Resumo

As doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade no Brasil - mais de 230 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2021 – sendo um dos principais fatores os hábitos alimentares. O consumo elevado de alimentos com excesso de calorias, gorduras saturadas, colesterol, sódio e açúcar é uma das principais causas de desenvolvimento de alguns dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, como a obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol e triglicérides elevados.

Nesse contexto, a Cartilha e o Manual da Alimentação Cardioprotetora, desenvolvidos e lançados em 2018 em uma parceria entre Hcor e Ministério da Saúde, apresenta uma proposta de orientação nutricional lúdica, que respeita a cultura alimentar brasileira, e que une as recomendações nutricionais preconizadas pelas diretrizes brasileiras de cardiologia, diabetes, hipertensão e dislipidemias. Esse material foi elaborado pensando na realidade do SUS e voltado para os profissionais de saúde da Atenção Primária, entendendo estes como atores importantes na promoção da alimentação saudável e adequada aos usuários do SUS.

O objetivo do projeto é promover a utilização da estratégia de orientação da Alimentação Cardioprotetora nos diferentes níveis de Atenção à Saúde e revisar/mapear evidências científicas que subsidiem os gestores na tomada de decisão para elaboração de políticas de Alimentação e Nutrição.

Para isto o projeto se desenvolve em quatro metodologias e entregas:

  • Oficinas virtuais para conformação da Rede de Nutricionistas do SUS: dando continuidade à conformação da rede que se iniciou no triênio 2018-2020 com uso da temática da Alimentação Cardioprotetora como tema da capacitação para iniciar a conformação da rede.
  • Estudo de Implementação da Alimentação Cardioprotetora na Atenção Primária em Saúde (APS): estudo de implementação em dois municípios brasileiros (Foz do Iguaçu/PR e Santos/SP) com objetivo de testar uma estratégia de implementação (capacitação versus distribuição de materiais) na adesão dos profissionais à orientação da alimentação cardioprotetora e os resultados de saúde em usuários.
  • Aprimorar e publicar o documento “Síntese de Evidências para Políticas sobre estratégias para redução do consumo de açúcar”.
  • Mapear as evidências científicas sobre estratégias para prevenção e tratamento do excesso de peso seguindo a metodologia dos mapas de evidências.
  • Os principais resultados e benefícios esperados para o projeto são a ampliação da adesão dos profissionais do SUS para a orientação da alimentação cardioprotetora, promovendo a melhora na qualidade da alimentação dos usuários. Também espera-se aumentar o acesso a evidências científicas por gestores com foco no subsídio para a tomada de decisão e elaboração de políticas públicas de saúde.

     


    Introdução

    Além das doenças cardiovasculares serem as principais causas de mortalidade no Brasil, elas geram um custo alto para o Sistema Único de Saúde (SUS), representando importante impacto na saúde pública.

    Atualmente, segundo dados do VIGITEL 2022, mais da metade (55,4%) da população das capitais brasileiras apresenta excesso de peso (sendo 20,3% obesidade), 7,4% diabetes mellitus e 24,5% hipertensão arterial. Esse cenário é preocupante pelos impactos que essas doenças crônicas causam, especialmente em relação às implicações na vida dos indivíduos, mas também quanto aos custos gerados ao sistema de saúde.

    Baseado nos materiais da Alimentação Cardioprotetora, o projeto Manuais da Alimentação Cardioprotetora (MAC) teve seu início com o objetivo de promover a padronização de uma orientação alimentar, considerando as diferenças socioculturais de cada território, , buscando potencializar e facilitar o atingimento das metas estabelecidas no Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das DCNT 2021-2030, que aborda metas nacionais convergentes com as metas definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda busca incorporar e padronizar a orientação alimentar para indivíduos com DCV e seus fatores de risco na prática da equipe multiprofissional da Atenção Primária em Saúde (APS).

    Já as Políticas Informadas por Evidências (PIE) complementam a iniciativa e fazem parte do processo de tradução do conhecimento científico para incorporação e apoio na tomada de decisão pelos gestores. Considerando os inúmeros desafios a serem enfrentados no âmbito da alimentação e nutrição em saúde pública, os produtos de PIE foram incorporados no projeto a partir do triênio de 2018-2020.

    Assim, o objetivo do projeto é promover a utilização da estratégia de orientação da Alimentação Cardioprotetora nos diferentes níveis de Atenção à Saúde e revisar/mapear evidências científicas que subsidiem os gestores na tomada de decisão para elaboração de políticas de Alimentação e Nutrição.


    Métodos

    Para alcançar os objetivos o projeto se realiza pautado em quatro metodologias e entregas:

  • Oficinas virtuais para conformação da Rede de Nutricionistas do SUS: dando continuidade à conformação da rede que se iniciou no triênio 2018-2020 com uso da temática da Alimentação Cardioprotetora como tema para iniciar a conformação da rede, sendo ofertado por estado e envolvendo nutricionistas de todos níveis de atenção.
  • Estudo de Implementação da Alimentação Cardioprotetora (Implementa MAC): estudo de implementação híbrido do tipo II randomizado em cluster, realizado em dois municípios brasileiros (Foz do Iguaçu/PR e Santos/SP) com objetivo de testar uma estratégia de implementação de capacitar profissionais de saúde da APS e acompanhar sua adesão à orientação da alimentação cardioprotetora, bem como os resultados na saúde de usuários atendidos nestes serviços.
  • Aprimorar e publicar o documento “Síntese de Evidências para Políticas (SEP) sobre estratégias para redução do consumo de açúcar”. A SEP é uma metodologia que elenca um problema de saúde prioritário, de acordo com a demanda dos gestores. A partir do problema, são identificadas na literatura opções e estratégias de enfrentamento ao problema, apoiando a tomada de decisão na elaboração de políticas públicas em saúde. O documento desenvolvido no triênio 2018-2020 e atualizado no atual triênio apresenta e discute resultados de 37 revisões sistemáticas, apresentando seis estratégias para redução do consumo de açúcar.
  • Mapear as evidências científicas sobre estratégias para prevenção e tratamento do excesso de peso. O mapa de evidências é uma coleção de informações científicas publicadas que avaliam os efeitos de estratégias, políticas e programas de cuidado em saúde, apresentando-os de forma visual. A evidência é apresentada em estrutura gráfica em lacunas, nas quais é possível identificar o quantitativo de publicações avaliando as estratégias/desfechos sobre um determinado tema.

  • Resultados

    Foram realizadas as 11 oficinas da alimentação cardioprotetora dos estados remanescentes do triênio anterior para o projeto alcançar todos estados brasileiros. Um total de 748 nutricionistas foram capacitados ao longo dessas 11 oficinas, sendo elas:

  • Espírito Santo - 10/02/21
  • Rondônia - 20/10/21
  • Sergipe - 04/11/21
  • Rio Grande do Norte - 19/11/21
  • Rio Grande do Sul - 22/11/21
  • Amazonas - 10/12/21
  • Piauí - 12/05/22
  • Goiás - 09/06/22
  • São Paulo - 29/09/22
  • Alagoas - 27/10/22
  • Minas Gerais - 16/11/22
  • Santa Catarina - 24/11/22
  • - Pelo estudo Implementa MAC foram capacitados 594 profissionais de saúde da APS (328 de Foz do Iguaçu e 266 de Santos). As unidades de saúde dos municípios foram sorteadas em grupos intervenção e grupo controle e somente as unidades do grupo intervenção receberam a capacitação do estudo: metodologia bimodal com cinco módulos (25h de carga horária total: 20h presenciais + 5h em ambiente virtual).

    - A coleta de dados do estudo está em andamento e incluirá profissionais e usuários de saúde. Para profissionais serão convidados todos atuantes na APS, enquanto para usuários a meta são 15 usuários por serviço de saúde.

    - A SEP de estratégias para redução do consumo do açúcar foi aprovada pela equipe técnica da CGAN/MS e está em vias de publicação.

    - Foram publicados dois mapas de evidências sobre estratégias para prevenção e tratamento do excesso de peso e um resumo de achados:

    - Resumo de achados - “Excesso de peso infantil: um mapa de evidências sobre estratégias de prevenção e tratamento”: https://fi-admin.bvsalud.org/document/view/vbp3h

    - Mapa de Evidências sobre Estratégias para Prevenção e Tratamento do Excesso de peso infantil: https://public.tableau.com/app/profile/hcor/viz/MapadeEvidnciassobreEstratgiasparaPrevenoeCuidadodoExcessodePesoInfantil/Histria1#1

    - Mapa de Evidências sobre Estratégias para Prevenção e Tratamento do Excesso de Peso:  https://public.tableau.com/app/profile/hcor/viz/MapadeEvidnciassobreEstratgiasparaPrevenoeTratamentodoExcessodePeso/Histria1

     


    Equipe

    • Hcor

      Liderança

      Comitê diretivo:

      Alexandre Biasi Cavalcanti - Superintendente de Ensino e Pesquisa, Hcor. Lattes | Linkedin 

      Gizelda Monteiro da Silva. Gerente de Ensino, Hcor. Lattes | Linkedin 

      Enilda Maria de Sousa Lara. Coordenadora de projetos, Hcor. Lattes | Linkedin


      Equipe

      Comitê executivo:

      João Gabriel Sanchez Tavares da Silva. Especialista de projetos, Hcor. Lattes | Linkedin

      Fernanda Jafet El Khouri. Especialista de projetos, Hcor. Lattes | Linkedin

      Ângela Cristine Bersch Ferreira. Consultora de pesquisa científica. Lattes | Linkedin


      Colaboração

      Comitê diretivo do estudo Implementa MAC:

      Aline Marcadenti de Oliveira Camila Ragne Torreglosa Jorge Otávio Maia Barreto Dirce Marchioni Ligia Nasi Laranjeira Rachel Helena Vieira Machado João Gabriel Sanchez Tavares da Silva Luís Gustavo de Souza Mota Lucas Ribeiro da Silva Raira Pagano Renato Hideo Nakagawa Santos


      Área Técnica
      Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN) / Departamento de Prevenção ePromoção da Saúde (DEPPROS) / Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) / Ministério da Saúde (MS)

    Indicadores

    68
    Quantidade de profissionais
    envolvidos em pesquisa
    1494
    Quantidade de participantes
    envolvidos na pesquisa
    1492
    Profissionais
    capacitados

    Instituições

    • Santos

      secretaria municipal de saude de santos

    Conheça outros Projetos_