Resumo

A implementação das políticas públicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) tem o compromisso do Hospital Sírio-Libanês que, pela sua vocação para Ensino e Pesquisa, contribui para o processo de expansão e qualificação da formação de profissionais na saúde. Essa formação, na modalidade Residência, orientada pelas necessidades do SUS, investe na qualificação destes profissionais para um cuidado integral, humanizado, orientado às necessidades das pessoas, famílias e comunidade.

Esta iniciativa tem aprofundado a produção de conhecimento e a elaboração de programas educacionais voltados à capacitação nas áreas de saúde, gestão e educação na saúde. Por meio do PROADI-SUS, o projeto contribui para a capacitação de profissionais da saúde em estreita relação às áreas estratégicas identificadas pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) bem como alinhado ao Plano Nacional de Fortalecimento das Residências do Ministério da Saúde, utilizando metodologias para a construção de programas em áreas básicas, profissionais, bem como em especialidades médicas com carência no cenário atual.

Ainda, as novas entregas incluídas no plano de trabalho apresentam potencialidade para compartilhar a excelência dos programas e a expertise do HSL com áreas do país cuja formação profissional poderia se beneficiar da troca de experiências e da oportunidade de construção conjunta de planos de ação para mitigar as fragilidades nos programas de residência. Além disso, as ações demonstram sua potencialidade em impactar as realidades da Residência em localidades mais interiorizadas, por meio da utilização de cursos à distância com tutoria síncrona e produto aplicado.

O apoio a idealizadores de novos programas de Residência ou à programas em modalidade exigência/diligência contribuem para discussão de melhorias na sua estrutura bem como apoia as Comissões de Residência. A questão das vistorias, um grande desafio para instituições públicas e privadas, é essencial para a manutenção e garantia da qualidade dos Programas de Residência e está contemplada nesta iniciativa. Ainda, o grande desafio de sensibilizar os profissionais (durante a residência) sobre a importância de conhecer e atuar no SUS, seus princípios universais e suas diferentes modelagens compõem o cerne das ações do projeto.

Ao viabilizar estágios para atendimento de população vulnerável, tais como população em situação de rua e população ribeirinha, acreditamos que possa haver maior sensibilização destes profissionais, que por vezes nunca tiveram esta vivência, trazendo diversidade à sua formação e dando visibilidade para estas populações que tanto necessitam de atendimento à saúde de qualidade.

 


Introdução

Em resposta à demanda do MS, o projeto visa a formação de Recursos Humanos em Saúde no Brasil, a atenção integral à formação de profissionais de saúde de excelência, contribuindo para o processo de expansão e qualificação da força de trabalho em saúde especializada no país. Orientada pelas necessidades do SUS, esta modalidade de formação por residência médica e residência em área profissional de saúde, busca do aprimoramento dos modelos de atenção e de formação, no sentido da ampliação do acesso e da integralidade do cuidado em redes de atenção à saúde. É considerada padrão ouro na qualificação de profissionais de saúde para um cuidado integral, humanizado, orientado às necessidades das pessoas, famílias e comunidade.

As ações ampliadas que foram incluídas neste plano de trabalho apoiam, desde a concepção de programas, até a formação com excelência e consequente melhoria da assistência à população. As entregas estão alinhadas aos 3 eixos do Plano Nacional de Fortalecimento das Residências e seguem as determinações da Comissão Nacional de Residência Médica, Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde e Ministério da Educação e Cultura, além de atores locorregionais, tais como as Comissões Estaduais de Residência Médica e as sociedades de especialidade. Os programas de residência oferecidos pelo Sírio-Libanês vêm contribuindo para a política de formar profissionais médicos e de outras profissões para o SUS, com resultados expressivos ao longo do tempo. 

No contexto atual da saúde no Brasil, o SUS é ordenador da formação profissional e a possibilidade de ofertar profissionais com maiores vivências, experiências e bagagem técnico-científica ao mercado público e suplementar favorecerá o cuidado à saúde das pessoas e comunidades. Como o HSL, por meio do PROADI-SUS, possui a expertise em formar profissionais de excelência, com grande capacidade de trabalhar com qualidade, segurança e alta adaptabilidade às condições de trabalho, além de profundo respeito aos pacientes e princípios éticos, desenvolve este projeto que favorece mudança de cultura no mercado profissional, beneficiando a sociedade em geral. Essa expertise, consolidada na organização do Projeto Residências também pode facilitar a melhoria dos programas nacionalmente, além de promover a aproximação dos residentes e preceptores de outras experiências ligadas a políticas para o cuidado das populações vulneráveis.

 


Métodos

O projeto possui dez entregas ligadas à capacitação, com diferentes modelagens de acordo com o produto esperado. Para as iniciativas educacionais e de apoio incluídas nesta proposta, é utilizada a estratégia da educação e tutoria à distância, apoiadas pela tecnologia digital com atividades síncronas e assíncronas, a favor do encurtamento de distâncias. A diversidade de estratégias educacionais, informação e conhecimento favorecem uma mudança de realidade, utilizando os princípios como a andragogia, aprendizagem significativa e transmídia. 

Os participantes são selecionados mediante editais nacionais públicos. O projeto abrange todo o território nacional, disponibilizando vagas pactuadas com o MS. As entregas que envolvem formação presencial, como os programas de residência, estágios ou capacitação específica respeitam regras e fluxos específicos, seguindo os mesmos princípios pedagógicos acima.

Neste triênio (2021-2023), foram definidas 10 entregas, alinhadas ao Plano Nacional de Fortalecimento das Residências:

  • Entrega 1 - Aprimoramento do Cientificismo e Produção Científica nos programas de residência;
  • Entrega 2 - Fortalecimento da Construção de Novos Programas de Residência em Saúde;
  • Entrega 3 - Diagnóstico situacional e intervenções em Programas de Residência em Saúde em diligência;
  • Entrega 4 - Fortalecimento da formação de residentes na Gestão de Serviços de Saúde;
  • Entrega 5 - Formação dos médicos e profissionais da saúde de excelência, conforme a duração de cada programa de residência (um, dois, três ou quatro anos);
  • Entrega 6 - Educação Permanente e Capacitação de Corpo Docente;
  • Entrega 7 - Priorização de estágios no HSL para residentes de Hospitais Públicos;
  • Entrega 8 - Estágio para residentes e preceptores do país no Atendimento às populações vulneráveis (População Ribeirinha, Refugiados e Pessoas em Situação de Rua);
  • Entrega 9 - Desenvolvimento de Recomendações para o Bem-Estar e Saúde Mental na Residência;
  • Entrega 10 - Capacitação presencial em Ultrassom em Sala de Urgência/Emergência.

  • Resultados

    O HSL forma profissionais de excelência, com grande capacidade de trabalhar qualidade, segurança e se adaptarem às condições de trabalho, além de profundo respeito aos pacientes e princípios éticos, o que favorece mudança de cultura no mercado profissional, beneficiando a sociedade em geral. As novas entregas incluídas no plano de trabalho a partir deste triênio, apresentam potencialidade para compartilhar a excelência dos programas e a expertise do HSL com áreas do país cuja formação profissional poderia se beneficiar da troca de experiências e da oportunidade de construção conjunta de planos de ação para mitigar as fragilidades. A disponibilização de estágios na instituição contribuiu para a formação de 228 residentes de instituições públicas do país (em 2021), oportunizando troca de conhecimentos com a equipe do Corpo Clínico e Assistencial do HSL.

    A iniciativa in company de Capacitação em Ultrassom em sala de Emergência e Urgência possibilitou a formação em ato de residentes e preceptores que atuam nessas áreas, utilizando-se da infraestrutura que o Equipamento de Saúde, valorizando o ensino em serviço na sua realidade. Considerando que o SUS é ordenador da formação de recursos humanos em saúde, o Projeto Residências mantém o seu primor na formação de especialistas, sendo possível através do apoio do Ministério da Saúde, que investe incessantemente em ações de formação profissional na área.

    Ainda, em consonância com o MEC e MS que participam da regulação das profissões no mercado e impõem esforços a fim de direcionar a formação destes profissionais para as especialidades consideradas estratégicas para saúde no país, o HSL estimula e possibilita a participação de profissionais de todo o país em seus Programas de Residência Médica e em Área Profissional de Saúde.

    O número de programas oferecidos tem sido ampliado – 37 programas e, de 2015 a 2021, foram disponibilizadas 1.198 vagas com programas de 1, 2 e 3 e 4 anos. Dos residentes matriculados em 2021, 20,5% são provenientes de estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste o que reflete também as ações de interiorização do conhecimento.

     


    Equipe

    • Hospital Sírio-Libanês

      Liderança

      Rodrigo Wilson de Souza - Gerente de Projetos PM Portfólio Ensino Hospital Sírio-Libanês 

      Vânia Rodrigues Bezerra - Diretora de Responsabilidade Social Hospital Sírio-Libanês 

      Luiz Fernando Lima Reis - Diretor de Ensino e Pesquisa Hospital Sírio-Libanês 

      Andréa Yamaguchi Kurashima - Especialista do Projeto Residências Hospital Sírio-Libanês 

      Camila Rose Guadalupe Barcelos - Especialista do Projeto Residências Hospital Sírio-Libanês

      Eduardo Cervi Canesso - Analista de Projetos

      Jocelene Batista Pereira - Especialista do Projeto Residências Hospital Sírio-Libanês

      Cláudia Marquez Simões - Coordenadora COREME Hospital Sírio-Libanês

      Paula Caparroz Lúcio - Coordenadora COREMU Hospital Sírio-Libanês


      Equipe

      Andréa Yamaguchi Kurashima - Especialista PO

      Camila Rose Guadalupe Barcelos - Especialista PO

      Eduardo Cervi Canesso - Analista de Projetos

      Lorena Ferreira Milanelli - Assistente Administrativo

      Leyla Chadi - Assistente Administrativo

      Guilherme De Freitas Da Conceicao Santos - Assistente Administrativo

      Mariana Alves dos Santos - Assistente Administrativo

      Rita de Cassia Souza Penetta - Assistente Administrativo

      Gustavo Moreno de Menezes – Especialista de Projetos

      Rachel Riera - Docente Especialista

      Paulo Fernando Constâncio de Souza - Docente Especialista

      Luiz Koiti Kimura - Docente Especialista

      Jocelene Batista Pereira - Docente Especialista

      Alisson Fonseca Verissimo - Docente Especialista

      Regis Otaviano Franca Bezerra - Docente Especialista

      Ubenício Silveira Dias Junior - Docente Especialista

      Cláudia Marquez Simões - Docente Especialista

      Paula Caparroz Lúcio - Docente Especialista

      Preceptores Médicos

      Tutores de Área Profissional

      Docentes das Disciplinas transversais e de Educação Permanente


      Colaboração

      CEREM-SP

      Secretaria Estadual de Saúde São Paulo e seus equipamentos de saúde

      Secretaria Municipal de Saúde São Paulo e seus equipamentos de saúde


      Área Técnica

      Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)

      Departamento de Gestão do Trabalho em Saúde (DEGTS)

      Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de saúde (DEPREPS)

      Coordenação de Projetos de Cooperação Nacional (CPCN)

      Coordenação Geral de programas e Projetos de Cooperação (CGPC)

      Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento (DESID)

      Secretaria Executiva (SE)

      Ministério da Saúde (MS)


    Indicadores

    95
    Quantidade de profissionais
    envolvidos em atividades de gestão
    3364
    Profissionais
    capacitados

    Instituições

    • São Paulo

      a c camargo cancer center
      hosp do serv pub est fco morato de oliveira sao paulo
      hospital geral de vila penteado dr jose pangella sao paulo
    • Botucatu

      hospital das clinicas da faculdade de medicina de botucatu
    • Vila Velha

      hospital antonio bezerra de farias
    • Salvador

      hospital municipal de salvador hms
    • Campinas

      hosp mun dr carmino caricchio
    • Sorocaba

      hospital regional de sorocaba
    • Tucuruí

      hospital regional de tucurui
    • São José

      hospital regional de sao jose drhomero miranda gomes
    • Paragominas

      hospital regional publico do leste do para
    • Almeirim

      sepaco
    • Rio de Janeiro

      iff fiocruz
    • Marília

      santa casa de marilia
    • Ponta Grossa

      santa casa de misericordia de ponta grossa
    • São José do Rio Preto

      secretaria municipal de saude
    • Belém

      sesma

    Conheça outros Projetos_