Resumo

Em 2015, as Nações Unidas consideraram a saúde sexual e reprodutiva como sendo elemento chave para o desenvolvimento, incluindo o tema dentro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Entre os conceitos chaves estão a atenção pré-natal e obstétrica, a prevenção e cuidado de IST e a promoção do sexo seguro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de um milhão de pessoas adquirem novas IST diariamente, sendo algumas curáveis, como a sífilis e hepatite C, e outras incuráveis, como o HIV, hepatite B e o HTLV. O manejo destas infecções deve ser feito de forma ampla para facilitar o diagnóstico e controle das infecções, uma vez que a existência de uma infecção pode facilitar o surgimento de outras.

Estudos epidemiológicos mostram que a maioria dos brasileiros sabe que o preservativo é a melhor forma de prevenção de IST, entretanto, ainda assim, 45% da população sexualmente ativa referiu não utilizar preservativo nas relações sexuais casuais nos últimos 12 meses. Entender o comportamento sexual de risco associado à presença destes vírus passa a ser absolutamente necessário para que possamos entender a dinâmica de transmissão, identificando a necessidade de implementação de estratégias para o controle de ambos.

 

HTLV

O HTLV-1 é um vírus linfotrópico de células T que utiliza uma estratégia de replicação capaz de persistir no infectado e, consequentemente, permite a sua transmissão também pela via vertical (que ocorre da mãe para o filho durante a gestação, parto ou aleitamento materno) apresentando seis subtipos - estima-se que, no planeta, cerca de 20 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus.

Apesar de ter sido um dos primeiros retrovírus humanos identificados, pouco se sabe sobre a sua distribuição e ainda não foram implementadas estratégias efetivas para o seu controle, e ainda não possui vacinação e não está na lista de notificação compulsória nacional.

Cerca de 2-4% dos indivíduos infectados irão desenvolver leucemia de células-T do adulto e 1 a 2% irão desenvolver mielopatia (déficit neurológico relacionado à medula espinhal) associada ao HTLV, uma mielopatia progressiva grave. No entanto, aproximadamente 90% dos infectados por HTLV permanecerão assintomáticos ao longo de sua vida, mantendo uma rede de transmissão silenciosa pela via sexual, sanguínea e vertical.

 

HIV na gestação

Paralelamente, apesar de o agente causador da sífilis, do HIV ter sido descoberto há muito tempo, e de existirem métodos de diagnóstico e tratamento, o HIV ainda persiste como um importante problema de saúde pública.

Apesar dos avanços no processo de detecção do HIV durante a gestação, ainda existem falhas que merecem ser investigadas para controle do aumento observado nos últimos anos. A ausência ou início tardio do acompanhamento pré-natal, bem como o atendimento pré-natal inadequado, podem ser algumas das causas relacionadas.

Avaliar a atual prevalência da infecção pelo vírus durante a gestação, em âmbito nacional, nas diferentes dimensões sociais e culturais, se faz necessária tendo em vista que o tratamento com terapia antirretroviral é de oferta universal no país. A detecção precoce do vírus durante o pré-natal representa uma oportunidade de intervenção na gestante infectada, reduzindo a taxa de transmissão para o bebê.

 

Sífilis

Assim como o HTLV e o HIV, a sífilis demanda atenção especial dos gestores, tendo sido considerada epidêmica em 2016. As taxas de sífilis congênita tiveram um aumento substancial nos últimos anos, representando um crescimento de 14,7% entre 2015 e 2017, apesar de a maioria das mulheres terem assistência pré-natal. Nos últimos dez anos, a taxa de mortalidade infantil pela doença passou de 2,3 para 6,7/100 mil nascidos vivos no país.

 

Hepatites virais

As hepatites constituem um enorme desafio à saúde pública, sendo responsáveis por cerca de 1,4 milhões de óbitos anualmente em todo o mundo. No Brasil, os óbitos por hepatites virais têm crescido exigindo informações epidemiológicas atualizadas e políticas de saúde pública bem estruturadas. Entre as hepatites, existe um maior número de casos notificados de hepatite C, que apresenta uma distribuição desigual entre as diferentes regiões do país, seguido pela notificação de hepatite B. Cerca de 11% dos casos do país ocorrem em gestantes e 6,2% ocorrem por transmissão vertical.

Existem poucos estudos epidemiológicos no Brasil sobre a prevalência da hepatite B e C em gestantes. A investigação da hepatite B faz parte do rol de exames do pré-natal, visando a prevenção da transmissão vertical e, embora a investigação da hepatite C não faça parte da rotina de pré-natal, a transmissão vertical pode ocorrer, o que justifica a importância desse estudo.


Introdução

O controle e monitoramento das IST deve ser feito de forma ampliada, uma vez que elas compartilham fatores sociais e comportamentais, além da via de transmissão. Os estudos feitos no Brasil até o momento, avaliando a infecção por HTLV, não apresentam cobertura nacional, impossibilitando o planejamento de estratégias de enfrentamento da doença, especialmente no que se refere à transmissão vertical. Prevalências muito discrepantes foram encontradas, conforme o estado, sendo necessária uma avaliação do Brasil como um todo ou, ao menos, que tenha representatividade em nível macrorregional. Adicionalmente, o monitoramento da infecção por sífilis, HIV e hepatites virais em gestantes é fundamental para o direcionamento das estratégias de prevenção, vigilância e controle.

O projeto irá fornecer informações importantes para o planejamento de ações para o enfrentamento da situação epidemiológica destas doenças em parturientes no Brasil e contribuirá para o direcionamento de políticas públicas para seu enfrentamento, fortalecendo a vigilância epidemiológica. Também coletará dados que permitirão avaliar indicadores referentes ao conhecimento, atitudes e práticas da população do Rio Grande do Sul relacionados à IST/AIDS e hepatites virais, avaliando a prevalência populacional, constituindo-se num estudo piloto que poderá ser expandido para todo o país.

 

Entre os objetivos da iniciativa estão:

  • Avaliar a prevalência de HTLV (1 e 2), HIV, sífilis e hepatites virais em parturientes no Brasil e nas diferentes regiões;
  • Avaliar a incidência de HIV, sífilis e hepatites virais em parturientes no Brasil e regiões;
  • Identificar padrões comportamentais e fatores associados à presença destas doenças nas parturientes participantes do estudo;
  • Avaliar indicadores referentes ao conhecimento, às atitudes e às práticas da população relacionados às doenças citadas, com confirmação diagnóstica;
  • Avaliar a prevalência de HIV, sífilis e hepatites virais na população do Rio Grande do Sul
  • Fortalecer o monitoramento de determinantes de vulnerabilidades à infecção pelas infecções citadas;
  • A partir dos estudos sobre COVID-19 iniciados no triênio 2018-2020, o projeto realizou a caracterização genômica e epidemiológica do SARS-CoV-2 no sul do Brasil (Rio Grande do Sul); e avaliou os principais sintomas associados ao diagnóstico laboratorial de SARS-CoV-2 no Rio Grande do Sul.
  •  

    Objetivos do Plano Nacional de Saúde aos quais o projeto se vincula:

  • Objetivo 03. Reduzir ou controlar a ocorrência de doenças e agravos passíveis de prevenção e controle.
  • Objetivo 04. Fomentar a produção do conhecimento científico, promovendo o acesso da população às tecnologias em saúde de forma equitativa, igualitária, progressiva e sustentável.
  •  

    Benefícios aos SUS:

    O projeto trará informações importantes para o direcionamento das políticas públicas dos agravos citados, tanto em parturientes quanto em população geral. Poderá servir de subsídio para avaliar a necessidade de incorporação de novos testes de rastreamento no sistema público de saúde e avaliar a adequação da realização dos testes realizados.  Além de fornecer informações importantes para o planejamento de ações para o enfrentamento da situação epidemiológica das doenças citadas, o projeto contribuirá para o direcionamento de políticas públicas para o enfrentamento das doenças crônicas não-transmissíveis decorrentes do HTLV, controle da epidemia de HIV/AIDS, sífilis e hepatites virais no Brasil, fortalecendo a vigilância epidemiológica. Também coletará dados que permitirão avaliar indicadores referentes ao conhecimento, atitudes e práticas da população do Rio Grande do Sul relacionados à IST/AIDS e hepatites virais, constituindo-se num estudo piloto que poderá ser expandido para todo o país.

     


    Métodos

    Para alcançar os objetivos propostos, o projeto foi dividido em dois eixos temáticos:

  • Estudo PRISMA: Avaliação da prevalência de HTLV, HIV, sífilis e hepatites virais em parturientes do Brasil.
  • O estudo será realizado de forma a representar todo o território nacional e incluirá maternidades do SUS e maternidades conveniadas ao SUS, sendo que somente serão incluídas no estudo aquelas que apresentarem um volume de parto superior a 500 no ano anterior. Serão incluídas gestantes de 16 a 49 anos. Serão excluídas gestantes atendidas pós-aborto espontâneo ou provocado.

    Os resultados encontrados proporcionarão um dimensionamento destas infecções em parturientes no Brasil, além de identificar aspectos relacionados à assistência pré-natal. Quando comparados a inquéritos anteriores, os resultados identificarão uma linha de tendência temporal acerca do comportamento destas infeções. Também será possível estimar a magnitude da infecção por HTLV e calcular a estimativa de doenças associadas no futuro, impactando no sistema de saúde como um todo. Estas informações são de vital importância para o planejamento de ações de saúde a curto e longo prazo, no que se refere às doenças estudadas e às IST em geral. Os resultados servirão de subsídio para o direcionamento de políticas públicas para estes agravos.

     

  • Estudo ATITUDE: Avaliação de conhecimentos, atitudes e práticas da população geral relacionados às IST
  • Para a avaliação de conhecimentos, atitudes e práticas da população geral relacionados às IST, será realizado um estudo transversal de base populacional, com indivíduos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, representativo da população do estado do Rio Grande do Sul. O estado do Rio Grande do Sul, e principalmente Porto Alegre, são os locais com maiores prevalências de HIV e sífilis do país. Entender a dinâmica de transmissão e as atitudes que levam a esta alta prevalência é de vital importância para o controle destas doenças.

    Uma amostra de indivíduos adultos será sorteada a partir de estratos censitários, sendo que metade da amostra pertence aos municípios com maior taxa de notificação do estado: Porto Alegre e região metropolitana.

    Os resultados contribuirão para avaliar conhecimentos, atitudes e práticas da população geral em relação às IST em regiões de alta prevalência destas infecções, como também avaliar a prevalência de HIV, sífilis e hepatites virais a nível populacional. Estes resultados poderão ser usados para o direcionamento de políticas públicas para o enfrentamento da epidemia de sífilis e HIV, entendendo melhor os comportamentos que levam à persistência ou aumento da infecção. Também será um importante instrumento para a vigilância epidemiológica e enfrentamento da epidemia de sífilis no país e infecções por HIV e hepatites virais, sendo os dados apresentados formalmente ao Ministério da Saúde, divulgados para a comunidade científica dentro e fora do país, e publicados em periódicos de acesso livre.

     

    Estudos COVID:

  • Caracterização genômica e epidemiológica do SARS-CoV-2 no sul do Brasil
  • Trata-se de um estudo transversal, no qual amostras aleatórias positivas para COVID-19 são sequenciadas. A pesquisa foi realizada com amostras encaminhadas pelos municípios do Rio Grande do Sul para o Laboratório Central do Estado (LACEN).

    As amostras positivas para SARS-CoV-2 durante a epidemia de COVID-19 foram submetidas à extração de RNA viral a partir de 200 μL da amostra clínica respiratória recebida (swab nasofaringe/orofaringe ou aspirado da nasofaringe). O material extraído é submetido à amplificação do genoma viral seguido de sequenciamento no equipamento MiSeq (Illumina). Após a montagem dos genomas, é realizada a análise filogenética a fim de entender o caminho percorrido pelo vírus e as adaptações genômicas sofridas no percurso.


    Resultados

    O projeto foi aprovado em junho de 2019 e para a realização dos estudos os seus principais marcos são o desenvolvimento de materiais do estudo, a seleção dos centros participantes, a realização do estudo piloto, o treinamento dos centros participantes, a coleta de dados, análise de dados e divulgação do projeto.


    Equipe

    • Hospital Moinhos de Vento

      Liderança

      Líder de projeto: Augusto Bacelo Bidinotto - Hospital Moinhos de Vento

      E-mail:  augusto.bidinotto@hmv.org.br

      Responsável Técnica: Eliana Márcia Wendland - Hospital Moinhos de Vento


      Equipe

      Ana Carolina Monteiro da Rocha - Hospital Moinhos de Vento Aniúsca Vieira - Hospital Moinhos de Vento Bruna Angelo Vieira - Hospital Moinhos de Vento Cássia Simeão Vilanova - Hospital Moinhos de Vento Daniela Benzano - Hospital Moinhos de Vento Fernanda Abdallah - Hospital Moinhos de Vento Giovana Petracco de Miranda - Hospital Moinhos de Vento Giovana Tavares dos Santos - Hospital Moinhos de Vento Gustavo Eidt - Hospital Moinhos de Vento Igor Terra - Hospital Moinhos de Vento Shayanne Santos da Silva - Hospital Moinhos de Vento


      Colaboração

      Secretaria Estadual da Saúde - Rio Grande do Sul (SES-RS) Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) Universidade de Caxias do Sul (UCS)


      Área Técnica

      Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis - DATHI

      Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA)


    Indicadores

    517
    Quantidade de profissionais
    envolvidos em pesquisa
    18194
    Quantidade de participantes
    envolvidos na pesquisa

    Instituições

    • Água Boa

      hospital regional de agua boa
    • Colíder

      hospital regional de colider
    • Peixoto de Azevedo

      hospital regional de peixoto de azevedo
    • Rondonópolis

      santa casa de rondonopolis
    • Sinop

      fundaÇÃo de saÚde comunitÁria de sinop
    • Sorriso

      hospital regional de sorriso
    • Cuiabá

      hospital santa helena
    • Santana do Ipanema

      hospital regional de santana do ipanema
    • Ipiaú

      hospital geral de ipiau
    • Baturité

      hospital e maternidade jose pinto do carmo
    • Brejo Santo

      imtavi
    • Ipu

      hospital municipal dr jose evangelista de oliveira
    • Coelho Neto

      casa de saude e maternidade de coelho neto
    • Lago da Pedra

      hospital professor serra de castro
    • Afogados da Ingazeira

      hospital regional emilia camara
    • Nazaré da Mata

      hospital ermirio coutinho
    • Bom Jesus

      hosp reg de bom jesus
    • Camaçari

      hospital geral de camacari
    • Guanambi

      hospital regional de guanambi
    • Porto Seguro

      hospital regional deputado luis eduardo magalhaes
    • Canindé

      hospital e maternidade regional sao francisco
    • Itapipoca

      hospital maternidade sao vicente de paulo
    • Maracanaú

      hospital municipal dr joao elisio de holanda
    • Barreirinhas

      hospital regional de barreirinhas
    • Codó

      hgm hospital geral municipal dr marcolino jr
    • Caruaru

      hospital de caruaru jesus nazareno
      maternidade santa dulce dos pobres
    • Mossoró

      hospital maternidade almeida castro
    • Salvador

      maternidade albert sabin
      maternidade tsylla balbino
    • Fortaleza

      hospital cura dars
    • São Luís

      maternidade de alta complexidade do maranhao
    • Aracaju

      maternidade nossa senhora de lourdes
    • Almeirim

      hospital municipal de almerim
    • Baião

      hospital municipal sao joaquim
    • Gurupá

      hospital municipal de gurupa jaime abenathar
    • Uruará

      hospital municipal de uruara
    • Portel

      hospital municipal de saude de portel
    • Rio Branco

      hospital santa juliana
      maternidade e clinicas de mulheres barbara heliodora
    • Manaus

      maternidade alvorada
      maternidade balbina mestrinho
    • Belém

      hospital d luiz i
    • Itapemirim

      hospital materno infantil menino jesus
    • Teresina

      hospital sao marcos
    • Santa Teresa

      hospital madre regina protmann
    • Almenara

      hospital deraldo guimaraes
    • Guanhães

      hospital regional imaculada conceicao
    • Linhares

      hospital rio doce
    • São Mateus

      hospital maternidade sao mateus
    • Vila Velha

      hospital infantil e maternidade dr alzir bernadino alves
    • Campina Grande do Sul

      hospital angelina caron
    • Cornélio Procópio

      santa casa de cornelio procopio
    • Lapa

      maternidade municipal humberto carrano
    • Laranjeiras do Sul

      centro medico hospitalar sao lucas
    • Pitanga

      hospital sao vicente de paulo
    • Santo Antônio da Platina

      hospital regional do norte pioneiro
    • Osório

      hospital sao vicente de paulo
    • Sarandi

      hospital comunitario sarandi
    • Tenente Portela

      hospital santo antonio tenente portela
    • Torres

      hospital beneficente nossa senhora dos navegantes
    • Braço do Norte

      hospital santa teresinha
    • Ituporanga

      hospital bom jesus
    • São Miguel do Oeste

      hospital regional terezinha gaio basso
    • Timbó

      hospital e maternidade oase
    • Apucarana

      hnsg hospital providencia materno infantil
    • Cascavel

      hospital universitario do oeste do parana
    • Pelotas

      ucpel hospital universitario sao francisco de paula
    • São José dos Pinhais

      hospital e maternidade municipal de sao jose dos pinhais
    • Rio Grande

      hospital universitario dr miguel riet correa jr
    • Santa Maria

      hospital casa de saude
    • Fazenda Rio Grande

      hospital e maternidade nossa senhora aparecida
    • São Leopoldo

      hospital centenario
    • Blumenau

      hospital santo antonio
    • Gaspar

      hospital de gaspar
    • Itajaí

      hospital e maternidade marieta konder bornhausen
    • Jaraguá do Sul

      hospital e maternidade jaragua
    • São José

      hospital regional de sao jose drhomero miranda gomes
    • Tubarão

      hospital nossa senhora da conceicao
    • Curitiba

      hospital vitor do amaral
      complexo hospital de clinicas
      hospital universitario evangelico mackenzie
      complexo hospitalar do trabalhador
    • Londrina

      maternidade municipal lucilla ballallai
    • Caxias do Sul

      hospital geral
      hospital pompeia
    • Porto Alegre

      hospital nossa senhora da conceicao sa
      hospital de clinicas
      hospital materno infantil presidente vargas
      hospital moinhos de vento
      hospital femina
    • Euclides da Cunha

      hospital portugues unid municipal antonio carlos magalhaes
    • Balneário Camboriú

      hospital municipal ruth cardoso
    • Maceió

      hospital nossa senhora da guia
    • Rolândia

      hospital sao rafael
    • Nossa Senhora da Glória

      hospital regional gov joao alves filho
    • Caculé

      hosp maternidade nossa senhora aparecida
    • Ipatinga

      hospital marcio cunha
    • Xique-Xique

      hospital julieta viana
    • Macapá

      ses ap hospital da mulher
    • Belo Horizonte

      hospital sofia feldman
    • Teófilo Otoni

      hospital santa rosalia
    • Aquidauana

      hospital da cidade
    • Benjamin Constant

      hospital geral de benjamin constant doutor melvino de jesus
    • Coxim

      hospital regional dr alvaro fontoura silva
    • Maracaju

      hospital soriano correa da silva
    • Campo Grande

      associacao de amparo a maternidade e a infancia aami
    • Rorainópolis

      hospital regional sul governador ottomar de souza pinto
    • Corumbá

      santa casa de corumba
    • Gurupi

      hospital regional de gurupi
    • Campo Novo do Parecis

      hospital municipal euclides horst
    • Brasiléia

      hospital de clinicas raimundo chaar
    • Augustinópolis

      hospital regional de augustinopolis
    • Palmas

      hospital e maternidade d regina s campos de palmas
    • Boa Vista

      hospital materno infantil n sra de nazareth

    Conheça outros Projetos_