordeiro
    • Macapá

      pmm u b s perpetuo socorro
      pmm u b s cidade nova
      pmm ubs marabaixo
      pmm u b s pacoval
      pmm u b s dr rubim b aronovitch
    • Palmas

      unidade de saude da familia 806 sul
      unidade de saude da familia valeria martins pereira
      unidade de saude da familia 1304 sul
      nucleo de telessaude do tocantins
      unidade de saude da familia 603 norte
      unidade de saude da familia taquari
      unidade de saude da familia liberdade
      unidade de saude da familia 409 norte
      unidade de saude da familia jose lucio de carvalho
      unidade de saude da familia satilo alves de sousa
    • Goiânia

      usf andreia cristina
      usf madre germana
      usf sao carlos
      usf eli forte
      usf vila mutirao
      usf novo planalto
    • Salvador

      usf canabrava
      usf itapua
      usf bate coracao
      usf nossa senhora de guadalupe alto do peru
      usf claudelino miranda resgate
    • Vitória

      unidade basica de saude santo antonio
      unidade basica de saude sao cristovao
      unidade basica de saude santo andre
      unidade basica de saude consolacao maria rangel passos
      unidade basica de saude ilha das caieiras
    • Porto Velho

      unidade de saude da familia jose adelino da silva
      unidade de saude da familia agenor de carvalho porto velho
      unidade de saude da familia ronaldo aragao
      unidade de saude da familia caladinho
      unidade de saude da familia nova floresta
      unidade de saude da familia dr renato medeiros
    • Belém

      unidade municipal de saude curio
      unidade municipal de saude paraiso dos passaros
      unidade basica de saude portal da amazonia
      unidade municipal de saude do satelite
      sesma
      unidade municipal de saude do guama
    • Santarém

      hospital regional do baixo amazonas do pa dr waldemar penna
    • Aracaju

      us augusto franco
      us edezio vieira de melo siqueira campos
      us dr roberto paixao
      us analia pina de assis alm tamandare
    • Curitiba

      ums mae curitibana
      ums candido portinari psf
      ums capanema psf
      ums campo alegre
    • Colméia

      unidade municipal de saude da familia setor sul
    • Campo Novo do Parecis

      ubs olenka

    Conheça outros Projetos_