Resumo

Atualmente, o Brasil conta com cerca de 5.570 secretários municipais de saúde, atores estratégicos na construção do SUS. No entanto, a alta rotatividade desses gestores, a dimensão continental do país com suas diversidades regionais (o que significa diferentes características e necessidades em cada localização) e os crescentes desafios com os quais os gestores se deparam diariamente são fatores críticos que demandam um esforço articulado das esferas de gestão a fim de garantir o direito universal à saúde.

Portanto, além da atuação dos estados e da união no apoio técnico e financeiro à implementação das políticas com estratégias de cooperação interfederativa, a construção de espaços de diálogo e aprendizado entre Secretarias Municipais de Saúde se faz necessária para fortalecer a ação dos gestores municipais. É fundamental envolver diferentes atores, como gestores, técnicos ou membros da Rede Colaborativa, na composição de um grupo com diferentes representantes das esferas de gestão do SUS capaz de priorizar e organizar essas ações e projetos, de maneira que os recursos disponíveis, sejam eles financeiros, temporais ou humanos, sejam aproveitados de maneira integrada e não sobreposta.

Buscando atender a essas demandas, os COSEMS afirmam que estratégias como a do Apoio institucional têm se mostrado bastante potentes para contribuir na ampliação do conjunto de ferramentas disponíveis aos gestores no exercício de suas funções, possibilitar a troca de experiências entre os municípios, ampliar o acesso às informações para organização do sistema no âmbito local e regional, colaborar com o fortalecimento do papel representativo e associativo do gestor municipal e, consequentemente, fortalecer as instâncias de pactuação do SUS. O projeto Rede Colaborativa busca atuar na ampliação da capacidade dos gestores para a execução de suas atribuições e no fortalecimento das instâncias de pactuação.


Introdução

Espera-se que a ação da Estratégia de Fortalecimento da Gestão Municipal do SUS possa qualificar o acesso às informações para tomada de decisão, com a utilização dos instrumentos de planejamento, gestão, monitoramento e avaliação para contribuir com a consolidação de um modelo de atenção que tenha a atenção básica como ordenadora do cuidado e coordenadora da rede; auxiliar a efetivação da regionalização; e implementar novas políticas para a continuidade no enfrentamento à pandemia.

Espera-se também que a atuação dos COSEMS, em conjunto à rede de apoio e de atores estratégicos nos territórios favoreça a ampliação da capacidade de gestão de projetos e governança nas instituições e entes envolvidos, refletindo-se na organização da rede de atenção de saúde em cada um dos territórios de atuação do projeto.

O projeto Rede Colaborativa se vincula ao objetivo número 7 do Plano Nacional de Saúde, que visa “aperfeiçoar a gestão do SUS visando a garantia do acesso a bens e serviços de saúde equitativos e de qualidade”, e à Política Nacional de Humanização.


Métodos

O ponto estratégico do projeto está em promover o fortalecimento da gestão municipal de forma reflexiva e planejada, por meio da estratégia do apoio COSEMS em apostas contínuas de Educação Permanente. As equipes de apoiadores dos COSEMS estarão inseridas em atividades que promovam a evolução sucessiva e o desenvolvimento proativo de medidas e estratégias de melhorias e de inovação. 

Ao conjunto de atividades estão contemplados os movimentos educacionais, tais como as reuniões de alinhamento com os Coordenadores de Apoio, as ações de dispersão e apoio no território com gestores e equipes de saúde, e jornadas temáticas, condicionadas à enunciados de impacto no desenvolvimento da gestão municipal, levantados durante o processo de apoio.

A Educação Permanente será o eixo estruturante de intervenções, proporcionando espaços de reflexão da prática com potencial de promover a integração das ações e projetos desenvolvidos nos territórios, com discussões e atividades permeadas de temas de planejamento, monitoramento e avaliação da implementação de políticas públicas.

As principais entregas são um documento de diretrizes metodológicas; consolidação da Estratégia Fortalecimento da Gestão Municipal SUS; desenvolvimento de ações para o incremento na qualidade e execução dos Planos Municipais de Saúde; acompanhamento dos indicadores de saúde municipais e interfederativos e monitoramento e avaliação da estratégia implantada.

Com isso, espera-se garantir a institucionalização do apoio por meio de uma plataforma colaborativa; integração e sinergia de ações e projetos nos territórios; além de mensurar e avaliar o impacto do apoio na gestão municipal.


Equipe

  • BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo

    Liderança

    Diretora Executiva de Pessoas e Experiência do Cliente, Marketing, Sustentabilidade, e Impacto Social (ESG): Maria Alice Rocha

    Gerente Executivo: Dante Dianezi Gambardella

    Coordenadora de Projeto: Cinthia Costa


    Equipe

    Analistas de Projeto: Aline Fajardo e Cilene Silva Fernandes

    Consultoras: Denise Rinehart, Luana Carla Tironi de Freitas Giacometti e Marcia Cristina da Cruz Mecone


    Colaboração

    CONASEMS - Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde - Viviane Betanin de Lima

    COSEMS - Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (todos os estados da Federação)


    Área Técnica

    DGIP/SE/MS - Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa/Secretaria Executiva - Dulce Fátima Cerutti e Giselle de Sousa Cruz

  • Hospital Alemão Oswaldo Cruz

    Liderança

    Diretora Executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Ana Paula Neves Marques de Pinho

    Gerente de Projetos: Wilma Madeira da Silva

    Coordenador de Projeto: Ernesto Salles Watanabe


    Equipe

    Analistas de Projeto: Paula Etlinger e Tassia Toffoli Nunes

    Assistente Administrativo: Luís Fernando de Oliveira

    Consultores: Frederica Padilha, Guilherme Pupo, Luciana Soares de Barros, Marcos da Silveira Franco, Marcelo Machado de Carvalho, Melissa Sproesser Alonso.


    Colaboração

    CONASEMS - Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde - Viviane Betanin de Lima

    COSEMS - Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (todos os estados da Federação)


    Área Técnica

    DGIP/SE/MS - Departamento de Gestão Interfederativa e Participativa/Secretaria Executiva - Dulce Fátima Cerutti e Giselle de Sousa Cruz


Indicadores

2079
Quantidade de profissionais
envolvidos em atividades de gestão
4
Quantidade de profissionais
envolvidos em pesquisa
282
Quantidade de participantes
envolvidos na pesquisa
157
Profissionais
capacitados

Instituições

  • Porto Alegre

    hospital beneficencia portuguesa
  • São Paulo

    hospital alemão oswaldo cruz dgits/sctie/ms
    hospital alemao oswlado cruz

Conheça outros Projetos_