Resumo

 

A capacitação e atualização dos profissionais da linha de frente da Vigilância Epidemiológica (VE) é essencial para a qualificação do cuidado e resolutividade dos serviços SUS em identificar populações e territórios vulneráveis à propagação de doenças infecciosas, com ênfase na resposta às emergências em saúde pública, como COVID-19, Arboviroses e outros agravos.

Este projeto consiste em uma iniciativa educacional de qualificação de profissionais de saúde em municípios de até 20 mil habitantes, apoiando-os na ampliação do raciocínio epidemiológico e no enfrentamento de doenças infecciosas, em especial COVID-19 e arboviroses.

Sua operação se dará por meio de uma capacitação com carga horária total de 60 horas e conteúdo ancorado em três trilhas básicas:

  • Identificação de agravos e implementação de resposta coordenada;
  • Notificação e investigação de agravos;
  • Estratégias de imunização.
  • As competências serão permeadas por trilhas de aprendizagem síncronas, assíncronas e colaborativas no território, de forma que as competências desenvolvidas no curso sejam ajustadas em sua maior parte às rotinas dos profissionais.

    Espera-se que ao finalizarem as trilhas, os profissionais possam levar a cabo ações no território construídas na perspectiva da equipe multiprofissional.

    O projeto será ofertado em dois módulos, destinados a públicos distintos:

     

    Público A (Módulo Avançado):

    Oferta de 3 mil vagas, voltadas a profissionais com formação de ensino superior, médio, técnico, bem como agentes comunitários de saúde e endemias em todas as Unidades da Federação. Compreende o público que percorrerá as três trilhas propostas, totalizando 60h.

     

    Público B (Módulo Básico)

    Oferta de 30.000 vagas para profissionais atuantes na atenção primária, UBS, com potencial de multiplicar o conteúdo da trilha 2, assíncrona, totalizando 30h.

     


    Introdução

    A capacitação e atualização dos profissionais da linha de frente da Vigilância Epidemiológica (VE) é essencial para a qualificação do cuidado e resolutividade dos serviços SUS em identificar populações e territórios vulneráveis à propagação de doenças infecciosas, com ênfase na resposta às emergências em saúde pública, como COVID-19, Arboviroses e outros agravos.  Este projeto consiste em uma iniciativa educacional de qualificação de profissionais de saúde em municípios de até 20 mil habitantes, apoiando-os na ampliação do raciocínio epidemiológico e no enfrentamento de doenças infecciosas, em especial COVID-19 e Arboviroses.  Sua operação se dará por meio de uma capacitação com carga horária total de 60 horas e conteúdo ancorado em três trilhas básicas:  1.    Identificação de agravos e implementação de resposta coordenada; 2.    Notificação e investigação de agravos; 3.    Estratégias de imunização. As competências serão permeadas por trilhas de aprendizagem síncronas, assíncronas e colaborativas no território, de forma que as competências desenvolvidas no curso sejam ajustadas em sua maior parte às rotinas dos profissionais.  Espera-se que ao finalizarem as trilhas, os profissionais possam levar a cabo ações no território construídas na perspectiva da equipe multiprofissional.  O projeto será ofertado em dois módulos, destinados a públicos distintos:  


    Métodos

    Trata-se de curso EAD de 60h em plataforma livre (Moodle), ancorado em três áreas de competências: •    Identificação de agravos e implementação de resposta coordenada,  •    Notificação e investigação de agravos e,  •    Estratégias de Imunização. 

    Público A: curso completo percorrendo as três trilhas. Essas competências serão permeadas por trilhas de aprendizagem, assim denominadas: síncrona, assíncrona e colaborativa no território. A carga horária do curso de 60h horas será distribuída em 20h mensais por um período de três meses.  Da carga horária total do curso 15 horas serão de atividades síncronas mediadas por facilitadores do curso, 30h de atividades assíncronas na plataforma Moodle e 15h de atividades a serem realizadas por território de forma remota.  O curso contará com um especialista pedagógico que elaborará o projeto pedagógico e sua matriz de competências, as diretrizes e o desenho das atividades educacionais, em parceria com o Ministério da Saúde, CONASS e CONASEMS.  O especialista pedagógico ainda será responsável por realizar a capacitação, a coordenação e apoio aos facilitadores, juntamente com especialistas matriciadores e analista EAD. Serão ofertadas até 3.000 vagas, sendo 1.000 para profissionais com formação de nível superior e 2.000 vagas para profissionais com ensino médio completo (agentes comunitários de saúde e endemias) As vagas serão ofertadas para municípios com até 20 mil habitantes em âmbito nacional incluindo a respectiva macrorregião.  A iniciativa educacional será realizada em 5 ciclos. Cada ciclo será formado por 20 turmas com 30 alunos, ou seja, 600 cursistas concluintes a cada 3 meses, sendo 3000 ao final de 17 meses. O produto apresentado pelos alunos, a fim de certificação será um boletim epidemiológico descritivo (tempo, pessoa e lugar), a ser realizado de forma colaborativa em equipe com as informações do território.

     

    Público B: Trilha 2 – profissionais da atenção primária, módulo autoinstrucional  O projeto ofertará a Trilha 2 para profissionais da atenção primária.  Visando estimar a quantidade de profissionais da atenção primária que poderiam compor o Público B do projeto realizamos levantamento com base nos dados  do MS, segregando 13.187 UBS em quatro faixa de municípios por porte de habitantes (<5.000 habitantes; 5.000<>9.999;10.000<>14.999 e 15000<>1.9999) dos 3.594 municípios deste rol representadas nos quadros abaixo por UF: A fim de contemplar a ampliação sugerida na reunião de agosto de 2021, o projeto passou a contemplar a oferta da Trilha 2 para 30 mil profissionais da atenção primária. 


    Equipe

    • BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

      Liderança

      Coordenação do Projeto: Dra Karina Barros Calife


      Equipe

      Analistas EAD: Marina Parrilha Nunes Pereira e Thais Rose Braudacco

      Analista em Help Desk: Higor de Oliveira da Silva

      Analista em Projetos: Talita Rantin Belucci

      Especialista em AVA: Patricia Cristina Cavalari de Oliveira

      Especialista em Projetos: Clélia Neves de Azevedo

      Especialista Pedagógico: Erica Eloize Peroni Ferreira

      Webdesigner: Joao Luiz Gaspar

      Designer Instrucional: Priscilla  Rodrigues Santos


      Colaboração

      Área Técnica

    Indicadores

    2192
    Profissionais
    capacitados

    Conheça outros Projetos_