O Hcor é referência tanto no cuidado clínico de pacientes com doenças cardiovasculares como na cirurgia cardíaca. Para isso, mantém uma linha de trabalho baseada em protocolos de atendimento nos quais o paciente é visto de forma holística - considerando não apenas os sintomas físicos que ele apresenta, mas também sua saúde mental, emocional e social - o que promove assistência quando ele está no hospital e após receber alta.
A parceria do Hcor com o Ministério da Saúde, via PROADI-SUS, trouxe novas oportunidades de qualificar o trabalhador que atua na saúde pública. Nos últimos três triênios, o hospital esteve à frente de projetos com foco na Residência em Saúde envolvendo diferentes áreas profissionais, de modo a constituir um plano interdisciplinar e interprofissional.
Nesse contexto, o Hcor dará continuidade a formação “padrão ouro” de especialitas para atuação no Sistema Único de Saúde, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, na área de Atenção Cardiovascular. O projeto neste triênio (2024-26) terá seu escopo ampliado, através da oferta de um Programa de Estágio sobre o contexto das residências em saúde.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem anualmente de doenças cardiovasculares, e as doenças coronarianas e os acidentes vasculares cerebrais (AVCs) são responsáveis por uma grande parte destas mortes. No Brasil, em 2022, elas representaram cerca de 25,80% dos óbitos, especialmente em áreas urbanas, onde há uma alta prevalência em pessoas com mais de 40 anos.
Estes dados destacam a necessidade de ampliar os modelos de cuidados de saúde, focando na prevenção e na formulação de políticas de saúde para enfrentar esse problema. A abordagem integral e humanizada da atenção à saúde deve incluir promoção, prevenção, tratamento e reabilitação.
O projeto "Residência Multiprofissional em Cardiologia" no triênio atual propõem a continuidade da oferta de 15 vagas, sendo três para cada núcleo profissional (enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia), tendo como objetivo formar especialistas em atenção cardiovascular, por meio do treinamento em serviço com uma abordagem humanista e crítico-reflexiva, orientada para as necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
A RMAC é um curso de Pós-graduação Lato Sensu na modalidade Residência, com duração de 24 meses (02 anos) em regime de dedicação exclusiva. A carga total é de 5.760 horas, sendo 80% (4.608hs) para atividades práticas e 20% (1.152hs) destinadas para a formação teórica e teórico-prática, com carga horária semanal de 60 horas.
O Hcor, até 2024, já formou quatro turmas, com um total de 56 especialistas, egressos do Programa de Residência Multiprofissional em Cardiologia.
Programa de Estágios optativos no contexto das residências em Saúde
O Programa de estágios optativos é uma nova entrega do projeto no atual triênio. Ele terá abrangência nacional e será direcionado para os residentes da área médica e das áreas profissionais da saúde, cuja origem sejam Instituições Públicas e provenientes de programas de concentração/especialidade afins da cardiologia.
O Hcor irá disponibilizar diferentes campos de estágio para residentes a partir do 2º ano do programa, por um perído de 30 dias, onde todo o custo de deslocamento, permanência e alimentação serão custeados pelo projeto.
Ao longo do triênio, o programa de estágio ofertará 58 vagas, e desta forma o Hcor como instituição de excelência e expertise consolidada em Cardiologia, poderá contribuir para a formação de residentes de outros programas num âmbito nacional, que visa fortalecer o Sistema Único de Saúde.
Turma 2022-2024
Turma 2024-2026
Gizelda Monteiro da Silva (Consultora de Ensino) - Hcor
Stefanie Dechen (Líder do projeto) - Hcor
Ministério da Saúde - MS
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES
Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde – DEGTS