Resumo

O Ministério da Saúde (MS) elaborou a ESD28 para direcionar o desenvolvimento de atividades que promovem a adoção de tecnologias digitais e, com isso, permitir que o Brasil atinja a excelência no atendimento à saúde da população, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização Mundial da Saúde. Este planejamento (ESD28) envolve a descrição de práticas de gestão e ações integradas, além da definição de iniciativas prioritárias. Um fundamento crítico para viabilizar as práticas digitais é a necessidade de organizar o conjunto de dados na saúde, tendo em vista o vasto potencial de valor em dados adquiridos nas atividades diárias do setor.

Considerando que o DATASUS é o órgão responsável por coletar, processar e disseminar informações sobre saúde, o projeto visa apoiar ações prioritárias da ESD28. Uma delas é a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), que tem como objetivo promover a troca de informações entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde (RAS), tornando-se uma importante infovia com alta disponibilidade de informação, flexível e segura. Esta proposta permitirá realizar atividades direcionadas para garantir a evolução da estratégia, focando na concepção de uma infraestrutura adequada para a execução de projetos baseados no uso de dados. Diante deste cenário, o DIAna fortalece a capacidade da RNDS na comunicação com outros agentes e nas suas necessidades de evolução.


Introdução

Com alcance nacional, o DIAna se dará por meio do desenvolvimento de modelos informacionais que promovem a interoperabilidade entre os serviços de saúde; por meio da evolução da arquitetura atual da RNDS no que tange sua capacidade de controle de transações, processos de integração e deployment de aplicações; e, por fim, do estudo direcionado a oportunidades de melhorias do ambiente e sua camada de indexação.

No ambiente analítico, contempla melhorias da infraestrutura do Data Lake (serviço informacional previsto na arquitetura da RNDS, criado para atender a demandas analíticas; funciona em parceria entre DATASUS, AWS e HIAE), e expansão para aquisição e uso de dados, além da implementação de uma política de governança de dados.

O projeto está vinculado aos seguintes objetivos do Plano Nacional de Saúde:

  • Promover a ampliação e a resolutividade das ações e serviços da atenção primária de forma integrada e planejada;
  • Fomentar a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e sustentável;
  • Aperfeiçoar a gestão do SUS visando a garantia do acesso a bens e serviços de saúde equitativos e de qualidade.

  • Métodos

    Para demandas de desenvolvimento, serão utilizados frameworks Scrum; Open Group Architecture Framework (TOGAF) para as demandas de arquitetura; e, para as de governança de dados, Data Management Body of Knowledge (DAMA-DMBOK). Além disso, serão aplicadas boas práticas de levantamento e especificação de requisitos utilizando ferramentas relacionadas à gestão de projetos para oferecer visibilidade, segurança e agilidade às entregas. Também serão avaliadas boas práticas internacionais como referência de soluções adequadas para comunicação entre serviços de saúde e ambiente analítico.

    Melhorias

    Para o apoio na concepção, desenvolvimento e implementação de melhorias na arquitetura da RNDS, serão utilizados padrões de controle de transações em sistemas distribuídos, garantindo a interoperabilidade entre arquiteturas centralizadas, distribuídas e híbridas que utilizam recursos de infraestrutura local e/ou em nuvem.

    Para isso, serão desenvolvidos documentos de avaliação de arquitetura da RNDS, que irão identificar pontos de interesse para melhorias; um plano de apoio de implementação de padrão para controle de transações em sistemas distribuídos; e um plano e implementação de testes no ambiente (capacidade, resiliência e segurança).

    Protocolos

    Serão desenvolvidos modelos computacionais em protocolo HL7 FHIR R4 (protocolo internacional para troca de dados em sistemas da área da saúde, integrando não só informações clínicas, mas também administrativas) para até dez modelos de informação. Para isso, será executada uma Prova de Conceito (POC) com a criação de até dez serviços de comunicação que serão disponibilizados utilizando a infraestrutura do Hospital Israelita Albert Einstein e de um hospital do Sistema Único de Saúde para testar a capacidade de comunicação por meio dos modelos de comunicação desenvolvidos.

    Testes de capacidade de expansão:

    Será executada uma Prova de Conceito (POC) para teste de capacidade da expansão da camada de indexação da RNDS com o objetivo de avaliar alternativas para sua expansão considerando a utilização de soluções open source e disponíveis por meio de provedores de computação em nuvem.

    Planos de migração de soluções

    O projeto oferecerá apoio na definição, sustentação e implementação das estratégias para os planos de migração de soluções legadas e cloud computing por meio do entendimento da arquitetura “as-is” e desenho do “to-be” para o mapeamento das demandas necessárias para os processos de transição e integração. Para isso, será elaborado um documento com definição das estratégias e desenhos das arquiteturas de transição e seus respectivos esforços de implementação.

    Processos de integração e deployment

    Para o desenvolvimento das ações orientadas aos processos de integração e deployment contínuo das soluções para ambiente local e nuvem será elaborado um documento de definição dos padrões para desenvolvimento das pipelines de CI/CD considerando a plataforma GitLab. Também serão desenvolvidos e instalados templates para estas pipelines.

    Evolução do ambiente analítico

    O projeto oferece apoio na evolução do ambiente analítico do DATASUS e da RNDS, considerando as necessidades tecnológicas para a plataforma de Big Data contemplando ingestão de dados, governança, processamento e consumo. 

    Melhorias do Data Lake

    Serão desenvolvidas melhorias na arquitetura de Data Lake, distribuída em camadas de: ingestão, storage, sandbox e consumo. Para isso, serão elaborados documentos de arquitetura com definição das ações de melhorias no ambiente analítico do DATASUS; implementação das ações de melhorias definidas em documento de arquitetura; e desenvolvimento de camada FastLane e ambiente de pesquisa e prototipação de soluções baseadas em dados (Sandbox).

    Política de governança de dados

    Será elaborada uma documentação para implementação de política de Governança de Dados e terminologias para a RNDS e Data Lake, orquestrando as necessidades nas diferentes camadas, além da implementação dos processos que ficarem definidos.

    Modelos de ciências de dados

    Criação de três modelos de ciências de dados em bases multimodais para evolução e teste do Data Lake por meio da elaboração de plano e implementação de testes no ambiente (capacidade, resiliência e segurança); desenvolvimento de três provas de conceito utilizando a camada Sandbox para criação de soluções que utilizem dados.

    Também será desenvolvida uma POC para utilização de modelos multimodais de ciências de dados para testagem contínua em menor escala do consumo de dados em tempo real do Data Lake. Isso será feito por meio da implementação de serviços automatizados de extração e preparação de dados para consumo de modelos para COVID-19; e implementação de um fluxo automatizado de testagem de funções base de algoritmos para consumo de dados em tempo real.

    Transferência de conhecimento

    Dinâmica de transferência de conhecimento das ações citadas anteriormente para garantir a continuidade das melhorias e sustentação das entregas realizadas no período de execução do projeto. Para isso, serão elaborados treinamentos à distância e workshops, além de documentação dos processos implementados, visando a transferência de conhecimento para terceiros, a serem indicados pelo DATASUS.


    Equipe

    • Hospital Israelita Albert Einstein

      Liderança

      Edson Amaro Junior - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Birajara Soares Machado - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP


      Equipe

      Agatha Paula Colin de Souza - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Alexandre de Alcântara - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Aline Lissa Okita - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Anderson Alves Schinaid - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Andréia Cristina de Souza Santos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Augusto Pereira Alencar - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Bruna Braga da Silva - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Carlos Arruda Baltazar - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Carlos Henrique Jacinto - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Damião Verde Fernandes Torres Loureiro - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Fernando Mainetti Secol - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Gabriel Gonçalves Nogueira - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Gabrielle Loany de Souza Couto - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Gian Lucca dos Santos Severino - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Giulia Kimie Nakahara Kosugi - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Gustavo Mantovani Fonseca - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Iago Lessa de Oliveira - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Ítalo Macedo do Amaral Costa - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      João Luiz Giglio Laudissi - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Jorge Nebhan Haidar Filho - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Larissa Vasconcelos de Moraes - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Letícia D'Ordaz Lhano Santos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Lucas Kallás Silva - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Luigi Villanova Machado de Barros Lago - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Luiz Gustavus Capellini - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Luiz Otávio Vittorelli - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Mara Huffenbaecher Giavina-Bianchi - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Marcela Emer Egypto Rosa - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Marcelo Ferreira de Araújo - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Maria Isabel Barros Guinle - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Matheus Ribeiro Adorno Silva - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Nathalia Barbosa da Silva - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Nidilaine Xavier Dias - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Patrícia de Moraes Alves Barboza - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Paulo Cesar Estevam Filho - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Priscila Satomi Acamine - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Rafael do Espírito Santo - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Silvia Heringer Oliveira Asseituno - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Silvio Luiz Domingos - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Victor Fornasiero De Paiva - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      Vithor Hugo Fialho Lopes - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP

      William Gois Vitor - Hospital Israelita Albert Einstein, São Paulo, SP


      Colaboração

      Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes.


      Área Técnica

      Departamento de Informação do Sistema de Saúde - DATASUS.


    Indicadores

    24
    Quantidade de profissionais
    envolvidos em atividades de gestão
    40
    Quantidade de profissionais-projeto
    envolvidos em ATS

    Instituições

    • São Paulo

      hospital israelita albert einstein

    Conheça outros Projetos_